Colonnay veio até nós desde as florestas tropicais da Latina e América Central (Colômbia, Brasil, Panamá, México, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Bolívia), onde, naturalmente, são epífitas (plantas que estão permanentemente ligados a outras plantas, muitas vezes - para as árvores).
Em nossa região, esta flor é usada como uma planta de casa, que é muito bonito em flor, às vezes chamado de "peixinho". Neste artigo iremos discutir sobre os tipos de Columna, sobre as regras de cultivo e cuidados, bem como sobre como lidar com pragas e doenças de flores da América Latina.
- Descrição
- Tipos populares
- Plantio e solo
- Condições
- Temperatura
- Iluminação
- Humidade do ar
- Reprodução
- Cuidado
- Rega
- Fertilizantes e fertilizantes
- Transplante
- Doenças e pragas
Descrição
Em tenra idade, o columbine tem brotos apontados para cima. Com o tempo, eles começam a cair, pois seu tamanho está aumentando constantemente. Esta flor é uma planta perene tropical perene que tem um frágeis mas carnudas videiras, alcançando comprimentos de 10-12 cm. Vine aqueles revestidos com uma camada de espessura folhas perseguidas.Folhetos na columbine tem um formato de coração, coberto com um revestimento brilhante, as pontas são ligeiramente afiadas. O comprimento das folhas pode ser diferente e, em alguns casos, pode chegar a 12 cm, sendo que tanto a parte aérea como as folhas dessa flor são cobertas com pequena pubescência de cor branca.
A planta floresce no inverno ou no início da primavera, já que é nessa hora que chega o verão. As flores da columbia são muito bonitas, as características são semelhantes às da orquídea, podem chegar a um comprimento de 5-7 cm.A cor das flores varia: laranja brilhante, amarelo escuro, rosa, etc.
Tipos populares
Existem mais de 200 espécies de colums, muitas das quais permaneceram a crescer em uma área habitual. No entanto, algumas espécies dessas flores há muito se espalham por todo o mundo e são cultivadas como plantas ornamentais em varandas, terraços, como decorações em canteiros de flores e jardins.
Uma das espécies populares da espécie columina é a Carnaval. Esta flor tem muitas folhas grossas de tamanhos pequenos, que são cobertas com revestimento brilhante e pubescência fina e esbranquiçada. As flores do Carnaval são pintadas na cor amarela brilhante, contudo nas bordas há uma franja bordô.
Coluna de Allen veio para nós do Panamá. Este país, que está localizado no sul da América do Norte, abrigou em sua floresta uma bela planta, cujas flores são bastante grandes (cerca de 8 cm) e têm uma cor vermelho-laranja. Os folhetos desta espécie são pequenos, elipsoidais. Os brotos estão rastejando ou balançando, que estão constantemente aumentando de tamanho.
Colonne Krakatoa - provavelmente a espécie mais comum desta planta no território do nosso país. Foi trazido por criadores especialmente para o cultivo e cuidado em casa. Derivou Krakatau da Coluna de Bancos, cuja pátria é considerada uma grande parte da América do Sul e Central. Krakatau recebeu seu nome em homenagem ao vulcão do mesmo nome, que, durante a erupção, dá todas as mesmas cores que podem ser vistas na flor da Colonne Krakatoa. As folhas desta flor têm a forma de uma elipse alongada, pintada em uma cor verde escura saturada.Esta planta floresce com flores vermelhas ardentes, atingindo um comprimento de 10-12 cm.
Colunata vermelho-sangue é também um convidado frequente de amantes de plantas ornamentais exóticas do nosso país. Esta flor é um pouco diferente de suas contrapartes: tem folhas maiores (até 30 cm), flores são formadas em grupos e têm cor vermelho brilhante pubescence, atira lignificadas e longos (até 1,3 metros). A terra natal da planta vermelho-sangue é considerada as regiões montanhosas das Antilhas.
Coluna dos Bancos tem brotos semi-extensíveis razoavelmente longos (o comprimento chega a 1 metro). As folhas são cobertas com um revestimento de cera, a parte de baixo tem grandes manchas vermelhas. As flores são tubulares, laranja-vermelho-amarelo, atingindo um comprimento de 6 cm.
Pátria Colunas de Shida são as florestas úmidas do México. Shida tem brotos grossos, atingindo um comprimento de 1,5 metros. A flor cresce como um representante brilhante de arbustos. Tem folhas ovais oblongas, pontiagudas e levemente fofas, a parte inferior das quais é coberta por manchas avermelhadas. Floração kolumneya Shida muito bem, tem muitas flores vermelho-marrom, tom amarelo-bege (cor que assemelham-se chitas).A partir deste tipo de flor, outras subespécies são derivadas por seleção, que são amplamente utilizadas no design decorativo e paisagístico.
