Santolina: plantio e cuidado no jardim

Pin
Send
Share
Send

Exótica planta nativa do Mediterrâneo - Santolina, um arbusto decorativo com cores incomuns e um aroma agradável, que é amplamente utilizado em paisagismo para criar um composições interessantes e leves.

  • Descrição botânica
  • Variedades populares com fotos
  • Escolha um lugar para santolina
    • Calor e sol
    • Solo para a planta
  • Plantio e reprodução
    • Sementes
    • Estacas
  • Cuidado adequado do mato
    • Como a água
    • Como fertilizar
    • Como cortar
    • Como transplantar
    • Como esconder
  • Doenças e pragas de Santolina
  • Aplicação em paisagismo

Descrição botânica

Santolina é um arbusto fortemente ramificado (meio arbusto) com uma forma arredondada e um aroma pronunciado picante. Pertence à família Sofisticada.

As flores de Santolina são coletadas em pequenas inflorescências densas e têm uma cor amarela ou creme. Uma inflorescência está localizada em uma haste fina, que se estende além da coroa por 15-25 cm As flores de Santolina, como as folhas da planta, têm um aroma picante. A planta não é alta. Dependendo da espécie, a altura da planta varia de 10 cm a 60 cm, em casos raros, atinge 1 metro.

Santolina não é flores atraentes que se assemelham a seus botões de apresentação, ea forma incomum das folhas - uma espécie, que se assemelha a um ramo de cipreste, outros - estreito, penas, alongada, prata, verde, enfeitado com ou sem.

Maravilhosamente decorar o seu jardim e floração arbustos como o Buddleja David Weigel, urze, hibisco, hortênsia, jasmim, spiraea, lilás, forsythia.

Variedades populares com fotos

O mais popular Cipreste Santolina e suas variedades. Ao Ar Livre, ela cresce até 50 cm de altura e 100 cm de diâmetro.

O caule da planta é coberto com folhas dissecadas. folhas jovens de plantas distinguem-se por uma cor verde clara, à medida que crescem, eles adquirem cor prata. Tem um sabor pronunciado de azeitona. Santolina alecrim - arbustos com folhas finas e estreitas de cor verde. Este tipo crescido como ervas e utilizado de azeitonas de decapagem. Santolina Green - o arbusto tem uma forma arredondada com folhas verdes dissecadas. Flores durante todo o verão com flores amarelas. É caracterizada pela resistência a baixas temperaturas (até -7 ° C). Santolina napolitana - o mais alto arbusto com inflorescências amarelas, pode atingir uma altura de um metro. Santolina prateado - arbusto com folhas estreitas delicados, que, quando uma cor verde clara e com o tempo foi alterado para prata.

Escolha um lugar para santolina

Santolina, como um arbusto decorativo, é cultivada em todo o mundo. planta interessante despretensiosa com uma encantadora aroma apreciados pelos jardineiros para a sua flexibilidade e capacidade de criar formas originais.

Calor e sol

A fim de obter um arbusto agradável, densa e exuberante, esta cultura deve ser plantada em lote de sol aberto. Em um local sombreado, a planta fica feia, perde sua forma decorativa, fica desarrumada. Mudas no primeiro ano de vida deve ser protegida dos ventos frios de nossas latitudes, quando o arbusto amadurece, e os seus rebentos odrevesneyut - vento será terrível.

Solo para a planta

Santolina gosta de ser o cultivo e os cuidados criado na luz, solos arenosos, seca ou áreas rochosas. No entanto, quando você cria uma camada de drenagem composto por areia grossa ou cascalho fino, ele vai crescer em qualquer solo.

Importante! Se no seu local as águas subterrâneas estão localizadas altas - cuide da drenagem de qualidade. Não deixe a água estagnar no solo, pois isso levará à morte da planta!

Plantio e reprodução

A beleza mediterrânea produz sementes e estacas no verão.

Sementes

Esta cultura pode ser reproduzida a partir de sementes. Na segunda quinzena de janeiro, é necessário estratificar as sementes por um mês. No final de fevereiro - início de março, as sementes são semeadas para mudas, um recipiente com sementes é colocado em um lugar brilhante e quente. Em duas ou três semanas, os primeiros brotos serão observados. Quando santolina terá duas ou três folhas reais, é plantada de acordo com recipientes previamente preparados. As mudas são plantadas não antes do início de junho.

