Cultivo de abóbora ao ar livre

Pin
Send
Share
Send

A abóbora é uma planta herbácea pertencente à grande família de abóboras. Essa cultura é decorativa e comestível. Uma característica distintiva dos alimentos comestíveis são os frutos de grande massa, que em altas temperaturas atingem 20 kg e em climas temperados crescem até 50 kg. Sujeito a certas regras, o cuidado e o cultivo de gigantes não causam problemas aos jardineiros.

Cultivo de mudas de abóbora

Este vegetal é cultivado de duas maneiras: semeando no solo ou usando mudas. O segundo método é adequado para áreas com clima frio e permitirá que você obtenha a colheita mais rapidamente. Algumas espécies podem ser cultivadas usando arbustos pré-cultivados, como a abóbora gimnosperma.

Preparação de sementes

O primeiro passo antes do início da semeadura é a coleta de material de plantio. Isso pode ser feito de duas maneiras: compre sementes em uma loja ou remova-as das frutas existentes e depois prepare-se para o plantio. Você precisa fazer o seguinte:

  • Manter a água em 1-2 horas a uma temperatura de + 40 ... +45 ° C.
  • Enrole em um pano úmido e guarde por 2-3 dias em local quente até a germinação.
  • Após o surgimento de mudas, é possível realizar o endurecimento, principalmente para os moradores das regiões norte. Mova o tecido com sementes para a prateleira inferior da geladeira por 1-3 dias.
  • Para criar quedas extremas de temperatura: aguarde de 8 a 10 horas a + 18 ... +20 ° C e reduza os indicadores para + 1 ... +3 ° C por meio dia.
  • Fertilize, polvilhado com cinza de madeira, por 25-30 peças, 1 colher de chá é suficiente.

Essa preparação fortalecerá as mudas e futuras plantas, além de proteger contra pragas e, para um crescimento rápido, as sementes devem ser regadas com Epin.

Solo de mudas

O solo para o cultivo de mudas pode ser comprado na loja, fazendo uma escolha com base na descrição da composição da embalagem. O mais adequado - para pepinos. No entanto, a melhor opção é preparar você mesmo a mistura do solo. A melhor combinação: turfa, serragem e húmus na proporção de 2: 1: 1. No substrato resultante, você pode adicionar nitroammophoska, 5 colheres de chá de terra 1 colher de chá.

Como recipientes para o cultivo de mudas, caixas, recipientes de plástico, pré-tratados com uma solução de permanganato de potássio para desinfecção, são adequados. Na parte inferior dos vasos selecionados, são necessários orifícios para remover o excesso de líquido, fácil de fazer, por exemplo, com um furador agudo. Também é necessária uma camada de drenagem de argila expandida ou serragem, com uma altura de 1-3 cm.

Outra opção são copos de plástico descartáveis, eles também precisam de orifícios no fundo. Para não ferir as raízes delicadas ao transplantar em campo aberto, você pode usar recipientes de turfa, que, depois de mover as plantas para um local permanente, apodrecem no solo, enriquecendo-o com substâncias úteis. Diâmetro não inferior a 7-10 cm.

A terra pronta, cheia em recipientes, deve ser bem regada com chuva ou água sedimentada à temperatura ambiente.

Semeando sementes

O período médio de semeadura é de 18 a 22 dias antes do transplante de mudas para o jardim. Nas regiões do norte, é ideal fazer isso em meados de maio, de 10 a 15 de maio, o que permitirá o transplante de abóboras em solo quente. Em climas mais amenos - em abril.

Em copos descartáveis ​​e turfa, 2 peças devem ser plantadas. Ao colher, uma planta mais fraca pode ser removida ou movida para outro vaso. Você precisa aprofundar as sementes 3-4 cm no chão.

