oídio (e pepelitsa, lavanderia) - doença muito comum e perigosa que aparece nas plantas de interior e exterior e requer tratamento imediato.
- O que é perigoso e de onde vem?
- Sinais de derrota
- Como lidar com o oídio
- Prevenção
- Remédios populares
- Ataque químico
O que é perigoso e de onde vem?
O oídio é perigoso para as plantas, não só por sua perda de apelo decorativo, mas também quando esta doença ocorre, a planta perde nutrientes, os processos de fotossíntese, respiração e evaporação são interrompidos. Tudo isso leva ao fato de que as folhas começam a murchar e morrer.
Através dos pecíolos das folhas, a doença passa para os rebentos jovens, que por sua vez morrem mesmo com insinuações de frio, porque ainda não se formaram.
Esta doença é perigosa não só para folhas e brotos jovens, ela infecta completamente toda a planta, o que leva a consequências irreversíveis e morte.
- a humidade elevada e uma temperatura de cerca de 25 ° C;
- com alto teor de nitrogênio na terra;
- com vegetação densa;
- se o regime de irrigação não for respeitado. Por exemplo, você não deve freqüentemente regar as flores antes que a camada superior do solo seque. Ou overdry o solo e, em seguida, despeje uma grande quantidade de água. Tais ações levam ao enfraquecimento da imunidade e infecção subseqüente.
- por via aérea (de plantas já afetadas);
- através da água, que é regada;
- através das mãos (desde que você tenha tocado a planta doente, e depois para a saudável);
- através de parasitas de insetos.
Sinais de derrota
Derrota peplitsej mostra-se por isto em folhas, ramos jovens, frutos há um toque de cor branca (às vezes outro) na forma de lugares, este toque representa um mycelium.
Em seguida, cresce os chamados frutos marrons, que contêm esporos do fungo. Estes frutos podem ser facilmente notados, seu diâmetro é de 0,2-0,3 mm.
A infecção começa a afetar a planta das folhas, que estão mais próximas da superfície do solo, e depois passa para toda a planta.
Como lidar com o oídio
Oídio pode aparecer na rosa interior, petúnia e outras plantas de interior, em seguida, vamos olhar para os métodos de prevenção e como lidar com a doença, se já apareceu.
Prevenção
Para as cinzas não começam em suas flores interiores, você deve seguir algumas medidas de prevenção e cuidado das plantas. Para evitar a infecção, você precisa:
- Gaste anualmente com permanganato de potássio ou polinização com enxofre, preferencialmente do final de maio até o início de setembro.
- O uso freqüente de fertilizantes nitrogenados não é recomendado. E para fortalecer a imunidade, é melhor usar fertilizantes de fósforo ou potássio.
- Recomenda-se ventilar a sala com frequência, mas é muito importante evitar correntes de ar.
- Evitar o aparecimento de pulgões e sarna, estes parasitas promovem a propagação e penetração rápida de oídio na planta.
- Não é recomendado usar o solo de uma dacha para plantas de interior.
Remédios populares
Existem muitos remédios populares para o oídio, mas vamos considerar o mais eficaz deles:
1. Uma solução de bicarbonato de sódio e sabão em pó.
Esta solução é preparada da seguinte forma: 0,9 l de água são adicionados 4 g de bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de sabão (sabão serve glúten). A mistura resultante deve ser pulverizada na planta para que caia em ambos os lados das folhas. Spray não deve ser mais do que duas vezes por semana. 2. Tratamento com soro.
O soro de leite habitual deve ser diluído em água nas proporções de 1:10. Em contato com as folhas, tal solução cria um filme que complica a respiração do micélio, e a planta recebe nutrientes adicionais. A pulverização deve ser realizada a cada três dias durante 12 dias.
Para preparar a solução, tome 100 g de cinzas e misture 1 litro de água quente.A mistura resultante é insistida por cerca de uma semana. Em seguida, o líquido é derramado em outro recipiente limpo, adicione um pouco de sabão e misture.
Spray esta solução é desejável todos os dias durante 3-4 dias. E a cinza restante é agitada com água e regada a planta.
4. Solução de mostarda.
Em um balde de água morna, adicione 2 colheres de sopa de mostarda em pó, mexa e deixe descansar por um dia. Esta solução pode ser pulverizada ou regada. Spray deve ser a cada dois dias durante uma semana.
Ataque químico
Os produtos químicos do oídio devem ser usados somente se a doença for severamente afetada. Os fungicidas mais ativos são considerados: "Topázio", "Fundazol", "Skor", "Vitaros", "Amistar".
O tratamento com fungicidas deve ser realizado, seguindo as instruções que acompanham o medicamento, e observando a segurança. Tais drogas não devem ser armazenadas de forma diluída. Oídio é uma doença muito insidiosa e perigosa para a planta.Mesmo se você conseguiu superá-lo, você não deve relaxar, ele pode retornar em um ano ou mais cedo. Portanto, a melhor maneira de combatê-lo é a prevenção.