Como lidar com o oídio em rosas

Pin
Send
Share
Send

O oídio é uma das doenças mais comuns e desagradáveis, de que um grande número de plantas sofre. É necessário lutar contra isso, porque o resultado da doença negligenciada é a morte da cultura vegetal. É especialmente desagradável quando uma doença destrói a beleza das plantas ornamentais.

Neste artigo, queremos compartilhar recomendações sobre como evitar o oídio em rosas e o que fazer se ele ainda acertar flores.

  • Do que o oídio é perigoso
  • Sinais de derrota
  • Medidas preventivas
  • Remédios populares
  • Ataque químico

Voce sabe Pela primeira vez, uma doença como o oídio na Europa foi registrada em 1907. Foi importado da América.

Do que o oídio é perigoso

Com o oídio, jardineiros, jardineiros e floricultores são muito freqüentemente encontrados, pois afeta o jardim, grãos, frutas e bagas e culturas ornamentais.

Esta doença fúngica é causada por vários fungos patogênicos. Se falamos de rosas, então elas plantam um cogumelo chamado "Sphaerotheca pannosaLew. Var. Rosae Voron". Como resultado de seu assentamento nas folhas, caules e brotos de flores, a planta perde sua aparência decorativa, para de crescer; seus botões estão deformados, não abrem; as folhas florescem, ficam pretas e secam.Como resultado, a morte de uma flor pode ser observada. Mesmo na fase inicial da doença reduz grandemente plantas de imunidade, e não podiam tolerar as condições externas adversas, de inverno frio.

Importante! Os mais suscetíveis ao oídio são dois tipos de rosas: chá-híbrido e remontante.

Sinais de derrota

Os sintomas do oídio são bastante típicos: eles não confundem esta doença com nenhum outro. Quando afetados, os órgãos da planta são cobertos por uma placa densa de cor parda, cinza-cobalto-acastanhada - micélio. Parece que estava cheio de farinha. disputas Uma vez maduros no ataque pode ser visto uma gota de líquido - a partir daqui veio o nome da doença. Mais tarde, no final do verão, a placa se torna marrom, e na superfície das folhas, caules existem pequenas pelotas castanhos escuros - disputas.

Como regra, infecção ocorre no primeiro mês do verão - é neste tempo liberado esporos do fungo, que até então tinha passado o inverno no corpo fruta em restos de plantas. Começa com as folhas inferiores, agarrando gradualmente toda a flor.

Fatores favoráveis ​​para a propagação da doença são calor, alta umidade, mudanças rápidas de temperatura durante o dia e a noite. Geralmente uma temperatura de 22 ° C e acima e uma umidade do ar de 60-90% é suficiente. As razões para a propagação da doença em rosas são várias:

  • plantio de mudas infectadas;
  • tecnologia agrícola incorreta;
  • plantios espessados;
  • excesso de fertilizantes nitrogenados;
  • deficiência de nutrientes, em particular fósforo e potássio;
  • falta de medidas preventivas;
  • a presença de ervas daninhas no rosário;
  • baixa permeabilidade ao ar do solo.
Esporos de fungos são transportados de planta para planta com a ajuda de vento e água, bem como em contato com uma planta doente. No inverno, o fungo passa para as ervas daninhas e, na primavera, volta para as rosas.
fertilizantes minerais não estão olhando para a facilidade de uso, não muito desejável em muitas fazendas, muitas vezes as pessoas estão interessadas em como você pode fertilizar a planta com caseiro composto, ovelha, porco, vaca, cavalo, estrume de coelho, esterco de galinha, carvão vegetal, urtigas, levedura.

Medidas preventivas

É claro que, como com qualquer doença, é melhor não admitir, do que lutar contra suas conseqüências. Portanto, em primeiro lugar no cultivo de rosas vêm medidas preventivas. Estes incluem:

  • inspeção regular de plantas;
  • observância das condições recomendadas durante o plantio (drenagem do solo, distância suficiente entreseleção de um local com iluminação correta, aterrissando em uma área aberta, protegida dos ventos);
  • remoção oportuna de ervas daninhas;
  • tecnologia agrícola correta, incluindo rega regular e conformidade com as normas para a introdução de nutrientes - não sobrecarregar com nitrogênio e não permitir deficiência de fósforo e potássio, dar preferência ao curativo orgânico;
  • pulverização preventiva com preparações de proteção especiais;
  • tratamento cuidadoso de outono do rosário com folhas secas de limpeza e escavação profunda dos troncos;
  • escolha para plantar variedades resistentes a doenças.