Ao cultivar uma casa, recipientes ou copos com mudas devem ser instalados nos peitoris da janela sul, se houver uma estufa, você poderá movê-la para lá. Para as plantas em pé nas janelas, é melhor fazer uma estufa a partir de um saco plástico ou filme plástico. Uma vez a cada 7 dias, o abrigo deve ser removido brevemente para ventilação. Você pode umedecer o substrato com uma pistola, a terra não deve secar. A temperatura ideal para o dia é +19 ... + 24 ° C, a temperatura média da noite deve ser ligeiramente mais baixa + 14 ... +16 ° C.

Cuidados com as mudas

Quando os brotos aparecem, é necessário remover o filme e girar os vasos a cada 3 dias para que as mudas cresçam uniformemente e não se inclinem para a luz. Se as mudas estiverem muito puxadas, você pode abaixar a temperatura em 7 dias:

  • +16 ... +18 ° C durante o dia;
  • + 11 ... +14 ° C à noite.

A rega deve ser regular, mas a inundação não deve ser feita, é melhor fazer isso em pequenas porções. É ideal usar uma pistola de pintura, tentando umedecer não apenas a camada superior, mas também umedecer o solo com 3-4 cm de profundidade. Note-se que em ambientes com alta umidade, o substrato seca mais lentamente.

Os curativos para ração também têm um efeito positivo; eles devem ser aplicados em terra levemente solta; você pode fazer isso cuidadosamente com um fósforo pontudo ou um palito de dente. Nitrofoska é adequado, que precisa ser alimentado 7 dias após o aparecimento dos brotos. Um balde de água precisa de 7-8 g de fertilizante. Se as mudas crescem em vasos separados, então 1 colher de chá é suficiente. debaixo de todo arbusto. De orgânicos, você pode usar estrume diluído em água morna 1:10, insista 12 horas. Após diluir à taxa de 1: 5 e despeje mais de 1 colher de sopa. eu sob cada planta ou 1 litro por 1 m2.

A localização ideal é o lado sul, com boa iluminação; no entanto, ao meio-dia é necessário cobrir as mudas da luz solar ativa com papel. Se tudo for feito corretamente, as hastes crescem densas, os internódios são curtos. Ao atingir uma altura de 18 a 22 cm, as abóboras podem ser colocadas em terreno aberto.

Plantio de mudas

Primeiro você precisa escolher uma cama adequada e prepará-la no outono. Para fazer isso, você precisa:

  • cavando o solo profundamente;
  • remover ervas daninhas e restos de plantas;
  • fertilizar, por 1 m2: 200 g de cal, 3-5 kg ​​de húmus e 30-40 g de adubação mineral.

O plantio de mudas no solo é necessário quando a temperatura do ar deixa de cair abaixo da marca de + 10 ... +13 ° C. Em taxas mais baixas, as plantas não serão capazes de crescer e, às vezes, começam a apodrecer no solo. As mudas devem ser colocadas no local a uma distância de 1 m uma da outra e entre fileiras de mais de 1,5 m, isso fornecerá, se necessário, uma abordagem para cada arbusto.

O melhor é fazer o transbordo com parte de um coma de terra. Isso ajudará a não danificar as raízes e as abóboras se enraizarão mais rapidamente em um novo local. Para que os brotos obtenham umidade, despeje 0,5-1 litro de água morna em cada buraco. Quando o líquido é absorvido, é possível colocar as mudas nos poços, polvilhando com o solo por cima. É melhor plantar à noite ou com tempo nublado, pois isso protegerá as mudas jovens dos raios brilhantes. A princípio, as mudas também podem ser cobertas pelo sol.

Condições de cultivo

A abóbora é considerada uma planta pouco exigente, no entanto, para seu desenvolvimento adequado e obtenção de alta produtividade, várias condições devem ser atendidas. As recomendações podem ser vistas na tabela:

FatorCondições
IluminaçãoÁreas claras, sombra parcial de edifícios, cercas e plantas altas são adequadas.
TemperaturaÓtimo +25 ° С.
SoloSolto, moderadamente úmido, nutritivo, especialmente na superfície. O meio é neutro ou com leves flutuações no pH 5-8.
Os melhores antecessoresLeguminosas, batatas, cebolas, repolho.