Plantio e solo
O solo para esta planta ornamental pode ser comprado em qualquer loja de flores. Se você não tem essa possibilidade, então prepare você mesmo: nós pegamos 50% da terra do gramado, 25% do húmus, 12,5% do composto e 12,5% dos pedaços de musgo esfagno e pequena serragem. Esta não é a única combinação de composição do solo para o "peixinho dourado". Por exemplo, em vez de compostagem, você pode adicionar top turfa e, em vez de serragem - vermiculita.
Como o aquilégia é uma flor com longos brotos, ele deve ser cultivado em um vaso suspenso ou em um pedúnculo. Escolha uma capacidade de plantio ampla o suficiente, mas não deve ser muito profundo. O material do recipiente para o plantio não importa muito, o mais importante - a presença de furos no fundo para o escoamento do excesso de líquido.
Cultive o charme latino-americano de estacas, e para que a planta seja chique e exuberante, um vaso deve ser plantado com pelo menos 4 estacas. Se apenas um corte é plantado, depois de um tempo ele precisa fazer um beliscão, então você ajudará no crescimento de brotos adicionais.E não se esqueça de todas as regras de cuidado, caso contrário a flor terá qualidades decorativas pobres.
Condições
Para o crescimento normal e floração da columbina, é necessário criar condições ótimas e monitorar constantemente a temperatura, iluminação e umidade do ar.
Temperatura
A partir da temperatura do ar na sala, onde a flor está contida, muito dependerá, incluindo floração exuberante ativa. Na estação quente, a flor deve criar um regime de temperatura, que variará de 22 a 28 ° C. De dezembro a fevereiro (cerca de 45-55 dias), a columina deve estar em uma sala com uma temperatura de +12 ... +16 ° C. Tal regime de temperatura contribui para o processo normal de formação de gemas.
Uma baixa temperatura durante o inverno fornecerá um marcador ativo dos rins e uma exuberante floração. Se você mantiver a planta em baixas temperaturas por menos de 40 dias, então o efeito decorativo desejado da planta não pode esperar. Quando os primeiros brotos minúsculos começarem a aparecer, o columbino deve retornar a um regime de temperatura elevado.
Iluminação
O melhor lugar para "peixinho" em sua casa se tornará uma janela leste ou oeste, onde a flor vai cair uma quantidade suficiente de luz ambiente. Para colocar uma flor exótica na parte norte da casa não deve ser, porque a luz virá um pouco, mas o suficiente kolumneya planta photophilous. Se você colocar um vaso com uma planta no lado sul da casa, no verão ele deve pritenyat, como os raios do sol quente do verão pode causar queimaduras pequenas folhas e rebentos de Columna. No período entre o final do outono e o início de fevereiro, o "peixinho dourado" é melhor colocado na janela sul ou sudeste. Se os raios do sol no inverno em sua área é pequena, é necessário para iluminar artificialmente Columna por uma luz branca ou luz do dia.
Humidade do ar
Columna são o lar de florestas tropicais da América Latina e Central, onde não há sol ardente constante, mas parte dos "convidados" são precipitação. Portanto, em casa, é necessário criar artificialmente uma umidade ideal para esta planta. A cada 2-3 dias é recomendado para pulverizar as flores pura água filtrada, a temperatura deve ser +20 ... +22 ° C.Também 1-2 vezes por mês é necessário verter abundantemente a coroa da planta com a água morna e logo secar a flor em um lugar quente escuro.
Desde que no habitat natural o columbine não teve um período expresso do resto, então, criando artificialmente, é possível aumentar a frequência da floração do "peixe dourado". No inverno, além de baixas temperaturas e iluminação reduzida, tente também manter um pouco de umidade baixa. Isso é feito por 28 a 33 dias. Durante este período, a flor exótica tem tempo para formar a quantidade certa de botões florais.
Reprodução
Você pode propagar Colunas de duas maneiras: estacas e sementes. O segundo método é um procedimento bastante complicado e praticamente não é utilizado por produtores amadores (quando se cultivam sementes, devem ser construídas estufas especiais nas quais a temperatura, a umidade e a iluminação constantes são mantidas). A multiplicação de sementes é usada por criadores profissionais, que trazem constantemente novas espécies de colmos.
Estacas para plantar "peixinho" deve começar no meio ou no final de fevereiro. Com esta finalidade as dicas de tiro de 4-6 cm de comprimento usam-se, no qual há 3-5 folhas. O recipiente de cinco centímetros plantadas mudas 3-4 (você pode usar o recipiente cassete e plantou uma das estacas). Mudas precisam de rega diária, e a tampa compreendem pelo 20 ... 22 ° C. No entanto, a umidade excessiva não pode tolerar os jovens estacas (Acontece que as folhas começam a apodrecer).
