Para aumentar o número de variedades raras de rosas em seus canteiros, os cultivadores de flores usam mudas. Esta é a melhor maneira para iniciantes, é mais confiável do que o enxerto ou a reprodução por camadas.
Nem todas as mudas de raízes criam raízes igualmente bem. Este artigo apresenta métodos para fazer o root com êxito em casa. Eles são acessíveis, simples e adequados não apenas para flores de arbusto, mas também para presentes apresentados em forma de corte.
A escolha de rosas para estacas
Para obter uma alta porcentagem de enraizamento, a escolha do material de plantio deve estar correta. Nem todas as variedades criam raízes igualmente bem.
O mais fácil de se adaptar ao enxertar:
- Escalada, especialmente aquelas com flores pequenas.
- Polyanthus e híbrido-polyanthus se reproduzem perfeitamente com brotos verdes no verão e parcialmente enrijecidos no outono.
- Coberturas de solo.
- Raiz em miniatura facilmente, mesmo com água.
- As variedades Floribunda criam raízes em metade dos casos.
Complicados são:
- parque;
- grande tubular de floração;
- avental;
- mais chá híbrido.
Estacas bem sucedidas também dependem da cor da flor. Os mais adequados são Borgonha, vermelho, em segundo lugar rosa e branco. Os mais difíceis de enraizar o amarelo, têm a menor taxa de sobrevivência do material de plantio e são mais propensos do que outros a morrer de infecções.
Colheita de estacas
A haste deve ter espessura e desenvolvimento médios. Uma criança de 2 a 3 anos com um meio grande se adapta por muito tempo e pode começar a apodrecer quando se desloca para um campo aberto. Jovens, geralmente vermelhos, também são descartados devido ao enraizamento lento. Eles não têm tempo para se desenvolver completamente antes do frio e do frio no inverno.
Normalmente, existem 3 opções adequadas para a propagação de estacas:
- Haste - o material mais comum para o plantio.
- Anual lignificado, com um diâmetro de 0,4-0,5 cm, bastante amadurecido e preso ao crescimento, que geralmente se originam na primavera.
- Semi-lignificado - as estacas são realizadas no verão, a parte central da parte aérea é usada.
Se houver variedades ou arbustos únicos no lote, tente cortar os brotos com um único botão. Mas deve-se lembrar que plantas fracas que não estão preparadas para o inverno podem crescer a partir delas. A melhor opção é 2-3 internódios, e para rosas amarelas é melhor deixar 4 ou mais.
Aqui estão as etapas básicas para preparar as estacas:
- O comprimento da sessão é de pelo menos 10 a 18 cm.
- O corte superior é uniforme, feito em ângulo reto, partindo da folha para uma altura de 0,5-2 cm.
- Abaixo, mede-se a mesma distância do rim, mas é necessário cortá-lo em um ângulo de 45 graus com uma faca afiada e higienizada.
- Remova os espigões e abaixe as placas das folhas. Guarnição superior metade do comprimento. Isso ajudará a manter a umidade dentro das mudas.
As estacas cozidas devem ser colocadas em água, na qual você pode adicionar medicamentos para o enraizamento, por exemplo, Hetrauxin. Para a mesma finalidade, é usada uma solução de mel: 1 colher de sopa. tome 1 colher de chá. mel e algumas folhas de rosa picadas. O fluido precisa ser trocado a cada 2 dias e por 15 a 20 dias, um selo leve aparecerá no corte inferior - calo.
Além disso, as mudas podem ser plantadas em um canteiro ou esperar o aparecimento de raízes longas.
A desvantagem desse método é a falta de oxigênio para o desenvolvimento adequado no ambiente aquático e, como conseqüência, a deterioração.
Em regiões com invernos frios, os arbustos cultivados com estacas sobrevivem às geadas em um porão seco e com boa ventilação, cavados em uma ladeira na areia. A temperatura ideal de armazenamento é de + 1 ... +3 ° C e umidade 65-70%. Para a próxima temporada, arbustos jovens permanecem durante o inverno em campo aberto.
O momento das estacas de rosas
O período de estacas depende da zona climática, bem como da variedade de rosas e das características da formação de seus rebentos. Na estação quente, a aquisição de material de plantio e o seu enraizamento podem ser feitos duas vezes. Estamos no meio da primavera: de abril a maio em estufas. Um pré-requisito para certas rosas importadas, que são cultivadas primeiro em estufas e depois cultivadas em campo aberto.
A melhor época para procriação é no meio do verão: final de junho - início de julho, quando os brotos estão começando a endurecer. Normalmente, este é o período antes da floração, quando os botões recebem tinta. As mudas utilizadas posteriormente apresentam uma porcentagem de enraizamento mais baixa.
