Apesar do progresso técnico, muitos agricultores ainda criam cavalos para necessidades agrárias ou caça. O cavalo, como qualquer outro animal, requer a devida atenção dos proprietários, por isso hoje vamos falar sobre como cuidar adequadamente dos cavalos e discutir várias sutilezas que ajudarão você a navegar em uma situação difícil.
- A manutenção correta de cavalos
- Estável para cavalos
- Stoylo
- Pastando e caminhando (caminhando) do animal
- Alimentando e regando cavalos
- Dieta de alimentação
- Como organizar a rega
- Dicas para cuidar de cavalos
- Limpeza e banho
- Cuidados com cascos e cascos
- Como cuidar de seus dentes
- Tratamentos veterinários
A manutenção correta de cavalos
As condições de manter os cavalos nos estábulos não são, de modo algum, o último fator de que dependem a saúde e a utilidade do cavalo. Primeiro, vamos discutir os parâmetros da sala e depois falaremos sobre cavalos pastando.
Estável para cavalos
Existe 3 sistemas de manutenção de cavalos: barraca, na tenda ou grupo.
A barraca (uma sala separada) chegou até nós dos EUA, onde os cavalos eram usados para continuar assim. A barraca é mais fácil de limpar e é muito mais espaçosa.Os cavalos sentem-se mais confortáveis, pois podem mudar de posição. No entanto, se o layout estiver incorreto, o animal pode estar isolado (sem treliças ou janelas entre as barracas). Neste caso, o cavalo mostrará apatia ou agressão, recusar-se a comer e beber.
Uma barraca é uma opção mais barata, mas é muito mais difícil limpar uma sala com uma visão paralisada do conteúdo. Uma vantagem óbvia é que os animais não se sentirão isolados, com tal sistema, espaço livre e economia serão economizados.
O conteúdo do grupo é usado para cavalos de trabalho da mesma idade. Em uma seção, de 20 a 100 cavalos são coletados, que podem se mover livremente dentro da parte cercada da sala. Este método é adequado para manter um grande número de cavalos de baixo valor.
O hall de entrada é incrivelmente difícil de remover das fezes e dos resíduos de forragem, portanto, esta versão do conteúdo não pode ser chamada de ótima. A única vantagem de tal sala é a liberdade parcial dos animais: eles podem se mover dentro do recinto, desenvolver membros e brincar.
Quanto à manutenção de cavalos no inverno, a melhor opção é a baia, pois há espaço suficiente e é mais fácil limpá-la.No inverno, é impossível ventilar a sala, portanto, no caso de uma doença bacteriana ou viral, partições adicionais entre as seções não permitirão que a infecção se espalhe além da "sala".
Agora, quanto ao tamanho dos estábulos. A altura do teto não deve ser inferior a 3 m, quanto maior o teto - melhor a ventilação, então é necessário que o teto esteja a uma altura de 3,2-3,5 m Se você construir uma baia, todo cavalo deve ter pelo menos 4 m².
Iluminação. Durante o dia, os estábulos devem ser leves, o que é assegurado pela presença de um número suficiente de janelas. A falta de luz do dia afeta negativamente não só a visão, mas também a condição geral do animal.
Ventilação Uma condição necessária para qualquer estável é boa ventilação sem correntes de ar. Geralmente para ventilação, as janelas são construídas sob o telhado ou no topo das portas dos estábulos.
Piso estável. Dependendo da disponibilidade de materiais, o piso pode ser de madeira, adobe ou concreto. É mais durável usar concreto no qual você pode facilmente manter valas para drenar o comprimento e diâmetro desejados.
Agora você sabe onde os cavalos são mantidos, e quais condições de conteúdo devem ser observadas para que os animais se sintam confortáveis.
Stoylo
Para economizar dinheiro e colocar, os cavalos nos estábulos são mantidos em um método de estol. Apesar do fato de que tal sistema de conteúdo não envolve a alocação de uma grande quadratura para um indivíduo, é necessário, no entanto, seguir as regras do conteúdo de "cavalete" para que o animal possa descansar e ter o espaço pessoal necessário.
