O nitrogênio é um elemento químico importante para o crescimento das plantas. Infelizmente, do solo evapora constantemente para a atmosfera, por isso é importante que os jardineiros reponham regularmente a deficiência de nitrogênio no jardim para uma boa colheita. A fonte de nitrogênio pode ser fertilizantes orgânicos - guano, esterco, composto, mas sua aquisição requer custos de material.
- Conteúdo de fezes
- Posso usá-lo em sua forma pura
- Fertilizando o jardim
- Banheiro de turfa
- Pilha de compostagem
- Sob quais culturas fazer adubo
- Fertilizantes fecais
Conteúdo de fezes
Existe outra fonte extremamente próxima e acessível de matérias-primas para a produção de fertilizantes orgânicos de nitrogênio-fósforo - um banheiro doméstico. Regularmente há uma questão de reciclagem de seu conteúdo, com observância de normas sanitárias e ecológicas. Dominar a tecnologia de usar fezes para fertilizar o site ajuda a resolver esses problemas. O conteúdo do banheiro da casa de campo está saturado com substâncias minerais e orgânicas, que permite que matérias-primas, como fezes, sejam usadas na produção de fertilizantes.
- nitrogênio - 1,3%, principalmente na forma de amônia;
- fósforo - 0,3%;
- potássio - cerca de 0,3%.
Posso usá-lo em sua forma pura
Na forma "pura", o conteúdo das fossas é usado extremamente raramente. Existem várias razões para isso:
- Este método não é higiénico, não é recomendado para culturas hortícolas e bagas.
- Possível contaminação do solo e águas subterrâneas.
- Salga e alcalinização do solo, aumentando o teor de cloro.
- A maior parte do nitrogênio é perdida.
- O método é bastante trabalhoso.
Em uma série de países a usar fezes como fertilizante na sua forma natural é proibido por lei, dado que a produção de adubo a partir de resíduos humano grandes empresas ocupadas. As fezes contêm mais de 20 espécies de bactérias condicionalmente inócuas. Estando em diferentes partes do intestino, eles desempenham uma função única, ajudando a assimilar os alimentos. Entrando em outras partes do sistema digestivo, algumas bactérias, por exemplo, E. coli, clamam por doenças infecciosas sérias. Você também pode se infectar com parasitas, então não vale a pena fertilizar o jardim com fezes humanas.
Ao usar matéria fecal, como qualquer fertilizante, você precisa observar certas regras de segurança.
Alguns especialistas permitem o uso de fezes em sua forma pura, como fertilizantes para plantas ornamentais e sebes. No outono, quando a colheita das fossas, quando a colheita é coletada, ao lado de plantas cavar uma vala de 0,5 m de profundidade, comprimento - se necessário. Na trincheira, o conteúdo da fossa é derramado, coberto de copiosas quantidades de terra da trincheira.Tamped.
Em outras fontes, sugere-se que o conteúdo do vaso sanitário seja gotejado 1-2 vezes por semana a uma profundidade de 30-40 cm em várias partes do jardim. O principal é não repetir e aplicar fertilizantes consistentemente, a lugares diferentes, observando o intervalo de vários meses. Além do banheiro limpo regular, o bônus é que moles e ratazanas estão com medo do cheiro de fezes e deixam o jardim.
Para a preparação de soluções e infusões para alimentação, as fezes não podem ser usadas.
Fertilizando o jardim
Existem maneiras mais eficazes, estéticas e seguras de fazer fertilizantes a partir de fezes humanas (em casa).
Banheiro de turfa
Alternativa para o acúmulo de fezes no esgoto, onde eles se tornam um terreno fértil para moscas e odores desagradáveis - um banheiro de turfa. Para o seu dispositivo você precisa:
- Tanque ou caixa, volume suficiente (15-20 litros), não permitindo água.
- Turfa seca, resíduos de palha ou serradura - o material mais baixo é adequado.
- Superfosfato - a sua adição ao tanque, em doses mínimas, irá remover completamente o odor e as moscas, irá reter a concentração de nitrogênio.
Pilha de compostagem
A próxima etapa do processamento no fertilizante de "matérias-primas" fecais do banheiro de turfa é a fermentação e a desinfecção, que exigirão uma pilha de composto. Nela, durante a decomposição da matéria orgânica, uma temperatura de + 50-60 ° C, que é prejudicial à maioria dos parasitas e bactérias nocivas, é alcançada e mantida por um longo tempo. Ao mesmo tempo, o nitrogênio e outros microelementos formam compostos facilmente assimilados pelas plantas.
Escolha uma plataforma de forma redonda ou quadrada, na qual derramou:
- camada de turfa ou serradura 30-40 cm;
- Cinza de madeira (do fogão, lareira ou churrasqueira).
No centro, faça um sulco no qual o conteúdo do vaso sanitário esteja espalhado por 20 a 30 cm, alternando-os com camadas de turfa ou serragem. O teor de umidade da turfa não deve exceder 60%. Camada superior de turfa ou serragem, com 20 cm de espessura. O conteúdo da pilha, sem bater, coberto com polietileno, de modo a não cair precipitação. A altura máxima do heap é de 1 a 1,5 m. Uma temperatura suficientemente alta para a desinfecção é armazenada no centro da pilha, de modo que os fertilizantes são retirados de lá para serem aplicados ao solo, e a massa nas bordas da pilha é movida para o centro na próxima aba.
Para acelerar o processo de fermentação no composto durante a postura, você pode adicionar drogas biologicamente ativas. A maturidade da maturação do composto com este método de bookmarking é de 2 a 3 meses, pois a segurança é dobrada.
Adicionando terra a esses montes reduz a temperatura e piora o resultado, o composto não amadurece. Ovos de vermes morrem na pilha de compostagem com o solo depois de um ano e meio.
Sob quais culturas fazer adubo
O uso de composto é determinado pelos critérios:
- Normas de segurança e saúde.
- Qualidade do solo.
Em termos de segurança para a saúde, jardineiros mais cautelosos permitir a introdução de uma idade de pelo menos um ano e meio no poço de composto quente do composto fecal para essas culturas:
- árvores frutíferas, nozes;
- uvas;
- culturas que usam depois de cozinhar - batatas, abobrinha;
- cereais, girassol;
- gramados, sebes e canteiros de flores.
- queimar as raízes das plantas;
- mudar a acidez do solo;
- oversaturá-lo com elementos micro e macro.
Fertilizantes fecais
Nos Estados Unidos, o Milogranit é produzido a partir de fezes de maneira industrial, utilizando processos de calcinação, desinfecção e fermentação. Use esses fertilizantes apenas para plantas ornamentais e grama. No cultivo de comida eles não são usados. Também no mercado é humate de potássio, o fertilizante também é obtido através do processamento industrial de fezes.
Os fertilizantes das fezes urbanas contêm muitos sais de metais pesados que se acumulam no solo e nas frutas.