Por muitos anos, os cactos continuam populares entre os produtores amadores.
Eles atraem a atenção com um olhar decorativo exótico, não deixando difícil, charmoso (embora raro) floração.
Entre os diversos representantes desses exóticos, o Astrophytum possui uma demanda especial.
Descrição e origem
A terra natal do cacto é o território árido do deserto da África e do México. Pela primeira vez a flor apareceu na Europa no século XVIII, graças ao pesquisador belga Henri-Guillaume Galeotti. Em 1839, Charles Lamer introduziu o nome "Astrophytum" como um gênero separado.
Atualmente, esses cactos são geralmente cultivados como uma planta de casa. Eles se distinguem pelo cuidado despretensioso, crescimento lento, aparência exótica atraente. Caracterizado por uma forma esférica com ranhuras verticais. Algumas espécies têm espinhos, a maioria não tem. Flores "Astrophytum" no período de primavera-verão.
Tipos de cacto "Astrophytum" com uma foto
Na classificação principal existem apenas 6 espécies desta planta. Na cultura, há mais de quatro deles.
"Capricórnio" (Capricorne)
Uma espécie que cresce em áreas desérticas do México. Uma planta que ama o sol.O caule do jovem "Astrophytum" tem uma forma esférica e depois alonga e se torna cilíndrico. Em casa, cresce lentamente. Neste caso, a planta adulta pode atingir 25 cm de comprimento.
É dotado de costelas retas, pontiagudas e altas. Cor verde escuro. De cima, o cacto é coberto com flocos amarelados, especialmente perto da coroa. Farpas longas (até 8 cm), entrelaçadas, achatadas, de cor castanha escura. Flores em grandes (até 8-10 cm) flores amarelas.
A foto mostra "Astrophytum of Capricorn":
A "estrela" (Asterias)
Talvez uma das espécies mais interessantes. Em condições de quarto alcança 15-20 cm de diâmetro. A planta é esférica com uma coroa ligeiramente achatada. Perseguir com 6-8 costelas fracamente expressas. Sem espinhos. As flores são lindas, grandes (8 cm), amarelas com um núcleo vermelho.
A foto mostra Astrophytum Zvezdchaty:
"Manchado" (Myriostigma)
O mais comum na cultura. É uma planta esférica dotada de um caule verde-acinzentado com cinco costelas pontiagudas, no qual estão localizadas aréolas pubescentes sem espinhos. Flores amarelas com núcleos vermelho-laranja, grandes.Nas pessoas essa espécie é freqüentemente chamada de "mitra episcopal". O "Astrophytum" salpicado pode ser com pontos brancos ou sem eles. Há representantes com 3,4,6 costelas.
A foto mostra "Astrophytum Capsular":
"Decorado" (Ornatum)
A planta jovem tem um caule esférico que, à medida que cresce, começa a se estender para a coluna. A altura de uma planta adulta é de cerca de 30-40 cm, num ambiente natural pode crescer até um metro de comprimento. O caule é verde-escuro, dividido em 6-8 costelas levemente curvas, coberto com manchas prateadas.
Nos areoles são 6-11 espinhos finos cor amarelada, difícil ao toque, 3-4 cm de comprimento. A planta começa a florescer apenas após 24-25 anos. As flores são grandes, amarelo claro, com 6-9 cm de diâmetro.
A foto mostra "Astrophytum Decorado":
Atendimento domiciliar
Não é difícil cuidar de uma planta. Respeite as regras básicas e você não terá problemas com o crescimento do "Astrophytum".
Ações após a compra
Preste atenção ao fato de que imediatamente após a compra você precisa fazer um transplante do cacto. A capacidade e substrato em que as plantas da loja estão localizadas não são adequadas para o cultivo permanente.Eles são usados apenas para suspender temporariamente as plantas antes de serem vendidas.
Iluminação
A flor gosta de boa iluminação.
Será muito confortável para ele estar nos peitoris da janela voltados para o sul ou sudeste.
