Um produtor de vegetais que cultive tomates deve estar ciente das doenças que podem afetar essa cultura em diferentes estágios de seu crescimento e desenvolvimento. Este é um requisito obrigatório para quem deseja uma colheita saudável e generosa, com bom gosto. Além disso no artigo vamos falar sobre fusariose - uma doença muito comum dos tomates. Vamos descobrir o que é, quais são os principais sinais da doença e também como podemos combatê-la.
- Qual é a doença e de onde vem?
- Do que perigoso
- Sinais de derrota
- Como prevenir a doença
- Conformidade com rotação de culturas
- Preparação de Sementes de Preplantes
- Desinfecção do solo
- Mergulhe as raízes das mudas na solução
- Outras medidas de prevenção
- Preparativos contra fusariose
- Biológico
- Químico
- É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento
- Variedades Sustentáveis
Qual é a doença e de onde vem?
Fusarium é uma doença fúngica comum e muito perigosa. Esta doença infecciosa pode ser causada por fungos do gênero Fusarium. Pode se manifestar em quase todas as regiões climáticas.
Fusarium afeta os tecidos e sistema vascular da cultura vegetal.A planta desbota, raízes e frutas começam a apodrecer. O problema também é o fato de que o agente é capaz de ser um longo tempo no solo e em restos de plantas, seguido por uma nova força para bater novoposazhennye cultura.
Provocar o aparecimento da doença também pode ser afetada mais cedo e plantando a semente. No entanto, tal como referido por cultivadores experientes, a falta de luz e plantações de maior espessura também podem causar Fusarium. Igualmente importante é o fator ambiental. Se o jardim está localizado não muito longe da produção industrial de grande volume, ele também pode afetar negativamente o rendimento da cultura de tomate.
Entre outras coisas, causar fusariose vascular podem ser espaçadas de água subterrânea, um excesso de qualquer falta de azoto e fertilizante contendo cloro, rega excessiva ou ausente, um erro na rotação.
Do que perigoso
Antes de aprender a lidar com a fusariose do tomate, você precisa entender o perigo que representa para uma determinada cultura. A fusariose começa seu impacto negativo decaindo o sistema radicular.
O fungo penetra inicialmente do solo até as menores raízes, após as quais se transforma em maiores, à medida que as plantas se desenvolvem. Em seguida, a doença penetra o caule no caule e se espalha para as folhas.
As folhas inferiores murcham rapidamente, as outras se tornam aguadas. Vasos de pecíolos e folhagens tornam-se fracos, lentos, começam a cair ao longo do caule. Se a temperatura do ar cair abaixo de 16 ° C, as plantas de tomate morrerão rapidamente. Se você não tomar nenhuma medida para tratar a planta, então dentro de 2-3 semanas a colheita será completamente destruída. É por isso que é muito importante começar a lutar com essa doença o mais rápido possível.
Sinais de derrota
Os sintomas se manifestam de baixo para cima.
- Inicialmente, a doença pode ser notada nas folhas inferiores da cultura do tomate. Depois de algum tempo, a fusariose afeta outras partes do mato. A folhagem fica pálida ou amarela, as veias começam a clarear.
- Os pecíolos das folhas são deformados, e as próprias folhas são torcidas em túbulos, após o que elas caem.
- Os principais brotos da cultura do tomate começam a murchar. Depois de um tempo a planta completamente murcha e morre.
- O último estágio da doença é a morte do sistema radicular.
- Em clima úmido, as raízes podem ter um tom claro nas raízes e, no calor, os sintomas se tornam ainda mais intensos.
Como prevenir a doença
Aqui estão os principais métodos de prevenção, que ajudarão a reduzir a probabilidade de fusariose de tomates.
Conformidade com rotação de culturas
Evitar o murchamento do tomate é muito mais fácil do que tratá-lo. Primeiro de tudo, é importante observar as taxas de rotação de culturas no site. Recomenda-se plantar cultura de tomate todos os anos em uma nova cama.
Bons predecessores são berinjelas, pimentas, physalis e batatas. Ainda é altamente desejável introduzir um grande número de fertilizantes orgânicos sob os predecessores.
Se isso for feito, não será necessário plantar o solo com fertilizantes contendo nitrogênio, o que pode provocar a formação de fusariose.
Preparação de Sementes de Preplantes
Para proteger as plantas contra doenças fúngicas, recomenda-se a realização de curativos antes da semeadura. Para isso, é utilizado o grupo benzimidazol, que inclui "Fundazol" e "Benazol".
Eles precisam vestir a semente duas semanas antes de semear. Para 1 kg de sementes será necessário cerca de 5-6 g da droga.
A droga deve ser dissolvida em água, após o que a solução final é despejada em uma pistola manual. As sementes precisam ser colocadas em um recipiente. Com a ajuda de um spray, você precisa polvilhar as sementes e misturá-las, espalhando uniformemente o produto sobre a superfície.
Depois de 20 a 30 minutos. A semente deve ser polvilhada para secagem completa, depois colocada em sacos e deixada para ser armazenada até o período de semeadura.
Desinfecção do solo
Antes de plantar tomates na parcela, a cama também precisa ser descontaminada da fusariose. Antes de plantar uma cultura de tomate, o solo deve ser desinfetado com sulfato de cobre, 70 g dos quais devem ser diluídos em um balde de água.