A área de stall deve ter pelo menos 5 m². Dependendo do tamanho do cavalo, o comprimento e largura de um lugar varia. O comprimento da tenda para cavalos de trabalho pequenos (150x156 cm) é 2.9 m, largura - 160 cm Para cavalos maiores (mais que 150x156 cm), o comprimento de tenda deve ser não menos que 3.1 m, largura - 180 cm.
Alimentadores O comprimento dos alimentadores deve corresponder à largura das baias, a profundidade é de cerca de 30 cm, com uma altura do chão de 100-110 cm.
O cuidado com o cavalo também implica o cumprimento das regras de higiene. Em média, o cavalo defeca cerca de 10-12 vezes por dia e liberta cerca de 7 litros de urina. Assim, se você não gastar a limpeza diária, os resíduos começarão a multiplicar os microrganismos patogênicos. Cavalos leves sofrerão de amônia, que está contida na urina e entra no ar durante a excreção.
Para a limpeza, você precisará do seguinte inventário: pás, garfos de esterco, pá de aço, vassoura dura e carrinho de mão.
Limpe os estábulos dos restos de comida e fezes todos os dias. Durante a colheita, a palha molhada e o estrume são removidos. Uma vez por semana, é necessário realizar uma limpeza completa de todos os estábulos (com a substituição da ninhada).
Pastando e caminhando (caminhando) do animal
Cavalos, não importa onde eles são mantidos, devem poder sair para o ar fresco e esticar seus membros, pois nenhum animal pode ficar parado em um lugar e manter uma boa forma.
Ande com seu cavalo sempre que possível, se você espera usá-lo para caça ou trabalho agrícola. No entanto, vale a pena lembrar que o paddock deve ser uma carga para o animal, e não um teste pesado, então observe as seguintes regras:
- Dê ao cavalo para se aquecer após os estábulos antes de qualquer trabalho ou passeio;
- o animal deve se acostumar com a temperatura, caso contrário, como uma pessoa, pode pegar um resfriado se ele suar profusamente;
- Não leve cavalos para a rua se a temperatura estiver abaixo de -20 ° C, e ainda mais, use-os para trabalho pesado ou galope;
- passe o ritmo pelo menos a cada 2-3 semanas, caso contrário os músculos das pernas começarão a atrofiar e o cavalo não será capaz de suportar as cargas "padrão".
Cavalos ambulantes podem estar sozinhos e à esquerda. O animal é positivamente influenciado pela marcha monótona sem pressa, que fortalece o sistema musculoesquelético, areja os pulmões, acalma o sistema nervoso.
Qualquer atividade motora queima calorias e sua ausência pode levar ao aparecimento de excesso de peso. Portanto, tente deixar seus animais de estimação sair o mais rápido possível para o ar fresco, para que eles mantenham suas forças e permaneçam úteis.
Alimentando e regando cavalos
A partir da dieta correta depende da aparência, humor, imunidade, força e resistência, então, além da correta manutenção dos animais, é necessária uma nutrição adequada, sobre a qual falaremos nesta seção.
Dieta de alimentação
A dieta alimentar depende não apenas da raça, mas também do uso do cavalo. Para facilitar o cálculo da necessidade média diária, entenderemos as unidades de densidade de nutrientes dos produtos agrícolas.
Para avaliar o valor nutricional e a utilidade dos alimentos, utiliza-se a unidade de alimentação, que é igual a 1 kg de aveia média seca ou 1414 kcal.
A unidade de alimentação é usada para calcular a necessidade diária em um ou outro feed. Como a utilidade de cada feed é diferente, referindo-se à unidade de alimentação, você pode calcular com precisão a norma.
