Comprando trigo-sarraceno na loja e comendo mingau de trigo sarraceno, nem sequer pensamos na questão de como essa planta cresce e em que estágios o trigo mourisco passa antes de chegar às prateleiras das lojas. Vamos considerar em detalhes o que é o trigo mourisco, como é cultivado e qual a importância de cada etapa no cultivo do trigo mourisco.
- Características biológicas do trigo mourisco
- Solo: tratamento e fertilizante
- Bons e maus precursores de trigo sarraceno
- Preparação de sementes
- Termos de semeadura
- Sementeira de trigo sarraceno: regime, taxa de semente e profundidade da semente
- Cuidar de colheitas de trigo mourisco
- Colheita
- Processamento e armazenamento de trigo mourisco
Características biológicas do trigo mourisco
A planta de trigo mourisco pertence ao gênero Fagopyrum Mill. O gênero do trigo mourisco inclui mais de 15 espécies pertencentes à família do trigo mourisco. Uma espécie tem o nome de sementeira de trigo sarraceno. Esta erva é uma cultura de cereais. A pátria do trigo mourisco é o norte da Índia e o Nepal. Lá é chamado arroz preto. Introduzido na cultura há mais de 5 mil anos. De acordo com uma versão, o trigo mourisco veio para a Europa durante a invasão tártaro-mongol. Entre os povos eslavos encontrou o nome trigo mourisco como resultado de suprimentos de Bizâncio no século VII.
Trigo mourisco refere-se a plantas anuais e tem uma descrição simples.
Sistema radicular consiste de uma raiz de hastes com longos processos laterais. É pouco desenvolvido em comparação com outras plantas de campo. A função da parte superior das raízes da planta é a assimilação de nutrientes do solo, menor é o suprimento de água da planta. O sistema radicular se desenvolve ao longo do período de crescimento.
Trigo-sarraceno ramificada, oca, curva em nós, 0,5-1 m de altura, 2-8 mm de espessura, verde no lado sombreado e vermelho-marrom no lado ensolarado. Os pedúnculos são macios, finos, facilmente danificados pela geada e são os primeiros a sofrer com a seca.
Flores coletam-se em inflorescências da cor rosa branca ou pálida. Aparece em julho, tem um cheiro específico e atrai abelhas.
Folhas diferente: cotilédone, séssil, peciolado. A fruta é principalmente triédrica. Dependendo da natureza das costelas e facetas do feto, formas aladas, sem asas e intermediárias são distinguidas. A cor do feto é preta, marrom e prateada. O tamanho da fruta depende do tipo de trigo e das condições de cultivo. A fruta é coberta com uma casca densa, que é facilmente separada.
Solo: tratamento e fertilizante
A produtividade da produção de trigo mourisco depende do clima e do solo. Os maiores rendimentos são observados na floresta-estepe e Polesie. A planta pode crescer em diferentes solos, mas para obter eficiência é necessário saber que o trigo mourisco prefere solos que são rapidamente aquecidos e suficientemente saturados com oxigênio e nutrientes com uma reação fracamente ácida ou neutra (pH 5,5-7). Em solos fortemente entupidos propensos a nadar, a produtividade do cultivo será mínima.
O sistema para tratar o solo do trigo mourisco pode ser diferente. A profundidade do cultivo do solo e a época de seu processamento dependem das condições climáticas e da cultura do predecessor. Como o trigo mourisco se refere à cultura do tempo de semeadura tardia, a principal tarefa durante o cultivo do solo é a retenção máxima de umidade, a provocação de sementes de ervas daninhas à germinação no período pré-semente, a criação de uma estrutura de solo favorável e seu alinhamento.
A correta aplicação do fertilizante ao solo é favorável para aumentar a produtividade da cultura trigo mourisco. Para formar 1 centner de grãos, a planta consome 3-5 kg de nitrogênio, 2-4 kg de fósforo e 5-6 kg de potássio do solo. Portanto, o sistema fertilizante das plantas deve basear-se em um método equilibrado baseado em estudos do solo.Isso deve levar em conta a necessidade de nutrientes para uma determinada planta e o consumo desses elementos pela colheita futura. É necessário saber que os fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados às culturas de cereais durante a lavoura no outono ou quando as sementes são plantadas, as culturas de nitrogênio na primavera durante o cultivo ou como fertilizante.
O período mais favorável para a introdução de fertilizantes nitrogenados para o trigo mourisco é o período de brotação. O nitrogênio mineral melhora a qualidade dos grãos: aumenta sua massa, melhora a composição química e reduz a plasticidade. A norma do nitrato de amônio por uma alimentação é de 60 a 80 kg / ha. Deve observar-se que para os solos de chernozem e castanha este método no cultivo do trigo mourisco não tem aplicação prática na tecnologia do cultivo. Nas regiões do norte, todos os tipos de fertilizantes minerais podem ser introduzidos durante o cultivo da primavera e fertilizantes granulares complexos - durante a semeadura.