Muitas vezes, depois do corte de cabelo do outono, há partes dos arbustos que são lamentáveis e os cultivadores de flores tentam salvá-las para o subsequente plantio da primavera. Para evitar o congelamento da maioria das fotos, você precisa:
- Remova todas as chapas e pontas.
- Selar as seções com parafina para evitar a germinação precoce.
- Guarde as estacas em local fresco: porão, porão ou no compartimento inferior da geladeira.
Corte de rosas no verão
Carregar estacas em brotos de verão é mais fácil do que no outono. Eles têm tempo suficiente para se adaptar ao canteiro escolhido e se preparar para o inverno. As estacas tomadas em uma data posterior toleram geadas piores. O momento ideal para o corte é junho, e o desembarque pode ser feito até o final de julho.
As estacas são colhidas da maneira descrita acima e podem ser plantadas diretamente em campo aberto, sem o uso de estufas ou viveiros. No entanto, você deve selecionar um site sem vento forte e sol brilhante.
A melhor opção seria a luz difusa penetrar no canteiro através das copas das árvores. A terra deve estar solta e passar bem a umidade.
As estacas são aprofundadas no chão em um ângulo, cavado. Pela primeira vez, uma estufa feita de recipientes de plástico era necessária de cima; frascos de vidro também são usados. Se um número significativo de rosas é plantado, uma pequena estufa é feita de suportes de madeira e polietileno. As mudas não requerem cuidados especiais, apenas a rega oportuna.
No inverno, as plantas jovens são cobertas com jarros ou viveiros, que podem ser removidos apenas na próxima temporada - na primavera.
Estacas de rosas na primavera
Para o enxerto de primavera, é necessário fazer uma estufa com solo pré-preparado: do solo da relva e das folhas, areia, cinzas e vermiculita na proporção: 2: 2: 1: 0,5: 0,5. O comprimento da parte cortada da planta: 10-15 cm.
Ao plantar, é necessário pulverizar o corte inferior das mudas com um estimulador de crescimento e aprofundá-lo no solo em 7 a 10 cm. Se você cavar mais fundo, retardará a formação do sistema radicular. Os brotos devem estar a uma distância de 7-8 cm um do outro.
O período mais importante é de 15 a 20 dias após o plantio. Neste momento, é necessário fornecer às mudas as condições para o desenvolvimento:
- Molhar moderadamente, excesso de líquido levará à deterioração.
- Alta umidade 80-90%. As chapas devem ser cobertas com gotas de água, para isso você pode usar um frasco de spray.
- Proteção contra luz solar direta. Em altas temperaturas e ar quente, a ventilação é necessária pela manhã e à noite.
- Um exame completo dos primeiros sinais de doença ou decadência.
Depois que o sistema radicular aparece, a rosa pode ser transplantada para outro recipiente de tamanho pequeno de 9 a 12 cm Para melhorar as propriedades de drenagem, a camada superior do substrato com uma altura de 3-3,5 cm deve ser areia.
Métodos incomuns de cultivo de rosas a partir de estacas
Diferentes métodos são usados para fazer o root. Aqui estão os mais bem sucedidos:
- na água;
- usando batatas;
- Método Trannoy;
- Burrito;
- em um saco plástico.
Plantio de estacas de rosas em batatas
A maneira mais popular de enraizar brotos de rosas é nas batatas. Em uma área ensolarada selecionada, protegida de correntes de ar, faça um buraco de 15 cm de profundidade.Para preservar a umidade do solo, seu fundo deve ser preenchido por um terço com uma camada de areia lavada. Retire os olhos dos tubérculos jovens e insira as estacas previamente preparadas 20 cm nos orifícios feitos. Coloque as batatas no chão a uma distância de 15 cm uma da outra e cubra o chão com 2/3. Nos primeiros 3-4 dias, as plantas devem ser cobertas com frascos de vidro.
A vantagem deste método é que o corte inferior fica constantemente umedecido e, graças à batata, a rosa recebe nutrição e amido.
O principal é não esquecer a rega sistemática e umedecer o solo a cada 5 dias com água doce: 200 ml 2 colheres de chá. açúcar Após 14-15 dias, comece a endurecer e remova brevemente o abrigo. Após mais 2 semanas, as latas podem ser removidas completamente.
Enraizando estacas em um pacote
O efeito da nebulosa e alta umidade é facilmente alcançado de outra maneira, usando a embalagem. É necessário colocar musgo esfagno, previamente umedecido em suco de aloe diluído, na proporção de 1: 9 ou em um substrato desinfetado. Encha o polietileno, amarre-o e pendure-o na janela. O aparecimento das raízes ocorrerá em 30 a 31 dias. Após as mudas, você precisa obter e plantar em vasos.