É perigoso plantar depois de abobrinha, abóbora, pepino, melancia ou em um local pela segunda temporada consecutiva devido ao risco de infecção por bactérias que permanecem no solo. O momento ideal para o plantio de vegetais desta família em 3-4 anos.

Método de cultivo de mudas de abóbora

Geralmente, os jardineiros são convidados a crescer dessa maneira, porque a abóbora não gosta de transplantes e se adapta pior.

Preparação de sementes

As sementes selecionadas devem ser verificadas quanto à germinação antes de aprofundar no solo. Para isso, o material de plantio deve ser espalhado em um pano úmido por 2-3 dias e, após a germinação, descartar as amostras inutilizáveis. O surgimento de mudas pode ser acelerado pela imersão do material de plantio em uma solução de humato de sódio ou potássio por um dia. A temperatura adequada para o aparecimento de brotos é de +20 ° C.

Aterragem

A área bem iluminada selecionada precisa ser fertilizada, por 1 m2 de solo, 2 baldes de húmus, 0,5 serragem, 1 kg de cinza e 1 colher de sopa. eu nitrofoski. Depois disso, o solo deve ser profundamente desenterrado e derramado com água quente.

A principal condição para o plantio é a temperatura da terra, que deve ser de pelo menos +12 ° C. A profundidade da colocação das sementes no solo depende do tipo de solo: nos soltos e leves 8-10 cm, nos argilosos 5-6 cm, nos magros, são feitos recessos de 25 a 30 cm.No último caso, os fertilizantes não podem ser dispensados: 3 baldes de composto ou verbasco 1-2 colheres de sopa. eu cinzas de madeira e 50 gramas de superfosfato. A distância entre os caroços é grande, pelo menos 1 m; se houver uma ameaça de congelamento parcial da terra, é melhor colocar sementes em alturas diferentes umas das outras com uma diferença de 3-4 cm.

Um problema comum ao plantar no jardim é uma pequena quantidade de líquido no solo, por causa do qual demora muito tempo para o aparecimento de brotos, bem como seu lento desenvolvimento. Para aumentar a umidade do solo, despeje 2 l de água em cada poço durante o plantio e coloque o material da semente após a absorção completa. A cobertura do solo com turfa ou húmus também ajudará. Outra maneira de manter o fluido na área é criar uma pequena estufa feita de uma moldura com um filme esticado sobre ela.

Se todas as condições forem atendidas, e a temperatura do ar for alta + 25 ... +28 ° С, as mudas aparecerão em uma semana. Depois que algumas folhas crescerem, você poderá escolher. Nas variedades com frutos grandes, resta uma planta e, noz-moscada e casca dura, duas cada, e apenas com a aparência de 5 lâminas, aperte um arbusto mais fraco.

Outra opção sem o cultivo de mudas é usar uma estufa e plantar abóboras no lugar dos pepinos; é melhor fazer isso do lado da parede sul. É necessário adicionar fertilizante ao substrato e cavar alguns buracos onde colocar o material germinado das sementes. Quando a planta cresce e seus rebentos atingem um comprimento suficiente, devem ser feitos buracos no filme e, depois de retirados os chicotes, colocados no canteiro do jardim. Graças a isso, as raízes estarão quentes, sem medo de um resfriamento agudo. O método permite plantar abóbora antes do prazo por 8 a 10 dias.

