Por que as rosas ficam amarelas: as principais causas e métodos para eliminá-las

Pin
Send
Share
Send

Rosa é uma cultura caprichosa que reage fortemente a erros de atendimento, doença ou ataque de pragas de insetos. Qualquer um desses fatores causa uma mudança na aparência da planta. Na maioria das vezes, os cultivadores de flores são confrontados com uma situação em que as folhas ficam amarelas em uma rosa. É necessário descobrir a causa e ajudar a planta em um estágio inicial, caso contrário, o arbusto pode morrer.

Por que as folhas das rosas ficam amarelas: as principais razões

Antes de lutar com o desejo de folhas em rosas, você precisa descobrir sua causa

O amarelecimento repentino das folhas nos arbustos de rosas de jardim ou de interior é um problema comum. As razões para isso são diversas.

Todos os tipos e tipos de rosas de jardim

A deficiência de micronutrientes no solo, onde as rosas crescem, ocorre mais frequentemente devido ao alto teor de areia

Amarelar as hortas no outono é um processo natural de preparar a planta para o inverno, e você não deve se preocupar com isso. Mas se o arbusto começou a mudar de cor durante o período de vegetação ativa, um dos problemas o afetou:

  • A falta de oligoelementos no solo. Com deficiência de nitrogênio, as folhas ficam pálidas primeiro, depois completamente amarelas e caem. A falta de potássio e manganês causa uma descoloração das folhas inferiores ao longo das bordas. A deficiência de magnésio é expressa no amarelecimento do centro da folha, enquanto as bordas permanecem verdes.
  • Falta de sol. Uma parcela para o cultivo de rosas é escolhida em um local aberto ou ligeiramente sombreado. Se você planta arbustos na sombra, os processos de fotossíntese nas folhas são interrompidos.
  • Rega errada. Umedecimento raro ou escasso de roseiras leva à secagem do sistema radicular, resultando em falta de nutrição.
  • A doença A derrota de várias infecções primeiro causa manchas nas folhas e depois o amarelecimento e a morte. A causa pode ser manchas pretas, esfaceloma, câncer de raiz, podridão.
  • Pragas. Os insetos sugadores privam o tecido da planta dos sucos, de modo que as folhas perdem sua cor natural e secam prematuramente. Os inimigos mais comuns e perigosos das rosas de jardim: pulgões, ácaros, tripes, moscas-brancas da estufa, cigarras de rosas.
  • Um resfriamento acentuado após o calor. As mudanças de temperatura causam estresse, mesmo em variedades resistentes ao gelo. Nesse caso, é melhor para o jardineiro manter a mão de agrofibra para proteger os arbustos.

Indoor

As doenças que causam amarelecimento das folhas nas rosas de interior são geralmente causadas por cuidados inadequados das plantas.

Muitas das causas do amarelecimento das rosas de interior são semelhantes às variedades de jardins. Isso pode ser falta de luz, derrota por pragas ou doenças e falta de nutrição. Existem também fatores específicos:

  • Transplante incorreto. Um erro comum de jardineiros inexperientes é executar o procedimento imediatamente após a compra da planta. Rosa precisa de tempo para se adaptar ao microclima da nova sala. A melhor substituição do solo e da panela é feita 2 semanas após a compra. A causa do amarelecimento também pode ser um dano às raízes durante o transplante com manuseio descuidado.
  • Solo pobre. As roseiras geralmente ficam amarelas devido ao aumento da acidez do solo.
  • Rega analfabeta. Rosa está muito molhada e seca o solo. Por falta de água, as raízes morrem e deixam de nutrir as folhas. O excesso de água leva à deterioração.
  • Ar seco interior. Arbustos em miniatura de rosas em casa precisam de um nível aumentado de umidade na sala.
  • Rascunhos. A planta que adora calor congela durante a ventilação da sala. especialmente quando localizado sob a janela no inverno. Na maioria das vezes, uma rosa tropical chinesa sofre de hipotermia.
  • Queimadura solar. O problema diz respeito a plantas localizadas nas janelas do sul.

Maneiras de resolver problemas, dependendo das razões

O maior perigo para as rosas é a mancha preta, que aparece primeiro como manchas amarelas (em casos avançados, já é impossível salvar a planta), por isso é mais fácil evitar problemas

Não será possível curar a folhagem amarelada nas rosas de jardim e de interior; portanto, para manter a aparência do arbusto, ele deverá ser cortado. A remoção de partes infectadas também é necessária para evitar a propagação de infecções ou pragas. Suspender o desenvolvimento futuro do problema com uma resposta oportuna é possível das seguintes maneiras:

  • Cobertura com fertilizantes especiais balanceados. Se a falta de um microelemento específico for precisamente esclarecida, é preferível introduzir esta substância específica.
  • Regulamento de irrigação. As plantas de interior são umedecidas após a secagem da camada superior do solo por 2 a 3 cm e os arbustos de jardim são regados a cada 7 a 10 dias, para cada um que gasta 1-2 baldes de água.
  • Proteção contra doenças. A prevenção da reprodução nos arbustos de fungos e bactérias ajuda no tratamento preventivo com medicamentos Skor, Ordan, Topaz, Strobi, Raxil.
  • Controle de pragas. Os insetos precisam ser destruídos ao primeiro sinal de sua aparição nos arbustos. As rosas são pulverizadas com os preparados Actellik, Aktara, Alatar, Iskra, Inta-Vir. Nos estágios iniciais, lavar a folhagem com uma solução com sabão ajuda.
  • Aumento da umidade na sala. Se as rosas internas sofrem com o ar seco, são instalados umidificadores automáticos na sala, são feitas fontes artificiais e são colocados recipientes abertos com água. Os cultivadores de flores experientes aconselham a colocar vasos com plantas em paletes com argila expandida cheia de água durante o aquecimento ou durante os verões quentes.

Sob condições inadequadas, uma sala subiu rapidamente e começa a ficar amarela

Depois de corrigir o problema, a bucha precisa ajudar a restaurar a força. Para ressuscitação, use o seguinte esquema:

  1. Os arbustos são regados com zircão (1 ampola por 10 litros).
  2. Após 3 dias, a folhagem é pulverizada com Epin (10 gotas por 1 litro de água).
  3. Após 2 semanas, a planta é alimentada com humato de potássio.

A análise das causas do amarelecimento das folhas e a assistência oportuna à planta ajudarão a evitar a morte de arbustos. Se tudo for feito corretamente, a rosa se recuperará e continuará encantando o proprietário com uma floração luxuosa.

Pin
Send
Share
Send