Voce sabe Criadores modernos trouxeram uma série de novas variedades de rosas, que são as mais resistentes ao oídio. Entre eles, grupos de jardim de shrabov, floribunda, cobertura do solo e escalada.
De acordo com os testemunhos de floristas experientes, as cinco variedades mais resistentes incluem:

  1. "Leonardo da Vinci".
  2. "Os sinos da vida."
  3. "Novo feito".
  4. "William Shakespeare 2000".
  5. "Rosarium Yuterson".
A pulverização preventiva com mildews em pó em rosas executa-se nos períodos de primavera e outono. Use drogas contendo cobre (por exemplo, mistura Bordeaux, sulfato de cobre), com a adição de sabão.Por exemplo, uma tal solução pode ser tratada: sulfato de cobre (15 gramas), sabão verde (200-300 g), carbonato de sódio (50 g).

Também usou 0,25% "Benomil", 0,4% "Zineb", 0,1% "Fundazol". Como regra geral, o tratamento é realizado antes da floração Primavera e no Outono folhagem depois de cair, intervalo polvilha é entre 10-14 dias.

prevenção medidas míldio também aplicar alimentação foliar, que deve ser realizada antes da floração utilizando mistura de superfosfato (0,3%) e nitrato de potássio (0,3%).

Remédios populares

Nos primeiros sintomas do oídio em rosas, é necessário começar o tratamento com remédios de gente. Aqui estão algumas receitas eficazes.

Receita 1. Soro de Leite (1 L), iodo (10 gotas) é misturado em água (10 L). Use para aspersão de folhas e hastes duas vezes com um intervalo de 7-10 dias.

Receita 2. Soda (40-50 g), sabão (40 g) é misturado em 10 litros de água. Pulverize duas vezes por semana.

Receita 3. O esterco fresco (um terço do balde) deve ser enchido com água (10 litros). Para sustentar três dias, misturando todos os dias. Coe através de gaze. Dilua com água para 1 a 10.

Receita 4. Ervas daninhas da horta desfiada (meio balde) despeje um balde de água quente. Mexa e defenda por dois dias. Coe antes de usar. Dandelions adequados, celandine, mãe e madrasta, banana e outras ervas.

Receita 5. Alho finamente picado (80 g) colocar em 10 litros de gua, ferver. A solução deve ser resfriada, filtrada e usada para pulverização.

Recomendações gerais para o processamento de remédios populares:

  1. A pulverização deve ser realizada à noite para evitar a ocorrência de queimaduras nas folhas.
  2. Uma nova solução é preparada antes de cada tratamento. Esses fundos não estão sujeitos a armazenamento.
  3. A pulverização é realizada pelo menos duas vezes, até que os sinais de destruição desapareçam.
  4. Antes de processar, é necessário remover e destruir, queimando os folhetos e botões infectados.

Importante! Apesar do fato de que nos remédios das pessoas geralmente não há substâncias perigosas usadas para a saúde humana, no entanto, os olhos, nariz e boca em tratamentos devem ser protegidos para que as soluções não atinjam a membrana mucosa e não causem reações alérgicas.

Ataque químico

Se os remédios populares se mostraram impotentes contra o oídio das rosas, é necessário avançar para medidas mais radicais de luta - para pulverizar com fungicidas: medicamentos destinados ao tratamento de doenças fúngicas.

Atualmente, uma grande seleção de biofericidas e fungicidas sistêmicos está à venda.

Entre os fungicidas sistêmicos, os mais utilizados são: Skor, Fundazol, Maxim, Topázio, Bactofit, Fundazim, Quadrice.

Na busca de meios, do que processar rosas do oídio, os jardineiros recorrem aos bio fungicidas recomendados, que incluem:

  1. "Fitosporina-M".
  2. "Alirin-M".
  3. "Gamair".
  4. "Planrys"
Essas drogas são menos perigosas para o meio ambiente do que os fungicidas convencionais, mas também são menos eficazes e têm menor validade. O tratamento com eles exigirá mais do que produtos químicos antifúngicos convencionais. As regras e termos de pulverização podem ser encontrados nas instruções na embalagem das preparações.

Recomendações para tratamento com fungicidas:

  1. Os tratamentos devem ser realizados com um intervalo de 10 a 14 dias.
  2. É melhor pulverizar à noite.
  3. As drogas devem ser alternadas, uma vez que o fungo que causa a doença pode se acostumar com a substância ativa na composição deste ou daquele remédio.

Importante! Ao pulverizar com produtos químicos, as precauções pessoais de segurança devem ser seguidas. O tratamento deve ser realizado em um dia seco e sem vento. O corpo é protegido com um traje especial, os olhos - com óculos, nariz e boca - com uma máscara.

Assim, o oídio é uma das graves doenças fúngicas às quais muitas plantas são suscetíveis. Infelizmente, as lindas flores do jardim não são exceção. No entanto, sabendo as informações necessárias sobre as causas do oídio em rosas e como lidar com isso, você pode mantê-lo fora de seu jardim de rosas, observando medidas preventivas. Se você não pode evitar a doença, então use receita comprovada de remédios populares ou fungicidas, e ela sempre se afastará de suas flores.

Assista ao vídeo: Poderosa receita caseira contra fungos nas plantas, compartilhe jardinagem

Pin
Send
Share
Send