Agora podemos falar sobre alimentar cavalos. Um cavalo de trabalho adulto por dia precisa consumir 1,8-2,7 unidades de forragem por 100 kg de peso, a fim de manter o peso e realizar o trabalho atribuído a ele. Os jovens precisam de 2,2-2,8 kb para os mesmos 100 kg de peso vivo.
Média diária ração de um cavalo adulto de 450 a 500 kg:
- aveia - 4,5-5 kg;
- feno - 11-12 kg;
- farelo - 1 kg;
- cenouras - 2-3 kg.
Na dieta deve estar presente frutas ou legumes, que são fontes de vitaminas e minerais. As cenouras são o produto mais "em funcionamento", já que são bem armazenadas e têm um preço barato, além de serem úteis tanto quanto frutas da estação e vegetais mais caros.
Tendo lidado com a dieta, vamos falar sobre como e quando alimentar o cavalo.
A norma diária de aveia é dividida em 3 partes iguais e dada pela manhã, almoço e noite. Feno dar com mais freqüência, cerca de 4-5 vezes. Vale lembrar que o feno deve ser pelo menos 40% de toda a dieta.
Caso o cavalo esteja ocupado durante todo o dia, a alimentação ocorre a cada 2 horas. Durante as pausas curtas, o alimento volumoso é alimentado e, durante o prolongamento ou no final do trabalho, o animal recebe água e alimenta-se de aveia, legumes, frutas ou concentrados.
Como organizar a rega
Cuidar de cavalos significa bebida correta e oportuna, que não apenas satisfaz a necessidade de líquidos, mas também ajuda o sistema digestivo do cavalo a digerir alimentos secos.
Em um dia o animal deve receber não menos que 60-80 l de água (dependendo da carga e temperatura).
Você precisa dar água antes de cada alimentação com aveia ou forragem combinada. Se um bebedor especial estiver instalado no estábulo, não se esqueça de trocar a água todos os dias e adicionar água fresca.
Dicas para cuidar de cavalos
Nós lidamos com as condições de detenção e dieta. Em seguida, você deve especificar os detalhes do cuidado individual, que também afetam a saúde e o humor do animal.
Limpeza e banho
Além da limpeza padrão nos estábulos, todo animal de estimação precisa limpar o cabelo e lavá-lo sob o chuveiro para protegê-lo de doenças de pele e várias infecções. Mas como lavar corretamente um cavalo? Para a lavagem, use sabão doméstico normal ou um xampu especial.
Primeiro, o detergente é aplicado a toda a lã, incluindo a cauda e a juba. Em seguida, você pode andar um pincel para remover o katysh e possíveis parasitas. Lave a espuma com água à temperatura ambiente a partir de uma mangueira ou regador.
Recomenda-se a realização de procedimentos de água pelo menos uma vez por semana. No inverno vale a pena estar limpo, pois o contraste entre a água morna e o ar frio pode causar resfriados.
Como você sabe, a limpeza de um cavalo é necessária para manter uma aparência estética e remover o lixo da lã, então vamos falar sobre como fazer isso direito.
A limpeza do cavalo começa na cabeça, depois vai para os ombros, cernelha e membros. Durante o pentear, acaricie a pele do cavalo, tentando encontrar feridas ou parasitas. Este procedimento não apenas acalma o animal, mas também fornece informações adicionais sobre sua saúde. Para limpeza, use o seguinte inventário:
- escova;
- uma escova de nariz macio;
- uma escova com um longo cochilo ou um pente para a juba e cauda;
- 2 esponjas;
- um pano ou qualquer outro pano.
Ao contrário do banho, a limpeza está na moda para passar o ano todo. Tente ser limpo durante o processo, caso contrário, o cavalo sentirá dor e terá medo de tais procedimentos ou poderá feri-lo.
Cuidados com cascos e cascos
Para começar, vale a pena entender em quais casos é necessário sapatar um cavalo.
