Um pedaço da Ásia em sua casa é o ficus "Retusa"

Pin
Send
Share
Send

Algumas décadas atrás, o ficus era tão popular que podia ser encontrado literalmente em todos os apartamentos soviéticos.

Com o tempo, ele perdeu sua popularidade, mas agora ele novamente recupera a simpatia dos amantes de plantas de interior.

Descrição Geral

Uma das espécies mais incomuns é o Retus ficus (Ficus retusa) - uma planta com um tronco denso e liso, ramificações extensas e ramificadas com folhas largas levemente alongadas e verdes.

Esta espécie de ficus é cultivada principalmente como um bonsai, o que a distingue entre outras variedades de ficus.

A terra natal desta planta é o trópico da Ásia, onde esta árvore perene na natureza atinge até vinte metros de altura.

Atendimento domiciliar

Ficus Retusa bonita despretensioso no cuidado, então pode crescer até mesmo um florista de brotamento, um amador.

No entanto, para ficus cresceu muito, você precisa ser paciente, porque esta espécie cresce muito lentamente.

Enquanto isso, a planta adulta será uma decoração excelente e original de qualquer interior, muitos anos encantando seu dono com suculentas folhas verdes.

Importante! O suco de ficus é tóxico e pode, se exposto à pele, causar vermelhidão ou irritação.

Ao cuidar da planta deve ter cuidado e realizar todas as manipulações em luvas de borracha.

Cuidados pós-tratamento

Depois que você trouxe ficus para casa, você deve encontrar um "lugar de residência" adequado para ele o mais rápido possível, onde ele ficará permanentemente.

Não coloque a planta onde há ar muito seco, ao lado das baterias e do sol escaldante. Não coloque também onde houver rascunhos.

Desde o primeiro dia, o ficus deve ser irrigado uma ou duas vezes ao dia.

No dia seguinte, você precisa verificar se o solo está suficientemente úmido: se o solo estiver seco a uma profundidade de dez centímetros, a planta deve ser regada.

Não se preocupe se, nos primeiros dias, as folhas começarem a cair do ficus - assim, ele reage ao seu novo "lar" e, muito em breve, com cuidado, ele será usado.

Rega

No verão, o ficus precisa de rega regular - o solo deve ser mantido constantemente em um estado moderadamente úmido.

No inverno, a planta deve ser regada não tão profusamente.

Em geral, a árvore normalmente reage à falta de umidade a curto prazo, mas durante o crescimento ativo, a secagem da terra é inadmissível, assim como a estagnação da água no vaso.

A coroa deve ser pulverizada regularmente, certificando-se que a água é tão pequena quanto possível.

Importante! Pulverizando a planta, é melhor usar água fervida para evitar o aparecimento de revestimento branco nas folhas. A água não deve estar fria.

Formação de coroa

No início, a planta jovem cresce de forma caótica, mas a partir do segundo ano é necessário começar a formação da coroa e executar o corte até a altura desejada.

Se os rebentos estiverem fracamente formados, siga a parte central para o suporte.

Então é necessário encurtar constantemente os processos jovens em um ou dois rudimentos de folha.

No inverno, quando a planta está em repouso, é necessário aparar os ramos que são lignificados.

Principalmente na primavera e no verão, é necessário podar novas folhas jovens e atira com o objetivo de regular corretamente o crescimento das folhas.

A parte interna da coroa também está sujeita a desbaste periódico.

Os ramos superiores são encurtados - restam apenas três ou quatro folhas, o que promove o desenvolvimento dos ramos inferiores.

Se as folhas do ficus começaram a ficar amarelas, elas devem ser removidas. O tronco, que é intensamente afetado pela umidade, pode adquirir um tom verde em sua base.Periodicamente, deve ser limpo com uma escova macia.

Solo

Para o Retus ficus, é aconselhável usar solo pronto para ficus ou palmeiras.

Você também pode preparar o solo por conta própria, misturando areia, húmus e argila em quantidades iguais.

A adubação da planta é feita por fertilizante especial para bonsai ou fertilizante universal, uma vez a cada duas ou quatro semanas no inverno e a cada semana de março a setembro.

Transplante

Três anos depois, o primeiro transplante da planta é geralmente realizado. O transplante de plantas jovens é geralmente realizado uma vez por ano, no início de março, substituindo completamente o solo.

Plantas mais maduras são transplantadas a cada dois anos, removendo cuidadosamente as minúsculas raízes, que são uma bola emaranhada no final do rizoma. Antes do novo pouso, a camada de drenagem deve ser colocada no vaso.

Reprodução

A reprodução do ficus é realizada na primavera. Este procedimento é muito simples:

  • É necessário escolher uma caça madura e cortar a sua parte superior;
  • coloque o caule selecionado em um recipiente de água;
  • após o aparecimento das raízes (geralmente em algumas semanas), o processo é plantado no solo.

Temperatura

Ficusa Retusa é bastante confortável a 15-25 ° C. No apartamento, pode ser muito tempo, e no verão, quando a temperatura na rua sobe acima de quinze graus, a planta pode ser retirada com segurança para o ar livre.

Dica: Ficus ama luz, no entanto, no verão, especialmente durante as horas do sol escaldante, deve ser protegido de raios diretos.

Fotos

Na foto o ficus "Retusa":

Benefício e dano

Devido à sua forma incomum, o feto de Retus se tornará um ornamento e destaque de qualquer interior, não apenas em um apartamento ou casa, mas também no escritório. Além disso, umedece perfeitamente o ar, satura a sala com oxigênio e até tem propriedades bactericidas.

Se você tomar cuidado e se certificar de que o suco desta planta não fique na sua pele (devido à possibilidade de causar reações alérgicas), esta planta não causa nenhum dano.

Mas, para segurança, é melhor ter um pote de ficus ao alcance de crianças pequenas.

Doenças e pragas

O cuidado com o ficus não é difícil, mas para que a planta seja saudável e feliz com suas ricas folhas verdes, é necessário levar em conta uma série de pontos:

  • rega abundante leva a apodrecer nas raízes e o aparecimento de manchas escuras nas folhas;
  • regar em pequenas quantidades pode enfraquecer a planta e provocar a queda das folhas;
  • A queda de folhas também pode ocorrer devido a correntes de ar e fortes flutuações de temperatura;
  • A umidade inadequada pode levar à perda de folhas e infecção por um ácaro.

As principais pragas do Retus ficus são a mosca branca e vários tipos de organismos sugando o suco.

Para evitar sua aparência e reprodução, é necessário monitorar constantemente as folhas no lado reverso e eliminar as pragas que não têm tempo para se desenvolver.

Mas a doença mais perigosa desta planta é a antracnose, que por engano pode ser confundido com as queimaduras que apareciam nas folhas dos raios diretos do sol.

Anos depois, o ficus reapareceu em nossas casas. Devido à sua despretensão e facilidade de atendimento, ele se tornou um favorito de muitos floristas.

Ficus Retusa, talvez, uma das espécies mais incomuns desta planta, capaz de "revitalizar" qualquer sala e trazer para ela uma atmosfera de leveza e facilidade.

Pin
Send
Share
Send