Também no chão, você pode fazer farinha de dolomita ou giz,o que também ajudará a reduzir a probabilidade de fusariose, porque os fungos, patógenos não gostam de um tipo neutro de solo, em que há muito cálcio.
No outono, após a coleta, você pode regar o local com cal (100 g por 1 m2). Também no período de outono é possível trabalhar uma cama com uma solução de permanganato de potássio ou uma mistura de cinza e enxofre em pó.
Mergulhe as raízes das mudas na solução
Alguns caminhoneiros praticam não apenas o processamento de sementes e solo, mas também mudas antes do plantio. O sistema radicular das mudas de tomate pode ser mergulhado na solução antifúngica por alguns segundos, após o que é permitido secá-lo um pouco e realizar o plantio no solo.
Outras medidas de prevenção
Entre outras coisas, o jardineiro deve saber sobre outros métodos de prevenção de doenças fúngicas:
- Para provocar o desenvolvimento de fusariose pode ser o solo excessivamente umedecido e alta umidade.A este respeito, é necessário ventilar a estufa tão frequentemente quanto possível, se os tomates crescerem nela, e não no leito aberto.
- Também é importante soltar o solo e desinfectá-lo antes de plantar tomates. É necessário esterilizar com álcool todas as ferramentas de trabalho - facas, tesouras, fio, fio (material de liga).
- A cultura do tomate requer uma quantidade suficiente de luz. Portanto, se houver falta de luz natural, é necessário usar lâmpadas incandescentes.
- É importante garantir as condições de temperatura das plântulas de tomate na faixa de 16 a 18 ° C.
- As sementes não devem apenas ser vestidas, mas também aquecidas antes da semeadura.
- Os arbustos de tomates recomendam-se de vez em quando a colina a uma altura de 13-15 cm.
- Para oprimir os fungos patogênicos, um filme preto pode ser usado para cobrir os leitos.
Preparativos contra fusariose
As drogas que ajudam a combater a fusariose são divididas em biológicas e químicas. Vamos considerar cada um deles em detalhes.
Biológico
As preparações biológicas, que são usadas para o tratamento da fusariose, não possuem componentes químicos em sua composição.Esta é uma combinação de bactérias que ajudam a combater o fungo.
O princípio de sua eficácia é bastante simples: quanto mais bactérias boas no solo, menos microorganismos prejudiciais existem. As formas de usá-los são as seguintes:
- A "trichodermina" é introduzida no substrato para plântulas de tomate. Pegue 2 g de fundos para cada arbusto.
- O mesmo "Trichodermin" pode ser adicionado ao solo a uma taxa de 1 kg por 10 sq. M m.
- Tomates, que já estão plantados no jardim, são despejados com uma solução de "Planrys" ou "Pseudobaktrina-2". Uma solução é preparada de acordo com as instruções. Um arbusto precisará de cerca de 100 ml de líquido.
Outros agentes biológicos que podem ser usados na luta contra a fusariose são Trichocin, Alirin-B e Gamair. Para aqueles que cultivam tomates em larga escala, isolados avirulentos podem ser de interesse. Isto significa para processamento em grande escala do território. Eles são capazes de ocupar o local com bactérias úteis, aumentando assim a resistência da cultura a organismos patogênicos.
Químico
Os produtos químicos são mais eficazes que os análogos biológicos. Mas eles têm uma desvantagem muito importante: depois de processar o site com esses meios por várias semanas você não pode consumir as frutas que crescem lá.
Isso deve ser lembrado e processado pelo menos 3 semanas antes da colheita esperada.
Como mostra a prática, para combater a murcha do fusário, uma grande quantidade de farinha de cal ou dolomita deve ser introduzida no solo. Você também pode tratar arbustos de tomate com uma droga contendo cobre e uma solução de permanganato de potássio.
É possível lutar na fase ativa do desenvolvimento
O Fusarium é uma doença muito perigosa do tomate, porque tanto os esporos como os fungos que provocam a doença são muito resistentes ao ataque químico. O fato de que a maioria dos fungos não são plantas fora e por dentro, e é por isso removê-los é extremamente difícil e às vezes impossível de fazer. A plântula, que foi severamente afetada pela doença, não pode mais ser tratada. É necessário, em tais casos, remover os tops com as raízes e queimar, porque a colheita foi ainda não saiu, ea infecção do arbusto do paciente será distribuído para a saúde.
Se o em jardineiro não tomará nenhuma ação para o tratamento da cultura de tomate, a colheita será destruído em apenas 2-3 semanas por um longo tempo.
Variedades Sustentáveis
Variedades de tomates que não sucumbem ao murchamento, praticamente não existem. Mas há aqueles que aumentaram a resistência ao Fusarium. Eles são híbridos "Plot", "Carlson", "Rusich" e "Sunny".
Além disso, como mostra a prática, relativamente resistentes são aquelas variedades de tomates que têm um longo período de formação de frutos. Você pode nomear variedades como "De Barão", "Andorinha", "Meron F1", "Orco F1", "Gigante Rosa" e outras.
Aparentemente, o fusarium wilt é uma doença extremamente desagradável e perigosa. É muito importante diagnosticar com o tempo a sua presença no local, a fim de tomar medidas o mais rapidamente possível e tratar as plantas. A opção ideal é a prevenção da qualidade e a rotação adequada das culturas.