Bons e maus precursores de trigo sarraceno
Para alcançar um alto rendimento de trigo sarraceno, é necessário levar em conta o seu lugar na rotação de culturas. Muitos anos de experiência e pesquisa de cientistas confirmam que Os melhores antecessores do trigo sarraceno são as culturas de inverno, feijão e cultivos cultivados. Não é recomendável plantá-lo após culturas de grãos, pois há uma alta contaminação do solo com ervas daninhas, o que afeta negativamente o rendimento. Depois do trevo, o rendimento do trigo mourisco aumenta 41%, depois das ervilhas - de 29%, das batatas 25%, do centeio de inverno - de 15% e da cevada, 16% de aveia - 21%.
É bom semear trigo-sarraceno depois de uma colheita em linha: beterraba sacarina, milho para ensilagem, batatas, vegetais. Depois do inverno, o trigo mourisco também cresce bem. Utiliza fertilizantes orgânicos e minerais introduzidos sob a cultura anterior. Para melhorar o rendimento do trigo mourisco como fertilizante alternativo, utiliza-se o corte de palha e a sua incorporação no solo de culturas de grãos anteriores.Como bons antecessores do trigo-sarraceno, são usadas leguminosas de variedades tardias: ervilhaca, uma camada de gramíneas perenes, soja.
O trigo mourisco é uma cultura fitossanitária. Se depois de semear grãos de milho, o dano à sua podridão radicular diminuirá de 2 a 4 vezes em comparação com o rendimento após os predecessores de grãos. Devido à estrutura de suas raízes, o trigo mourisco reduz a densidade do solo. Isso afeta positivamente o crescimento das culturas semeadas depois.
Preparação de sementes
A escolha correta da variedade vegetal e a preparação das sementes para semeadura aumentam significativamente o rendimento das culturas.
trigo mourisco processamento para semear as sementes são desinfectados-los de doenças e melhora a germinação ocorre 1-2 semanas antes do plantio. Como formador de filme, soluções de cola aquosa são usadas. Os fármacos são adicionados "Fenoram" "Vitatiuram" "Roxy" "fundazol" de acordo com as instruções e gravada por molhar as sementes ou suspensão aquosa. Pragas e doenças do trigo mourisco, tais como mofo cinzento, falso mofo, etc, tratamento de sementes não deixa chance. Isso afeta significativamente o crescimento dos rendimentos.
Termos de semeadura
Semeando trigo mourisco necessário assim que o solo se aquece até uma profundidade de 10 cm a 10-12 ° C e geadas da Primavera de ameaças realizadas. época de semeadura precoce promover a germinação amigável de sementes, o uso de reservas de umidade do solo brotos e maturação precoce da safra. Isso, por sua vez, irá melhorar as condições para a sua colheita. Em média, semear culturas de cereais na estepe é necessário na segunda - terceira década de abril, zona de floresta-estepe - na primeira quinzena de maio, em Polesie - o segundo - terceira década de maio.
Sementeira de trigo sarraceno: regime, taxa de semente e profundidade da semente
Quanto mais rápido os rebentos se desenvolvem, mais contribui para a supressão de ervas daninhas e aumenta significativamente o rendimento. A preparação do solo para o plantio de trigo mourisco consiste em cultivo básico e de presa. É realizado levando-se em conta as culturas anteriores, a composição do solo, o grau de umedecimento do solo e a infestação de ervas daninhas. Excelentes resultados no desenvolvimento do trigo mourisco no período inicial de crescimento mostraram uma aragem do solo, bem como o cultivo com o rolamento de um rolo liso.
Antes de semear trigo mourisco, é necessário escolher o esquema da semeadura de semente: ordinários, estreitos e largos. O método de amplo amadurecimento é usado para semear variedades de maturação tardia e média em solos altamente férteis. Neste caso, um papel importante desempenha-se pelo cuidado oportuno de fábricas. O método comum é usado em solos com baixa fertilidade, em solos leves e não salinos,quando semear variedades precoces. Como a planta está adaptada à ramificação, ela deve ser semeada com parcimônia e uniformidade.
A taxa de sementeira de trigo sarraceno depende de muitos fatores: cultura da agricultura na região, características climáticas. Com o método de linha larga, o consumo ideal de sementes de trigo-sarraceno é de 2-2,5 milhões de unidades. / ha, com o comum - 3,5-4 milhões de unidades. / ha. Com cultivos espessados, as plantas se tornam magras, têm baixo teor de grãos e as lavouras tendem a se alojar. As culturas precipitadas também afetam adversamente o rendimento do trigo mourisco. Portanto, a taxa de semeadura deve ser calculada com base nos fatores: o esquema de semeadura, a umidade do solo, o tipo de solo, as características das sementes.