Método Burrito
Este método é usado ativamente pelos cultivadores de flores nos Estados Unidos e está se tornando popular na Rússia. Este método é frequentemente usado para enraizar rosas compradas. No entanto, nem todos o consideram eficaz.
A seleção de mudas vem com poda de primavera, e muitas brotações que geralmente são enviadas para o lixo podem se tornar lindas roseiras no futuro. Sua principal diferença em relação a outros materiais de plantio selecionados é a espessura, eles não devem ser finos. Uma diretriz pode ser um lápis ou dedo, o comprimento deve ser de pelo menos 15 a 20 cm. É importante rejeitar todas as partes da planta com defeitos ou escurecimento nos estágios iniciais da preparação. Este é um sinal de mofo e uma haste afetada pode infectar todos os outros.
A seção inferior das brotações preparadas é polvilhada com Kornevin ou tratada com Epin, embrulhada em um jornal umedecido e colocado em um saco. Em vez de papel, você pode usar tecido. São colocados em local fresco e com temperatura de + 15 ... +18 ° C por 2 semanas, durante as quais pequenas raízes devem se formar.
A cada 7 dias, o pacote deve ser aberto e visualizado para a presença de fungos ou mudas enegrecidas, que também são removidas. Ao secar, o papel pode ser levemente umedecido. Após a formação do calo, as rosas são movidas para o canteiro para maior crescimento e adaptação.
Trannoy Way
Este método consiste na seleção de estacas após a principal onda de floração. Os especialistas sugerem escolher brotos de plantas com rosas desbotadas e duas placas de folhas e cortar a parte do meio com brotos inchados, até que as folhas apareçam. O principal é não perder esse momento. Comprimento de corte de pelo menos 20 cm.Todos os verdes precisam ser cortados, deixando apenas um par na parte superior.
Plante de uma só vez no local selecionado várias peças em um poço a 45 graus. No topo de cada grupo, você precisa colocar um frasco de plástico de 5 litros, com um pescoço cortado. Esta é uma proteção confiável para o plantio de material até as geadas, apesar do aparecimento de folhas e brotos novos. Para suprir as raízes com oxigênio, a terra ao redor das plantações deve ser solta. É importante não esquecer a rega.
O residente do Sr. Summer recomenda: torcer rosas de um buquê
Na maioria das vezes, o principal problema ao cortar flores de buquês é a infecção no solo ou no próprio caule. Portanto, é importante seguir as recomendações com responsabilidade, usar uma faca ou tesoura desinfetada afiada e usar medicamentos especiais para plantas.
A rosa escolhida para enraizamento deve ser fresca, com um caule uniformemente verde sem escurecer, a pele sem danos e rachaduras. No início do trabalho, você precisa preparar a planta: corte as placas de flores e folhas que não são mais necessárias.
Faça um líquido para imersão. Despeje 1,5 colheres de sopa no recipiente. água e despeje um pacote de Fitosporin e Kornevin. O primeiro protegerá a planta de infecções bacterianas, o segundo ajudará a formar o sistema radicular. Para rosas bem enraizadas, a dose pode ser reduzida. Coloque o talo em ângulo na solução e mantenha-o por pelo menos 1,5 a 2,5 horas.
Prepare um pote de terra, compre um substrato especial na loja, disque no local do jardim onde esta rosa está planejada para ser colocada. No chão, faça um recesso para o cabo e, antes de cavar, coloque um comprimido de Gliocladin. Este antibiótico natural elimina infecções que podem estar no solo. Para aprofundar a parte aérea, deixando dois brotos no topo, despeje a solução restante da imersão das estacas. De cima, você pode cobrir com uma garrafa de plástico cortada, afundando-a levemente no chão.
Todos os dias, a estufa da panela deve ser removida por 1 hora para ventilar as mudas. Repita este procedimento diário até que a rosa dê raiz. É fácil descobrir pelas folhas que aparecem nos seios. Você precisa manter o recipiente na varanda ou na varanda, preparando-o para a mudança para o jardim. É melhor transferir para um local permanente, juntamente com um pedaço de terra de uma panela. A única diferença entre as mudas e o restante: será necessário abrigo duplo para o inverno.
Crescer e propagar rosas é um processo interessante e emocionante, graças à variedade de maneiras que uma florista experiente ou um iniciante encontrará uma opção adequada para si. A precisão e a implementação adequada das instruções de cada método permitirão que você enraíza quase todas as rosas que desejar e plante-as em um canteiro de flores.