Muitas pessoas sonho de ter em torno das belas plantas que trazem conforto na casa, uma reminiscência do tempo frio do florescimento verão e agradável aos olhos. Uma dessas plantas maravilhosas é a jasmim gardênia. Quem não quer ver em sua janela flor surpreendente creme com pétalas grandes e Terry suave folhas de esmeralda que exala uma fragrância sutil delicioso?
- Gardenia jasmim: uma breve descrição
- Condições ótimas para o crescimento
- Iluminação
- Temperatura
- Como cuidar em casa
- Rega e Humidade
- Solo e cobertura
- Aparar
- Características de cuidados no inverno
- Como transplantar a gardênia em casa
- Reprodução: enraizamento de estacas
- Como lidar com doenças e pragas
Gardenia jasmim: uma breve descrição
A bela planta da família Mirenov, quando vive em condições de quarto, é um pequeno arbusto de 45 a 50 cm de altura, e espécies silvestres que vivem nas florestas do Japão, Índia e China atingem aproximadamente 180 centímetros.
Atenção especial jasmim gardenia merece durante a floração. As flores desta beleza crescem a 5-7 cm, têm uma estrutura densa e uma cor branca delicada.Sua magia e cheiro suave pode facilmente competir com o perfume de rosas.
Condições ótimas para o crescimento
Gardenia jasmim - uma planta caprichosa e exigente, ela precisa de um cuidado especial em casa. Se feito corretamente, realizar todas as recomendações sobre o seu conteúdo, será continuamente exuberantemente florescendo durante todo o ano.
Normalmente flor finicky apresentado a alguém como um presente, e muitas vezes a pessoa que recebeu um presente, mesmo não tem idéia de como encontrar beleza a abordagem certa perene que ela não morreu.
Iluminação
Gardenia é muito leve, e é vital para completar a fonte de luz durante o dia. No entanto, não exponha esta planta perene da luz solar direta ao meio-dia, momento em que é melhor se a iluminação é difundida.
Portanto, uma excelente opção para colocar o pote serão as janelas ocidentais ou orientais.
Temperatura
A temperatura ideal em instalações residenciais no período de primavera-verão é de +22 ... +24 ° C e no inverno de 4 graus abaixo. Flutuações acentuadas na coluna de temperatura podem levar a mudanças desagradáveis na aparência da flor.
Como cuidar em casa
Nem todos os amadores no ombro podem cumprir todos os jades de gardênia jasmim, então crescê-la como uma planta comum despretensiosa, experientes cultivadores de flores não recomendo.
Mas como mencionado acima, o principal é um grande desejo, perseverança e diligência para fazer tudo certo, seguindo as recomendações sugeridas.
Rega e Humidade
Eu proponho considerar em detalhes como regar a gardênia jasmim, porque quase toda flor para o desenvolvimento adequado requer umidade para permanecer bonita e preservar a aparência decorativa.
O solo da planta deve ser sempre levemente úmido, rega tão abundante é bem-vinda na primavera e no verão e no inverno - moderada. A idéia de uma existência harmoniosa de gardênia em um vaso é impedir categoricamente a secagem de um coma terrestre, enquanto a estagnação aquosa nas raízes também não deveria ser.
Em qualquer época do ano, a água para a irrigação precisa ser usada com suavidade e não com frio (para amolecer, adicione 2 gotas de suco de limão a um litro de líquido). É melhor não experimentar com água da torneira, mas dar preferência à água da chuva filtrada.
A água deve estar no topo da panela, e a água formada na panela deve ser drenada após 20 minutos após o procedimento. Alta umidade do ar para esta flor é especialmente necessária no momento da brotação, caso contrário, as inflorescências simplesmente podem cessar seu desenvolvimento e cair.
Recomenda-se colocar a panela em um recipiente com esfagno molhado ou argila expandida, que irá fornecer drenagem - de modo que o fundo não toque na água. É necessário umedecer as folhas diariamente, no verão deve borrifar-se várias vezes por dia, no inverno - será bastante uma vez. O procedimento deve ser realizado principalmente de manhã e à tarde, para que, antes do anoitecer, a coroa possa secar.
Solo e cobertura
Para a composição da terra, esta bela flor também é muito exigente. Desde que ele está em prioridade solo ligeiramente ácido, e não tolerar cal para o pouso, você pode usar a terra para azaléias.
Mas preparar o solo para a gardênia jasmim também é muito real. Para isso, é necessário ligar a areia, parte do relvado, turfa fibra longa e folha de terra em quantidades iguais. Para fertilizar a planta, é melhor usar fertilizantes líquidos.
O uso de fertilizantes minerais vai ajudar a melhorá-lo e manter sempre em forma, mas ao escolher para gardênia fertilizantes zhasminovidnoy deve dar preferência aos medicamentos sem a adição de cálcio, caso contrário, o efeito pode obter o oposto.
Agricultores experientes também aconselham alguns métodos "folclóricos" de fertilizar o solo. Por exemplo, a fim de manter uma flor em uma condição saudável, adicione meia colher de chá de "Aktiferrina" (a droga vendido em farmácias) em um copo de água e água a crescente gardênia uma vez em duas semanas.Mas uma flor adulta é melhor para dar tal líquido semanalmente.
Aparar
Um papel importante no sucesso do cultivo e cuidado é desempenhado pela poda sanitária da gardênia jasmim após cada floração. Este procedimento estimula perfeitamente o crescimento da flor e mantém seu estado decorativo.
