As regras para plantar e cuidar de macieiras coloniais na Sibéria

Pin
Send
Share
Send

Entre as várias variedades de macieiras, as espécies em forma de coluna destacam-se como uma atração e beleza especiais. Além disso, essas árvores trazem uma rica colheita, e como a variedade varietal de macieiras é grande o suficiente, eles facilmente agradarão os residentes de verão não apenas deliciosos (o sabor das diferentes variedades pode diferir), mas também com lindas frutas coloridas. Todas as macieiras em forma de coluna (não importa se você escolheu mudas para o cinturão do meio ou para a Sibéria) têm um tronco vertical, em torno do qual, no outono, formações de frutas polvilhadas com frutas coloridas. Neste artigo, prestaremos atenção às variedades de macieiras que são coloniais, projetadas especificamente para o cultivo na Sibéria, uma vez que o clima nessa área difere significativamente de outras regiões e, portanto, as plantas crescem de forma incomum.

  • Macieiras em forma de cólon: variedades para a Sibéria
  • Características do plantio de macieiras coloniais na Sibéria
    • Seleção de mudas para plantio
    • Escolhendo um lugar no jardim da Sibéria
    • Como plantar uma macieira em forma de coluna na Sibéria: tecnologia e esquema de plantio
  • As regras de cuidado para as macieiras coloniais na Sibéria
    • Como regar plantas frutíferas
    • Cobertura de macieiras colunares
    • Características da poda de macieiras em forma de coluna na Sibéria
  • Principais pragas e doenças de macieiras coloniais
  • Como proteger a macieira das geadas

Macieiras em forma de cólon: variedades para a Sibéria

Todos os tipos de macieiras colunares distinguem-se por uma alta taxa de fertilidade precoce. Alguns deles podem florescer já no primeiro ano após o plantio (por exemplo, "Malyukha", "Iksha", "Barguzin", etc.).

Importante! No primeiro ano após o plantio, não é aconselhável deixar a cultura, pois se a árvore dá toda a sua força para a formação das frutas agora, no próximo ano você não pode esperar pela colheita. A frutificação ativa de macieiras coloniais não excede oito anos.
Também deve ser notado que a maioria das variedades são variedades de cultura de médio prazo, que começam a dar frutos apenas em 3-4 anos após o desembarque em um local de crescimento permanente. Nos graus de maturação tardia, os frutos são formados apenas pelo 6º ano após o plantio. Quanto às macieiras coloniais cultivadas na Sibéria, o número de suas variedades aumenta a cada ano. A vida útil média das plantas com fases de frutificação ativa geralmente não excede 12 anos, e Para as melhores notas com altos parâmetros de resistência do inverno, é necessário transportar tais"Senador, Ostankino, Vasyugan, Presidente, Triunfo, Arbat, Moeda, Diálogo, Medoc, Gene, Chervonets, Renet Mazherov "," Iksha "," Elite "e outros. Um aumento do nível de resistência do inverno das variedades listadas é distinguido por "Iksha" (até -40 ° C), "Vasyugan", "Presidente".

Características do plantio de macieiras coloniais na Sibéria

Como o clima em regiões tão duras é difícil de se chamar habitual para a maioria dos territórios do país, o cultivo de árvores frutíferas para a Sibéria é uma questão delicada e requer o cumprimento de certas regras de plantio e cuidado.

Seleção de mudas para plantio

O primeiro passo para o cultivo bem-sucedido de macieiras em forma de cólon na Sibéria é a seleção de mudas boas e viáveis ​​(com mais de um ano de idade).

Será melhor se você for para o plantio de materiais no centro de jardinagem ou viveiro, pois ao comprar mudas no mercado ou em outros lugares há uma séria chance de comprar variedades de verão em vez de outono.

Além disso, você pode vender uma cópia de baixa qualidade ou, em geral, outra cultura.