- O animal está envolvido em obras em terra firme
- O cavalo é usado para o transporte de mercadorias
- O cavalo tem alguma doença no casco
- Para manter a forma e eficiência
Com a ferradura os cavalos foram resolvidos, agora vamos descobrir como cuidar dos cascos, com ferraduras e sem eles.
Todos os dias você precisa inspecionar os cascos, limpá-los de sujeira ou pedras e, se necessário, lubrificar com óleos especiais. A cada 6 semanas com cascos, você precisa remover o tecido morto emaranhado, para que não haja caxumba.
É aconselhável, desde tenra idade, treinar um potro para alimentar a perna para exame, caso contrário, no futuro, será necessário injetar uma dose de tranqüilizantes para cada exame completo ou forjamento.
Não se esqueça da chamada de um veterinário para o exame preventivo, já que qualquer doença relacionada à perna é difícil de ser percebida em um estágio inicial, sem ter a educação ou o conhecimento necessários.
Como cuidar de seus dentes
Como no caso dos cascos, somente o dentista pode determinar a condição dos dentes e a presença de qualquer problema. Chame-o para verificar o estado da cavidade oral a cada 6 meses - um ano. O mais velho o cavalo, mais muitas vezes é necessário chamar o veterinário.
Vamos listar as características que indicam a presença de problemas com os dentes:
- incontinência de comida na boca;
- mastigação lenta ou recusa total de alimentos;
- o animal morde ou mastiga o pedacinho;
- o cavalo está muito tenso de volta.
Tratamentos veterinários
Todos os animais, independentemente das condições de vida, raça e dieta devem ser vacinados contra certas doenças.
1. Vacinação contra o antraz. O procedimento é realizado anualmente e somente por veterinários. Não há vacina em livre acesso, então você não pode se vacinar.
2. Pesquisa sobre SAP, INAN, uma doença contratual. Eles são realizados uma vez por ano, uma vez que esta lista se refere às doenças infecciosas mais perigosas.
3. Vacinação contra leptospirose. O estudo da doença e o procedimento de vacinação são realizados da seguinte forma: a cada dois anos, exames de sangue são feitos em fazendas de reprodução; verificar antes da exportação / importação de animais; com suspeita de leptospirose.
4. Vacinação contra a gripe. Realiza-se uma vez por ano depois do tratamento primário duplo ou triplo. Vale a pena notar que há um grande número de vacinas de diferentes cepas de vírus influenza, por isso é melhor entrar em contato com um veterinário para obter ajuda.
5. Vacinação contra dermatofitoses. Os animais são vacinados uma vez por ano, além do tratamento primário, que é realizado em intervalos de 2 semanas. Para o procedimento, você deve chamar um médico, caso contrário, você pode comprar a vacina errada ou injetá-la incorretamente.
6. Vacinação contra a rinopneumonia. Dependendo da região, a vacinação contra esta doença pode ser obrigatória ou a pedido do proprietário. No entanto, se você pretende criar cavalos em casa, o procedimento é obrigatório.A rinopneumonia é uma causa comum de abortos no final da gravidez.
7. Vacinação contra o tétano. Se uma vacina importada é usada, então o procedimento deve ser feito uma vez em 2-3 anos, se doméstico - a cada 3-5 anos. A vacinação contra esta doença é obrigatória, independentemente da região ou condições de manutenção dos animais.
8. Vacinação contra raiva. Não é obrigatório, mas deve ser realizado, a fim de evitar uma massa de animais. É especialmente importante para fazendas localizadas nos habitats de vetores naturais da doença.
Há um número de vacinas que são necessárias para destruir vários parasitas que seu animal de estimação pode "pegar" ao lidar com animais de estimação, por isso, quando se lida com cavalos, vale a pena manter contato com um veterinário.
Todas as regras descritas neste artigo são de igual importância ao manter cavalos. Cuide deles, tente dar ao animal algo saboroso, tire-o com mais freqüência para uma caminhada e você terá um bom amigo com quem passar o tempo.