Pacientes e estacas de folhas fracas, bem como estacas com flores desbotadas, devem ser limpas imediatamente. Os brotos remanescentes podem ser usados para propagar a planta.
Características de cuidados no inverno
O principal inimigo de gardênia no período de inverno é rascunhos. Também é necessário aderir ao regime de temperatura mínima permissível não inferior a +16 ° C, como a planta, que sofre de uma superabundância de umidade, pode começar a murchar, as folhas perderão seu tom único, e os botões cairão sem abrir. No inverno, as soleiras voltadas para o lado sul serão boas para colocar a planta.
Como transplantar a gardênia em casa
Um transplante de jasmim gardênia deve preferencialmente ser realizado a cada dois anos, mas em nenhum caso durante a floração, caso contrário os botões podem cair.O transplante de plantas é o seguinte:
- Primeiro você precisa extrair gardênia da panela e, cuidadosamente, escovar as raízes do solo antigo, colocá-lo na solução (temperatura ambiente) do bioestimulador pelo tempo indicado na embalagem.
- Na parte inferior do pote deve ser colocado drenagem de vapor, em seguida, adicione areia, em seguida, uma camada de carvão vegetal, e só então topo é adicionado o solo.
- Durante a preparação do solo para transplante, a gardênia foi bem nutrida quando em solução. Agora deve ser cuidadosamente, tentando não danificar o sistema radicular, dividir em vários brotos, distribuir raízes e coloque em uma panela, derramando um pouco o solo.
- Depois que a flor "migrou" com sucesso de volta para a panela, ela deve derramar os restos do bioestimulador e colocá-lo em um local quente, onde não será perturbado por raios solares diretos e correntes de ar.
- Após a plantação, a rega não deve ser realizada com muita frequência, mas é melhor dar à planta uma "bebida" apenas quando o solo seca ligeiramente, com cerca de 2 centímetros de profundidade.
Reprodução: enraizamento de estacas
Na gardênia, a reprodução do tipo jasmim é realizada principalmente por estacas apicais.Normalmente, para este propósito, estacas semi-grossas de cerca de 10 centímetros de comprimento são selecionadas.
Cortá-los na primavera ou no início do outono. Um pequenino peculiar é criado: o caule cortado está enraizado diretamente no solo e, em seguida, é coberto por um frasco de vidro. E quando ele, crescido e fortalecido, solta as raízes, ele é transplantado em um vaso permanente. Para a planta era mais bonita e melhor arbusto, após a adaptação na panela, cortes cortar um pouco a ponta.
Recomendações para o enraizamento:
- O enraizamento da gardênia é melhor feito em um substrato composto de areia e turfa de rio (na proporção de 1: 1).
- Antes de plantar as estacas para o substrato, que necessitam para sobreviver em uma solução muito fraca de permanganato de potássio e de preferência embebido em "Kornevin" (estimulador de enraizamento).
- Teplichku pode ser construído a partir de uma lata e de um saco de polietileno.
- Enraize as estacas a uma temperatura de +25 ° C.
- A estufa precisa ser ventilada todas as noites e o substrato deve ser mantido úmido.
- Você precisa cuidar de estacas da mesma forma como para a própria flor.
A jardinagem em casa pode ser experimentada e cultivada com a ajuda de sementes, mas isso é muito difícil, dado que elas perdem rapidamente a germinação, além disso, você precisa ser capaz de escolhê-las corretamente na loja.
Na primavera, as sementes são semeadas no solo desejado (a mistura é a mesma que para as estacas), cobertas com uma camada de terra com uma espessura de 3 a 5 mm e, em seguida, ligeiramente pressionadas e umedecidas a partir do spray.
Em seguida, um pote de sementes é coberto com uma estufa e colocado no peitoril da janela sul. Aproximadamente um mês depois, algumas sementes devem subir (aproximadamente 2/3). Agora eles são removidos um pouco mais do sol e continuam a crescer, primeiro em uma capacidade comum e depois separadamente.
Como lidar com doenças e pragas
Doenças de gardênia jasmim trazem seus donos um monte de problemas. A flor gosta muito de insetos, e as pragas mais perigosas são os ácaros, a sarna e os vermes. Lutar contra eles não é difícil, especialmente se a planta for pulverizada com a maior freqüência possível.
Há muitos outros problemas que podem ser enfrentados por jardineiros amadores, por exemplo, o amarelecimento das folhas. Eu proponho identificar as possíveis razões pelas quais a gardênia jasmim está amarelando.
O fato é que os sintomas de amarelecimento das folhas são causados por fatores diferentes, o primeiro dos quais é um transplante inadequado. Raízes pequenas, responsáveis pela nutrição de toda a planta, são danificadas quando substituem o solo. Como resultado, a jardinaria jardin tem um amarelo assustador e sai rapidamente (alguns por dia).
Caso contrário, a flor pode desenvolver uma crosta. Esta é uma infecção desagradável, que também causa o amarelecimento da placa da folha. Na parte de baixo há manchas marrons que podem ser facilmente removidas sem danificar a folha.
Outra razão para o mau estado da planta é a sua rega com água muito dura, em consequência da qual a acidez do solo é perturbada e a planta deixa de digerir correctamente o ferro.
Você não vai se arrepender por um momento de sua decisão de trazer essa planta maravilhosa para a casa com um aroma inebriante. O principal é seguir todos os conselhos e satisfazer todos os caprichos da gardênia caprichosa e depois cuidar dela e sua singularidade lhe trará as emoções mais positivas.