Para não se enganar na sua escolha e obter realmente boas mudas da macieira colunar, recomendamos que você siga as seguintes regras:

  • Compre somente o material de plantio no qual exista uma etiqueta com a idade e variedade de plantas especificadas (adicionalmente, você pode pedir ao vendedor uma confirmação por escrito do zoneamento da muda, o período de sua frutificação, o nível de resistência do inverno, resistência a doenças e pragas etc.).
  • Preste atenção ao tipo de sistema radicular (aberto ou fechado). Ao comprar mudas diretamente no viveiro, dê preferência a um melhor sistema radicular fechado. Tal material de plantio tem uma vida útil mais longa antes do desembarque no solo, e uma alta porcentagem de sobrevivência quando colocado em um local de crescimento permanente. Também preste atenção ao próprio recipiente: você precisa determinar se a muda cresceu desde o início ou se foi transplantada para o recipiente antes de vendê-lo. Neste último caso, a macieira será facilmente removida do contêiner e, com grande probabilidade, não será capaz de se estabelecer em um novo local.
  • Se você veio para as mudas no viveiro, peça-lhes para cavar a planta selecionada para você, examinando-a cuidadosamente. A plântula da macieira colunar não deve ter nenhum dano mecânico à raiz ou à casca, caso contrário, o plantio e o subsequente cuidado com a planta não trarão o resultado esperado, não importa se você está na Sibéria ou em uma região mais ao sul.
  • Se a planta tiver uma inoculação, examine-a cuidadosamente (a fragilidade do estoque e do rebento pode causar danos à articulação). Atenção especial merece um porta-enxerto.
  • Se a aparência da muda for perceptível, ela foi especialmente preparada para venda, então Certifique-se de verificar o sistema radicular. As boas raízes das mudas devem ser elásticas, elásticas e não apresentarem gases ou tonturas. Ao remover a casca da raiz, o tecido abaixo dela deve ser vivo e branco. Na casca da planta não deve haver sinais de secagem.
  • Mudas de um ano de idade, que devem ser preferidas, não existem ramos laterais. Seu tronco é geralmente de 6 a 7 cm e contém pelo menos 5-6 rins.
Importante! Ao transportar o material de plantio para o local de pouso e até o momento do plantio, as raízes da planta devem permanecer permanentemente úmidas.Para fazer isso, eles são envolvidos em um pano úmido e filme. Antes de plantar, abaixe as mudas com um rizoma em um balde com um estimulador de raízes, deixando-as assim durante a noite.

Escolhendo um lugar no jardim da Sibéria

As melhores variedades de macieiras coloniais para a Sibéria e outras regiões do país precisam criar certas condições para seu crescimento. No entanto, antes de tudo, você deve escolher o local certo para o plantio das mudas adquiridas. Como em todos os representantes de uma macieira desse tipo, o sistema radicular possui um fork fraco, é lógico a opção ideal para plantas de plantio será solos férteis com alta capacidade de umidade e um bom nível de permeabilidade à água e ao ar.

Em solos argilosos pesados ​​no poço de aterragem requer uma boa camada de drenagem. Para criar um jardim a partir das variedades colunares de macieiras, é melhor selecionar áreas com um lençol freático alto (a pelo menos dois metros da superfície do solo).

As macieiras em forma de cólon não podem crescer bem e se desenvolver à sombra e com fortes rajadas de vento, o que significa que o local selecionado deve ser ensolarado e protegido dos corredores de vento predominantes.

Como plantar uma macieira em forma de coluna na Sibéria: tecnologia e esquema de plantio

Ao plantar uma macieira na Sibéria, o processo de pouso e os cuidados subseqüentes são um pouco diferentes de ações similares em zonas climáticas mais quentes. No entanto, tais macieiras, em qualquer caso, não ocupam muito espaço, e elas são plantadas a uma distância de 40 cm uma da outra, mantendo-se entre fileiras de pelo menos um metro de espaço livre. Em regiões com clima severo, é melhor pousar com o advento da primavera, uma vez que durante o plantio de outono da muda há uma possibilidade de que ela simplesmente não sobreviva ao inverno rigoroso. Quanto ao poço de desembarque, ele é preparado desde o outono, colhendo o tamanho, baseado no tamanho do rizoma da muda (todas as raízes devem ser colocadas livremente, sem dobras e fraturas).

No fundo do poço, é necessário colocar fertilizante na forma de vários punhados de húmus ou composto. É preferível não usar o topete mineral, porque o sistema radicular das macieiras é tão fraco que não consegue lidar com elas, e a muda morrerá.