Em uma sementeira ordinária a norma deve estar em 30-50% em cima, do que em shirokorjadnom. No período de seca, a norma deve ser reduzida e, no período úmido, aumentada. Em solos férteis, a tarifa deve abaixar-se, e em infértil - aumentada. Quando semear as sementes com aumento da taxa de germinação reduzida em 25-30%.
A profundidade da semeadura é importante. As mudas da planta têm raízes fracas, por isso é difícil para elas romper o solo e suportar os cotilédones com as cascas das frutas.Portanto, para que os brotos do trigo mourisco sejam amigáveis e amadureçam uniformemente, é necessário semear as sementes em um solo úmido na mesma profundidade. Em solos pesados a uma profundidade de 4-5 cm, em solos cultivados - 5-6 cm, com uma camada superior seca - 8-10 cm Segundo os cientistas, A selagem profunda de sementes de trigo mourisco melhora o desenvolvimento das plantas e afeta positivamente o número de inflorescências e grãos.
Cuidar de colheitas de trigo mourisco
Para o desenvolvimento de boas mudas, é importante reter umidade no solo. Um efeito particularmente grande nisso é o empacotamento de culturas. O controle de ervas daninhas é melhor feito mecanicamente. Antes da emergência, é necessário cultivar as colheitas. Para melhorar o crescimento e desenvolvimento das plantas, é necessário garantir o afrouxamento das linhas em tempo hábil. Melhorando o regime de água e ar do solo, o segundo processamento linha a linha é realizado durante a fase de brotação. Combina-se com o enfeite superior de fábricas.
Cuidados para as culturas inclui combater as ervas daninhas e doenças do trigo mourisco. Métodos biológicos de combate incluem a criação de insetos, fungos, bactérias que não podem afetar os brotos e afetam os obstáculos. É também necessário aumentar a competitividade do trigo mourisco, criando condições favoráveis ao seu crescimento. Os métodos químicos de luta devem ser usados somente quando outras formas de salvar não puderem ser salvas. Herbicidas são usados como substâncias químicas. Deve ser entendido que existe um limiar económico de nocividade. O nível de ervas daninhas deve ser tal que o uso de herbicidas seja custo-efetivo.
Importância importante no sistema de cuidado para colheitas de trigo mourisco é a entrega de abelhas ao campo quando florescer de trigo mourisco. O trigo-sarraceno de mel é polinizado por abelhas por 80-95%, portanto é necessário que um ou dois dias antes da floração perto dos campos coloquem colméias na proporção de 2-3 famílias de abelhas por 1 hectare.
Colheita
Quando as plantas amadurecem entre 75 e 80%, elas começam a colher trigo-sarraceno. Realiza-se durante 4-5 dias. A altura de corte das plantas deve ser de 15 a 20 cm. A principal maneira de colher trigo mourisco é separada. Neste caso, a massa inclinada seca 3-5 dias, é facilmente debulhada.As vantagens deste método são uma redução significativa nas perdas de rendimento, no amadurecimento dos frutos verdes, na melhoria da qualidade dos grãos e na ausência de secagem adicional de grãos e palha. Este método aumenta a qualidade tecnológica e de semeadura do grão e melhora sua segurança.
Se a safra é um método de colheita eficiente, desbastado, de baixa granulação, desintegrado e eficiente, combinar diretamente. Neste caso, o grão tem uma alta umidade, é mal separado das ervas daninhas.
Processamento e armazenamento de trigo mourisco
Com a colheita combinada, a colheita é limpa com a ajuda de máquinas de limpeza de grãos e seca imediatamente após a colheita. O atraso na limpeza causará o aquecimento do grão. A limpeza de grãos é realizada em três etapas: preliminar, primária, secundária. É realizado em máquinas de vários tipos.
Alta conservação de grãos é fornecida por secagem a uma umidade de 15%. O grão para as culturas é armazenado em local seco em sacos de tecido. Cada lote é empilhado separadamente em um palete de madeira. A altura da pilha não deve exceder 8 sacos de altura e 2,5 m de largura. Quando armazenado a granel, sua altura deve ser de até 2,5 m.
Sementes de trigo sarraceno, destinadas ao consumo, são transportadas para processamento em leiterias especiais. O grão é limpo lá, seu processamento hidrotérmico, fracionamento, descascamento, separação dos produtos finais. Sem o uso de processamento hidrotérmico de grãos, alcatra branca é obtida. Tendo considerado em detalhes como plantar e cultivar trigo-sarraceno, pode-se dizer afirmativamente que se refere àquelas culturas que não toleram violações da disciplina tecnológica. Todas as fases do cultivo de trigo mourisco são equivalentes. Portanto, para obter altos rendimentos É necessário observar todo o complexo agro-técnico.