O residente do Sr. Summer recomenda: métodos de cultivo de abóboras

Existem várias maneiras de cultivar uma abóbora em campo aberto, e cada uma delas é fácil de aplicar em sua trama pessoal:

  • A versão clássica - propagação. Requer canteiros grandes com abordagens convenientes para cada planta.
  • Treliça. Um método muito original e compacto que economiza espaço no local, porque a distância entre os arbustos é de apenas 30-40 cm, exigirá uma estrutura de madeira de 2 m e deve suportar frutas pesadas que podem ser presas a suportes com ganchos.
  • Pilha de adubo. As variedades de arbustos e semi-arbustos são adequadas; as plantas são melhor plantadas em vasos a uma distância de 70 a 80 cm uma da outra; você também pode plantar sementes germinadas imediatamente. Os fertilizantes para abóboras que crescem dessa maneira não são necessários.
  • Barris de madeira ou metal. Uma vantagem da tecnologia são os cílios de suspensão compacta. No início da temporada, os contêineres são preenchidos com matéria orgânica: ervas daninhas, caules, papel. A próxima camada é grama pequena, desperdício de alimentos, você ainda pode adicionar medicamentos que aceleram a decomposição. Após 1-1,5 meses, o substrato está pronto para o plantio. Em vez de barris, são adequados sacos de material sintético, que são melhores para instalar ao lado da cerca, nos quais é fácil prender cílios.
  • Camas quentes. Em trincheiras no chão, com uma profundidade de 2 baionetas, as pás espalham ervas e plantas podres e espalham o solo por cima. A diferença do plantio no jardim é que, após o surgimento dos brotos, o chão é coberto com uma película com furos para cada arbusto.

Outdoor Pumpkin Care

A abóbora é uma planta despretensiosa, no entanto, e precisa de cuidados adequados para obter uma colheita abundante. É necessário monitorar a rega, a polinização, fertilizar e formar arbustos.

Molhar, afrouxar e mulching

A seca é um fenômeno indesejável para as abóboras, devido à grande superfície da folha, a planta evapora rapidamente a umidade. A princípio, as mudas precisam ser regadas todos os dias, enquanto a adaptação está em andamento em um novo local. Quando isso acontece, a quantidade de fluido é reduzida. Se o verão estava chuvoso, é melhor não umedecer a terra. É necessário aumentar o nível introduzido com um aumento no número de ovários e no crescimento de frutas. A norma do líquido é um balde sob um arbusto.

Soltar e remover ervas daninhas é mais conveniente quando o solo está molhado: após irrigação ou chuva. Quando os brotos aparecerem, cavar a uma profundidade de 9 a 12 cm e depois de um mês reduzir para 5-8 cm, isso deve ser feito a cada 14 dias. Entre as fileiras de plantas, pelo contrário, realize o procedimento em solo seco, para que o líquido flua mais rapidamente para as raízes. Para melhor estabilidade das abóboras jovens ao soltar, elas podem ser levemente batidas.

A cobertura do solo é mais frequentemente usada para preservar a umidade, especialmente em climas quentes.

Polinização

O tempo chuvoso pode causar polinização incorreta e a deterioração dos ovários será um sinal claro desse fenômeno. Para obter frutos uniformemente redondos, o jardineiro deve fazer isso artificialmente. Para esse procedimento, você precisa colher várias flores masculinas pela manhã e, depois de remover as pétalas, tocar as anteras nos estigmas das flores nas plantas. Você pode distinguir essas duas espécies uma da outra na época de sua vida e descoberta. Macho: abertura precoce e murcha, e a fêmea tem um pilão e permanece aberta por cerca de um dia.

Em dias ensolarados, você também pode atrair insetos tratando arbustos com água doce: 10 l 1 colher de chá. querida.

Formação

O ajuste das plantas é a base dos cuidados com a abóbora, pois ajuda a obter uma boa colheita e frutas grandes. Uma cultura adequadamente formada é assim: no caule principal, quando atinge uma altura de 1,3 a 1,5 m, é necessário deixar alguns brotos de 60 a 70 cm de comprimento e o restante precisa ser cortado, a remoção do axilar é chamada de beliscão.