No outono preparação da escavação, fertilizantes de fosfato-potássio podem ser usados, mas somente neste caso a dosagem deve ser 10 vezes menor. A quantidade exata de fertilizante pode ser encontrada nas instruções da embalagem.Em média, uma árvore jovem tem cerca de duas colheres de sopa de composição. Além disso, não se esqueça dos benefícios da turfa ou do húmus aplicados à cava se as macieiras em forma de cólon forem forçadas a crescer em solos muito esgotados.

Tão logo a fase preparatória tenha sido completada com sucesso, e na rua um pouco mais quente, você pode proceder ao plantio direto da muda da macieira em forma de coluna no solo. Agrotecnia plantar uma planta é bastante simples, embora ainda existam alguns momentos que não podem ser esquecidos.

Por exemplo, antes de plantar uma macieira, certifique-se de que as raízes das mudas não estejam secas. Se este não for o caso, então o rizoma deve ser colocado em água por 10 horas. Este procedimento também é realizado no caso em que as mudas são enrugadas com casca. Se tudo estiver normal, a muda é colocada em um buraco preparado, raízes endireitadas e amarradas ao pino martelado no centro, após o qual você pode começar a encher o buraco.

Existem várias nuances básicas que devem ser levadas em conta não apenas na escolha de mudas de maçã, mas também na plantação e cuidados adicionais, especialmente na Sibéria. Portanto, é necessário cortar um pouco as raízes da muda antes de colocá-la no poço. Tal procedimento ajudará a planta a estabelecer-se rapidamente em um novo lugar.

Assim que a muda estiver no poço e você espalhar cuidadosamente as raízes, polvilhe o rizoma com o solo e mexa suavemente para que não haja espaços vazios ao redor da planta, após o que a água é abundantemente derramada. Em seguida, é necessário nivelar o solo (encher o buraco, deixando o pescoço da raiz da macieira no topo) e cobrir a raiz da grama com uma grama que ajudará a preservar melhor a umidade.

Importante! Depois de plantar uma macieira em forma de coluna, é importante a rega abundante, que é realizada até ao próprio outono. No entanto, se o plantio da árvore foi realizado e por um período já chuvoso, a introdução de líquido no solo deve ser reduzida ou completamente eliminada.
Plantando várias árvores de uma só vez, sempre aderir ao esquema específico de sua colocação, de acordo com a qual a distância entre as mudas adjacentes não deve ser inferior a 1 m.A precisão de seguir esta regra determina em grande parte a quantidade da cultura resultante. Para realizar o procedimento de plantio de macieiras em forma de coluna deve ser extremamente preciso, caso contrário, danos ao sistema radicular vão arruinar a vitalidade da árvore.

As regras de cuidado para as macieiras coloniais na Sibéria

Nós examinamos quais maçãs são melhor plantadas na Sibéria e como fazê-lo corretamente, continua a ser determinado com o devido cuidado deles. Existem vários requisitos básicos para rega, fertilização, poda de madeira e também para o processo de combate às suas pragas e doenças.

Como regar plantas frutíferas

A polpa da fruta suculenta é largamente determinada pela qualidade da rega, por isso, quando se trata de macieiras (não só na Sibéria, mas também noutras regiões), é tão importante que a árvore receba umidade suficiente durante a estação de crescimento. Realizando a rega individual, é melhor formar bordas baixas (não mais do que 2 cm), o que ajudará a reter a umidade.

Para cada macieira deve haver pelo menos 1-2 baldes de água, após o uso de que o solo no tronco da árvore deve ser coberto com grama seca. A necessidade da próxima irrigação é determinada com base na profundidade de secagem do solo. Então, se o solo secar 4-5 cm de profundidade, a planta precisa de outra porção de umidade.

Se um sistema de irrigação for usado para irrigação, o procedimento é realizado entre as linhas. Na estação seca, as macieiras colunares respondem bem à aspersão, que é realizada de manhã ou à noite, após o pôr do sol.Em solos leves, a rega é realizada cerca de 2-3 vezes por semana.

Cobertura de macieiras colunares

Primeira alimentação plântulas de macieira colunares a plantação é realizada quando colocado na parte inferior do poço fertilizante misturado com o solo. Com o advento do verão, cerca de um mês após a plantação das árvores jovens, plantas alimentado de novo usando a solução de ureia (para um balde de água é necessário tomar 50 g de material), e que planta é regada na raiz.