"Astrophytums" bem tolerar a exposição prolongada ao sol aberto.
Mas, nos dias quentes, recomenda-se cuidar do escurecimento do sol para proteger a flor das queimaduras.
Em clima quente, ventile a sala com mais frequência, retire a planta para respirar ar fresco.
No final do outono e inverno, recomenda-se cuidar de iluminação artificial adicional.
Temperatura
Na primavera e no verão, a temperatura na sala deve ser de 23 a 28 graus. Com a chegada do tempo frio, é gradualmente reduzido. No inverno, chega um momento de descanso. É muito importante que a flor esteja em uma sala fresca com uma temperatura de 12 a 16 graus. A planta mais confortável estará em um peitoril da janela perto da janela.
Rega e Humidade
Astrophytum bem tolera ar seco, não precisa de hidratação adicional ou pulverização com água.
Na estação quente, a rega regular é necessária - 1,2 vezes por semana. No outono, é gradualmente reduzido.No inverno, deve ser regada somente quando necessário.
Fertilizantes
Em um ambiente natural, o cacto cresce em uma área desértica onde o solo está esgotado de substâncias minerais. Ao cultivar uma casa, cresce perfeitamente sem nenhum curativo adicional. Se você quiser alimentar uma planta, é melhor torná-la um fertilizante especial para cactos e suculentas (não mais do que uma vez em 30 dias). No inverno, não se alimente.
Transplante
"Astrophytums" não gostam de transplante.
O transplante só deve ser necessário, quando o sistema radicular cresce tanto que ficará apertado na mesma panela.
Durante o transplante a flor da panela é retirada completamente com um pedaço de terra.
O sistema radicular não é lavado, não compartilha as raízes, mas é sacudido e plantado em um novo recipiente maior que o anterior.
Reprodução
A flor pode ser multiplicada facilmente com sementes. Os cortes não são propagados. Note que no Astrophytum eles rapidamente perdem sua capacidade de germinação. Para semente sementes adequadas que não tenham mais de 1-1,5 anos.
As sementes são colocadas em um substrato de turfa a uma temperatura de 20 a 23 graus e cobertas com vidro. Os primeiros tiros aparecem já em 3-5 dias.Quando os brotos jovens crescem, eles podem ser transplantados em uma panela para o cultivo permanente.
Floração
Por favor, note que para o início do período de floração, o cacto precisa de cuidados adequados no período de outono-inverno (tempo de descanso). O início da floração também depende do tamanho do recipiente. Quanto menor o pote, quanto mais cedo o cacto irá florescer.
Solo
"Astrophytums" são sensíveis ao solo. A melhor opção é comprar um substrato especial para cultivar cactos na loja. O solo deve ser leve, solto e bom para água e oxigênio. Solo de argila pesado é prejudicial para a flor.
Doenças e pragas
Como regra geral, surgem problemas quando o cuidado adequado não é tomado.
As doenças e pragas mais comuns:
- Verme em pó. Pode ser visto da patina branca cerosa que aparece na superfície do cacto. Mais muitas vezes afeta cavidades intercostais. Uma maneira eficaz de combater é o tratamento com inseticidas. Você pode tratar a área afetada com um cotonete embebido em água com sabão.
- Rotação da raiz Ocorre devido a rega imprópria (excessiva). A doença é insidiosa.É necessário enxaguar as raízes a tempo, remover as partes afetadas, tratá-las com uma solução de permanganato de potássio e transplantá-las em um novo vaso.
- Verme raiz. Isso afeta as raízes, por isso é muito difícil perceber isso a olho nu. Um meio eficaz de luta é o tratamento com inseticidas.
Atualmente, o "Astrophytum" está se tornando uma flor interior cada vez mais popular. Ele atrai a atenção com cuidado despretensioso, uma espécie exótica interessante, um belo período de floração. Esta planta é frequentemente recomendada para cultivo, mesmo para produtores iniciantes amadores. Se você lhe der o seu cuidado e atenção, vai se tornar uma verdadeira decoração do apartamento.