Assim, três frutas são formadas em cada arbusto. Para amadurecer mais rapidamente, é necessário colocar os cílios restantes no chão e polvilhar com uma camada de solo de 6 a 7 cm de altura.Uma outra opção: preservação de 2 caules, nas duas abóboras principais, será formada e na adicional. Após as frutas, deixe 3 pratos de folhas e aperte as partes superiores. Se tudo for feito corretamente, frutas grandes e maduras podem ser obtidas como uma colheita.

Top vestir

A fertilização é um aspecto importante dos cuidados. Para que tudo esteja correto e a fábrica receba uma quantidade suficiente de substâncias úteis, é necessário executar esta operação de acordo com o seguinte esquema:

  • Quando 3-4 folhas verdadeiras aparecem ou 7 dias após o plantio em campo aberto, com um método de mudas após 3 semanas. Nitrofoska 10 g por arbusto, cinzas 1 colher de sopa por 10 litros de água, esterco ainda ou excrementos de frango diluídos na proporção de 1: 4 são adequados.
  • Produtos orgânicos podem ser adicionados a cada semana.
  • Com o crescimento de pestanas longas: nitrofoska à taxa de 15 g para uma planta.

Para alimentar a abóbora pela primeira vez, próximo a ela é necessário fazer um sulco no solo com profundidade de 6-8 cm e despejar fertilizante, a distância do arbusto deve ser de 10 a 12 cm. Todos os subsequentes são introduzidos mais longe da planta 40 cm, a profundidade dos sulcos 10-12 .

Chicote em pó

Esse procedimento geralmente é realizado quando o comprimento dos brotos excede 1 m. Para isso, os cílios são desembaraçados, nivelados e dispostos no jardim. Depois, em alguns lugares, polvilhe com o solo. Isso deve ser feito para que eles não se enrolem. Logo, um sistema de raízes se forma em partes aprofundadas no solo, que se tornam fontes adicionais de nutrição para a fruta. Eles não devem ser esquecidos periodicamente regados.

Pragas e possíveis doenças

A abóbora é mais suscetível a doenças e é atacada pelas mesmas pragas que outras cabaças. A tabela ajudará você a encontrar rapidamente uma solução para o problema e manter a colheita intacta:

O problemaManifestação, característicasMedidas corretivas
OídioRevestimento esbranquiçado espesso.Molhar apenas com líquido quente.

Produtos químicos: Topázio, Strobi.

PeronosporoseCotão roxo claro, esporos de cogumelos.Preparações: Carboxid, Cuproxate.
BacterioseÚlceras em diferentes partes do mato.Conformidade com a rotação de culturas. Desinfecção de material de plantio. Para 9 litros de água, 10 gotas de iodo e 1 litro de leite desnatado.
CladosporioseA derrota e decadência dos frutos armazenados.Boa ventilação, conformidade com o regime de temperatura, seleção de amostras saudáveis.
Podridão cinza e brancaManchas marrons sem contornos claros.Remoção de placas foliares, aplicação de fertilizantes foliares: 10 g de uréia, 2 g de sulfato de cobre e 1 g de sulfato de zinco por 10 l.
Molde flakey.Polvilhe as áreas afetadas com pó de carvão ou cinza.
MosaicoCor de contraste.Permanganato de potássio - solução fraca, Farmayod-3: por 1 ha 300 g.
AntracnoseCírculos amarelo-marrom, a aparência de micélio.Destruição de amostras doentes. Mistura de Bordeaux, Abigalik.
Ácaro aranhaPontos amarelos claros.Pulverização com água ou infusão de cascas de cebola: 10 l 200 g.
PulgõesBrotos e ovários torcer.Capina regular de ervas daninhas. Pulverizar com uma solução de sabão de 300 g por 10 litros. Karbafos 10 l 60 g
SlugFolhas comidas.Coleta manual, montando armadilhas.
WirewormHastes mordiscadas e sementes estragadas.Afrouxando o solo, colocando iscas.