Importante! jardineiros experientes não recomendo o uso de mais de dois litros de tais fundos em cada planta, e depois de fertilizar é necessário realizar imediatamente rega.
Segunda alimentação passar duas semanas após a primeira e a terceira, respectivamente, duas semanas após a anterior. Como fertilizante, você pode usar apenas uma solução de uréia, por causa deste fertilizante será mais do que suficiente para o crescimento e desenvolvimento das plantas normal.

Características da poda de macieiras em forma de coluna na Sibéria

Poda macieiras colunar na Sibéria - um outro aspecto importante do cuidado dessas plantas. Levando em conta a estrutura única da copa dessas macieiras, elas praticamente não precisam de podaE muitas vezes jardineiros simplesmente cortar morrendo e danificado ramos (afetadas por pragas ou geada).Se a macieira estiver totalmente coberta de brotos jovens, também é melhor cortá-la, usando partes extras para enxertar novos arbustos. jardineiros experientes sabem exatamente quando você deseja cortar na Sibéria maçã (geralmente no início da primavera), mas quando cultivadas espécies de colunas em tais regiões duras onde há sempre um risco de congelamento dos topos das hastes, eles não são apenas encurtar, e cortar para a próxima fuga forte. Devido ao fato de que apenas alguns brotos há apenas um mais desenvolvido, então o tronco da macieira terá apenas um. Os rebentos substitutos crescem muito rapidamente e logo começam a dar frutos abundantes.

Voce sabe Com o cuidado adequado da árvore, esta macieira crescerá por cerca de 20 anos, deliciando-se com uma rica colheita, e já a partir do primeiro ano de crescimento.
Apesar do fato de que, quando cultivada na Sibéria parte suficientemente grande da coroa é o tempo para morrer, a própria Apple é totalmente capaz de continuar o seu desenvolvimento após a poda adequada.

Principais pragas e doenças de macieiras coloniais

Como outros tipos de maçã, árvores colunares não são capazes de suportar, independentemente, pragas, razão pela qual os produtores têm de pulverizar a coroa preparações especiais, mesmo no caso onde a infestação de insectos ligeiramente.Ao mesmo tempo, não podemos deixar de notar o fato de que as variedades coloniais têm um nível mais alto de resistência a pragas e doenças, por isso é mais fácil combatê-las do que cultivar variedades comuns dessas árvores frutíferas.

Nos anos epifitóticos, a invasão maciça de pragas dos rins, pulgões e comedores de flores pode causar danos significativos à cultura. A proteção contra esse flagelo envolve o uso das mesmas medidas que nos pomares de maçã convencionais: tratamento de primavera com preparações especiais, coleta e queima de folhas e galhos deixados após o inverno, etc.

Macieiras coloniais bem protegidas e plantas inseticidas (por exemplo, erva-cidreira, endro, calêndula ou calêndula), especialmente porque o plantio não só contribui para a solução desse problema, mas também ajuda a decorar o jardim.

Como proteger a macieira das geadas

Quaisquer árvores de maçã resistentes ao frio para a Sibéria que você não tenha plantado em seu local, em invernos particularmente gelados, existe a possibilidade de congelamento do broto apical na parte central da parte aérea.

Para evitar esse problema, uma árvore jovem é coberta por cima com várias camadas de estopa, spunbond ou qualquer outro material isolante.

Com o advento do inverno em seu jardim, você pode ter ratos e lebres, que muitas vezes mordem a casca das árvores. É possível proteger as suas macieiras coloniais da sua atenção, simplesmente enrolar o barril com uma rabitsa rede, cavou-o no chão por 2-3 cm (apenas com muito cuidado para não danificar a raiz).

Após cada queda de neve, compacte suavemente a neve ao redor do tronco da árvore, o que também ajudará a bloquear o caminho para os roedores.

Importante! Como a casca das macieiras colonoides é muito frágil, então, pisoteando a neve, tente não se apoiar na superfície com toda a massa, pois você pode danificar as raízes.
Em geral, o processo de plantio e cuidados adicionais para macieiras coloniais nas regiões severas da Sibéria difere ligeiramente de seu cultivo em zonas climáticas mais quentes. A principal condição é a atenção e a adesão estrita a todos os requisitos agrotécnicos.

Pin
Send
Share
Send