Substrato para estacas preparados a partir de três partes iguais, húmus, areia de rio e folha de terra. Depois que as mudas jovens criam raízes, elas devem ser transplantadas para recipientes maiores. O substrato deve ser cozido da mesma maneira, mas adicione um pouco mais da terra da folha. Reprodução Columna - um processo bastante delicado, e depois de as estacas são plantadas para eles precisam de cuidados especiais, que envolve a fertilização, rega, iluminação, controle de temperatura, etc. Adubação estacas enraizadas devem ser implementadas com a ajuda de fertilizantes complexo a cada semana para 2 .. 2,5 meses, e depois novamente para produzir uma mudança no recipiente mais profundo.
Cuidado
Se você quer que seu columbine mostre todas as suas melhores qualidades decorativas, você precisa cuidar dele de uma maneira oportuna e apropriada.
Rega
Água para regar o seu quarto "milagre" deve ser insistido por um dia. Você pode retirar o líquido diretamente da torneira e deixá-lo em um local escuro e ventilado por um dia (em uma condição aberta, para que todos os cloretos e outras substâncias nocivas se volatilizem). A temperatura da água para irrigação deve ser + 20 ... +22 ° С. Um ligeiro excesso deste valor é permitido, mas é proibido o uso de água para irrigação, cuja temperatura está acima de +30 ° С.
Note-se que o solo no recipiente com a flor deve sempre permanecer úmido, mas não molhado (lembre-se que o Columbine em nada se refere a culturas de arroz, e não deixam poças perto de suas raízes). Quando o solo seca um pouco, a flor precisa ser regada novamente. É melhor produzir rega frequente, mas com uma pequena quantidade de água. Deve ser lembrado que rega excessiva, bem como rega rara, pode levar à morte da planta. A frequência de rega no inverno deve ser reduzida para 1 vez por semana.
Fertilizantes e fertilizantes
Durante o período de crescimento ativo, que cai principalmente na primavera-verão, a planta precisa ser alimentada pelo menos uma vez a cada duas semanas.Para adubação é mais adequado fertilizantes líquidos, que podem ser encontrados nas prateleiras de lojas de flores. Preparações adequadas "Hertica" e "Kemira luxo". Entretanto, aqui é necessário levar em conta uma nuance importante: faça uma solução cuja concentração seja 2 vezes menor do que a indicada na instrução.
A columbia é um pouco diferente (biologicamente) de todas as outras plantas da casa, e se alimentadas sob instruções, os brotos darão um forte crescimento, e isso ajudará a suprimir a floração ativa.
Quando a usina estiver em uma fase de descanso, que geralmente dura do final de dezembro até meados de fevereiro, não será necessária fertilização. O resto do tempo, quando a flor está em baixas temperaturas, ela não deve ser alimentada mais do que uma vez por mês.
Transplante
Colônias de transplantes são produzidas a cada ano (para plantas jovens). Após 4-5 anos, as plantas são transplantadas conforme necessário (se suas raízes tiverem pouco espaço no recipiente atual). O transplante é realizado imediatamente após o término do processo de floração, enquanto os brotos são bastante encurtados, o que pode ser utilizado como material de plantio (corte de estacas jovens).O transplante é realizado em um recipiente preparado com solo, no qual são adicionados chips de coco e esfagno cortado. No fundo da panela deve ser equipado com drenagem, e o pote em si deve ter furos na parte inferior para o escoamento do excesso de líquido.
Doenças e pragas
A baixa permeabilidade ao ar na sala, bem como a umidade excessivamente alta do ar e do solo, podem causar podridão cinzenta na planta. O primeiro sinal desta doença é molde macio cinzento, que cobre as folhas e brotos do columbine. Para combater a podridão cinzenta, você primeiro precisa remover cuidadosamente a área afetada, e depois tratar a planta inteira com Zuparen, Fundazol ou Topsin (use de acordo com as instruções de uso). Às vezes um "peixe dourado" pode ser afetado por pragas, uma das quais é mosca branca. Esses insetos são pequenos em tamanho, vivem nas costas da folha e costumam voar ao redor da flor. Para combater insetos, você precisa usar preparações químicas especiais ("Aktellik", "Akarin", "Fitoverm"), cujo tratamento é realizado de acordo com as instruções 2-3 vezes com um intervalo de 3-4 dias.Além disso, ao redor da planta, você pode pendurar um velcro para moscas.
Um ácaro é provavelmente a praga mais irritante das plantas de interior que podem atingir uma columbina. Os primeiros sinais do aparecimento de um ácaro são os pontos amarelos nas folhas. Além disso, as folhas afetadas começam a cair prematuramente. Acontece que uma pequena teia de aranha aparece na junção da folha com o caule, que também sinaliza a presença de um ácaro. Para combater esta praga, a droga "Actellik" é usada. Mas antes de usá-lo, a flor deve ser bem lavada em água corrente. Se o parasita não sair da planta, então, após uma semana, o tratamento deve ser repetido.
Se anteriormente você nunca se envolveu no cultivo de colúmbia exótica, então as informações acima serão suficientes para você começar a lidar com este assunto. A coisa principal - para aderir à técnica correta do cuidado da fábrica, e a beleza da floração do "peixinho dourado" lhe agradará regularmente.