A incubação bem sucedida de ovos teria sido impossível se não tivesse havido uma temperatura estável. Este processo prevê uma incubadora termostato especial, que mantém o nível de ± 0,1 ° C, a temperatura pode variar na gama de 35-39 ° C. Estes requisitos são incorporados em muitos dispositivos digitais e dispositivos analógicos. Um termostato razoavelmente decente e preciso pode ser feito em casa, se houver habilidades e conhecimentos elementares em eletrônica.
- Finalidade do dispositivo
- É possível produzir você mesmo?
- O princípio do termostato: como o circuito funciona
- Circuito self-made
- Conectando o termostato à incubadora
Finalidade do dispositivo
O princípio do termostato - feedback, em que uma quantidade controlada afeta indiretamente a outra. Para reprodução artificial de aves é muito importante manter a temperatura desejada, porque mesmo um ligeiro mau funcionamento e desvios podem afetar o número de aves incubadas - o termostato para incubação é para este fim e é pretendido.
O dispositivo aquece os elementos de tal forma que a temperatura permanece inalterada mesmo com alterações no ar ambiente.O dispositivo já acabado tem um sensor para controlo da temperatura da incubadora, que controla o processo de temperatura. Cada amador deve saber a base do processo de trabalho do dispositivo, especialmente como o esquema de ligação é muito simples: a fonte de calor fios de saída ligado é electricidade para o outro, e um terceiro fio ligado ao sensor de temperatura através da qual o valor de temperatura de leitura.
É possível produzir você mesmo?
Se você decidir criar seu próprio termostato digital para incubadora deve abordar a questão da criação de forma responsável. Tal trabalho pode ser feito por aqueles que conhecem os fundamentos da eletrônica de rádio e podem lidar com dispositivos de medição e ferro de solda. Além disso, o conhecimento de placas de circuito impresso, ajuste e montagem de dispositivos eletrônicos será útil.Se você se concentrar nos produtos da fábrica, poderá encontrar problemas durante a montagem, especialmente durante a fase de configuração do dispositivo. Para facilitar o trabalho, é necessário escolher o esquema disponível para a fabricação da casa.
O principal critério para qualquer tipo de dispositivo é fornecer alta sensibilidade às mudanças internas de temperatura, bem como uma reação rápida a essas mudanças.
Para criar um termorregulador para uma incubadora com suas próprias mãos, ele é usado principalmente circuito em duas versões:
- a criação de um dispositivo com um circuito elétrico e componentes de rádio é um método complexo, mas acessível a especialistas;
- a criação de um dispositivo baseado em um termostato de eletrodomésticos.
O princípio do termostato: como o circuito funciona
Vamos considerar como o termorregulador criado pelas próprias mãos funciona. A base do dispositivo é o amplificador operacional DA1, que opera no modo comparador de tensão.Para uma entrada há um fornecimento de voltagem "R2", para o segundo - um dado resistor variável "R5" e trim "R4". No entanto, dependendo da aplicação, "R4" pode ser excluído.
Durante a mudança de temperatura, a resistência "R2" também muda e, para a diferença de tensão, o comparador reage com a sinalização para "VT1". Neste caso, a tensão abre o tiristor no "R8", iniciando a corrente e, após a equalização, a tensão "R8" desconecta a mesma carga.
A potência de controle é fornecida através do diodo "VD2" e da resistência "R10". Com um pequeno consumo de corrente, isso é permissível, assim como o uso do estabilizador "VD1".
Circuito self-made
Muitas pessoas estão se perguntando como fazer um termostato para uma incubadora com suas próprias mãos.
Como uma manufatura independente, vamos considerar um esquema simples - termostato como regulador. Esta opção é fácil de fabricar, mas não menos confiável em uso. Para criar qualquer termostato, por exemplo, de um ferro ou outros aparelhos domésticos.Primeiro, você precisa prepará-lo para o trabalho e, para isso, o corpo do termostato é preenchido com éter e depois bem selado.
O ar tem a propriedade de reagir sensivelmente às menores mudanças na temperatura do ar, o que afeta as mudanças no estado do termostato.
O parafuso, soldado ao corpo, está conectado aos contatos. No momento certo, o elemento de aquecimento é ligado e desligado. A temperatura é ajustada durante a rotação do parafuso. Antes de colocar ovos, você deve necessariamente aquecer a incubadora. É óbvio que não é difícil fazer um termorregulador, e até mesmo um estudante que é apaixonado por eletrônica pode fazê-lo. O esquema não tem detalhes raros que não podem ser obtidos. Se você fizer as "aves domésticas elétricas", será supérfluo fornecer um dispositivo para girar automaticamente os ovos na incubadora.
Conectando o termostato à incubadora
Ao conectar o termostato à incubadora, você precisa saber exatamente localização e funções do dispositivo:
- O termorregulador deve estar necessariamente fora da incubadora;
- O sensor de temperatura é abaixado para dentro através do orifício e deve estar no nível da parte superior do ovo, sem tocá-los. Um termômetro é colocado na mesma área. Se necessário, os fios são alongados e o próprio regulador permanece fora;
- Os elementos de aquecimento devem estar localizados acima do sensor em cerca de 5 centímetros;
- o fluxo de ar começa a partir do aquecedor, passa pela localização do ovo e cai no sensor de temperatura. O ventilador, por sua vez, está localizado em frente ao aquecedor ou depois dele;
- O sensor deve ser protegido da radiação direta da iluminação do aquecedor, do ventilador ou da lâmpada. Essas ondas infravermelhas transmitem energia através do ar, vidro, outros objetos transparentes, mas não penetram uma folha de papel grossa.