Residente Sr. Summer informa: como coletar e manter a colheita da abóbora

A colheita é melhor realizada em clima seco até a primeira geada, quando as folhas murcham. As abóboras congeladas são mal armazenadas e têm maior probabilidade de apodrecer. Você precisa ter certeza de que as abóboras estão maduras: você pode tirar conclusões em uma haste densa e seca, ela se torna como uma rolha ou aparece um padrão claro na casca. Além disso, é necessário distribuir a colheita por tamanho e qualidade, mudando com muito cuidado para não danificar. A percussão e com defeitos devem ser processados ​​primeiro, eles não serão capazes de mentir por muito tempo, todo deve ser preparado para armazenamento adicional.

É melhor cortar as abóboras com um pedúnculo de 5 a 6 cm de altura e colocar em uma sala quente e seca por 2 semanas. Depois que a casca finalmente ficar dura, você poderá colher os frutos para o inverno. Uma varanda, alpendre ou celeiro é adequada para geadas, quando o termômetro é de +5 ° C e inferior, a colheita é trazida para a casa em uma sala quente com indicadores de pelo menos + 14 ... +16 ° C. Após 14 dias, você precisa escolher um local com outros valores de umidade de 60-70% e temperatura + 3 ... +8 ° С, pois os galpões, porões ou sótãos são adequados.

Sob essas condições, as abóboras podem ser armazenadas durante todo o inverno e até mais. A altas taxas, as frutas perdem peso e podem começar a apodrecer.

Se a colheita for grande, pode ser colocada em prateleiras ou prateleiras em palha. A principal condição é que os vegetais não se toquem. Outra opção é o armazenamento em caixas de musgo. Outra maneira é uma vala no jardim, coberta com uma camada de 25 cm de palha e polvilhada com terra por cima. Para ventilação, são feitos buracos no solo que fecham quando a temperatura cai. Se houver poucas abóboras, o todo poderá ser empilhado em uma casa ou apartamento em um local escuro, e os cortados poderão ser armazenados apenas na geladeira.

Os frutos selecionados para as sementes devem estar maduros, com uma cor uniforme. No solo sob as amostras pretendidas, você não deve fazer muito curativo. Devido a isso, há tempo suficiente para o material de plantio amadurecer. Para obter uma certa variedade, é melhor colocar a planta nos canteiros separadamente do resto e polinizar artificialmente.

Além disso, a abóbora cortada deve ser mantida por cerca de um mês em local frio, no entanto, não deve ser deixada por muito tempo, pois as sementes começarão a crescer por dentro. Tarde, espécies bem preservadas podem demorar mais tempo. Corte a fruta não deve ser cortada ao meio, é melhor fazê-lo de lado. Remova a polpa e selecione as amostras mais adequadas para a semeadura: sem danos, grandes, densas, verifique se há podridão. Depois de enxaguar, espalhe sobre a superfície e deixe a umidade secar. O prazo de validade do material de plantio é de 7 a 8 anos.

As principais condições de armazenamento antes da semeadura na primavera: secura e falta de umidade, temperatura ideal +16 ° C. É melhor dobrar não em sacos plásticos, nos quais pode formar condensação, mas em sacos de papel. Não é recomendável manter sementes em cozinhas e banheiros, bem como em ambientes com alta umidade.

É importante lembrar que apenas a abóbora varietal pode ser cultivada dessa maneira. Características do híbrido: é fácil reconhecer na compra da marca F1 na embalagem, não será possível reproduzir em casa.

A abóbora é uma cultura vegetal cujas frutas são ricas em substâncias úteis, tanto para crianças quanto para adultos, como o seu sabor. Crescer e cuidar desta planta não causará problemas, mesmo para jardineiros iniciantes; a observação cuidadosa e cuidadosa das regras permitirá que você obtenha uma colheita rica e a salve até a próxima temporada.

Pin
Send
Share
Send