Voce sabe Com a ajuda dos óleos essenciais contidos na planta, mesmo na Roma Antiga, eles se livraram de mariposas e outros insetos.

Estacas

Ao se propagar por estacas, as hastes verdes deste ano são usadas, elas são cortadas em março-abril. Os brotos inodoros não criam raízes. Com o uso do estimulador de raiz, o processo de enraizamento é substancialmente melhorado.As mudas criam raízes facilmente em um solo úmido e solto.

Cuidado adequado do mato

Santolina - planta despretensiosa, plantio e cuidado para o campo aberto não é particularmente difícil.

Voce sabe Mais cedo na medicina, Santolinum foi usado como um anti-helmíntico. E devido às propriedades anti-inflamatórias, faz parte das preparações utilizadas contra picadas de insetos e irritação da pele.

Como a água

Perene muito facilmente tolera o tempo seco e está contente com a rega rara. Rega regular é necessária para a planta para raiz apenas nas primeiras semanas após o plantio ou transplante. Não pode tolerar o clamor.

Como fertilizar

Beleza mediterrânica na natureza cresce em solos pedregosos inférteis, por isso não requer a introdução de quaisquer fertilizantes especiais. Permitiu a introdução de fertilizantes complexos durante a floração, mas os fertilizantes com alto teor de nitrogênio devem ser evitados.

Como cortar

O perene perene é cortado no período da primavera e outono, se necessário, pode ser cortado no verão para manter a forma decorativa.

Na primavera, os brotos são encurtados em dois terços do comprimento, depois disso, ele morde bem, muitos ramos laterais aparecem. A formação de um belo arbusto ocorre com a ajuda da poda.

Voce sabe MOs brotos apimentados de Santolina são usados ​​como temperos na culinária. Essa cultura tem propriedades que podem estabelecer a digestão.

Como transplantar

Como regra, os arbustos de santolini são transplantados, quando a cultura se expande e perde sua singularidade. Quando o transplante dos arbustos são divididos em várias partes - para o rejuvenescimento remover brotos velhos e doentes.

Ao plantar um novo local, os arbustos são aprofundados para que o tronco lignificado entre completamente no solo.

Na base dos brotos jovens, novas raízes são formadas e, conseqüentemente, novos brotos crescem. Após o transplante, a coroa do arbusto deve ser encurtada em um terço do comprimento do caule.

Como esconder

A beleza mediterrânea não sofre uma ligeira geada, mas pode congelar em geadas severas. Em regiões com invernos quentes, abrigos de abetos, palha e folhas podem ser construídos.

Na primavera, quando a geada diminui, o abrigo é parcialmente removido para acesso à luz e ao ar. Completamente livre a planta do abrigo no final de março.Alguns jardineiros usam uma estrutura de arame e cobrem com material de cobertura.

Em regiões com geadas severas, recomenda-se escavar essa cultura no meio do outono e colocá-la em local fresco e seco.

Importante! Destrutiva para esta cultura não é tanto geada severa como a alternação de geada com descongelamento: as raízes da planta ficam molhadas devido a neve derretida, e a geada subsequente a mata.

Doenças e pragas de Santolina

Santolina é uma planta despretensiosa, e é bastante difícil descrever pragas e doenças, porque somos nós mesmos, cuidando mal da planta.

A causa da doença pode ser:

  • local escolhido incorretamente para plantio;
  • terra excessivamente seca;
  • rega frequente;
  • sombra.

Aplicação em paisagismo

Santolina, com o plantio correto e cuidado adequado no jardim, pode tornar-se uma verdadeira decoração ou ser usado como elemento de contraste no paisagismo.

Arbusto a céu aberto é usado como pequenas cercas, sebes. Com o seu uso criar rockeries, rabatki, jardim de ervas picantes, também parece ser bom em colinas alpinas de pedra.

Assista ao vídeo: Cineraria maritima

Pin
Send
Share
Send