Tudo sobre plantar e cuidar de lobelia

Pin
Send
Share
Send

Lobelia, uma planta anual, um representante da família bellflower. O nome deve-se a Matthias de L'Obel, que cortejou o Jardim Botânico Real Inglês. Em sua terra natal - na África do Sul, é conhecida como uma planta perene. Prefere áreas molhadas e rochosas. Os melhores lugares para plantar incluem a zona temperada e os subtrópicos. Existem 300 espécies, algumas das quais são consideradas medicinais. Existem mais de 10 populares.

Descrição e características de lobelia

A presença de flores delicadas e vibrantes e arbustos exuberantes é característica. Diferentes alturas de 10 a 70 cm Na Rússia, sem estufas, são cultivadas, principalmente na faixa do meio. Ela agrada aos outros com sua longa floração durante o verão. Lobelia forma tapetes exuberantes, dando uma espécie de charme ao jardim, por isso é usado como cobertura de solo. Pequenas flores bonitas destacam-se claramente na folhagem verde e sua aparência lembra um chapéu. Pode ser comparado com um sino ou miosótis.

Antes das geadas, as plantas às vezes são transplantadas para recipientes e armazenadas durante a estação fria. No inverno, o desenvolvimento praticamente não é observado, mas o plantio repetido no jardim dará uma floração mais magnífica. Diferenças entre variedades - a altura e a forma do arbusto, uma variedade de cores: branco, azul, rosa, roxo, vermelho e muitas outras. Existem inflorescências com dois tons, onde o segundo geralmente está localizado no centro e se assemelha a um olho mágico.

Tipos e variedades de lobelia

Lobelia tem todos os tipos de família Bellflower: de plantas herbáceas a árvores. Entre essa variedade, você pode encontrar:

  • representantes poderosos com muitos brotos e flores grandes;
  • arbustos em miniatura com pequenas inflorescências formando uma bola.

Distinguir formas:

  • compacto, 20 cm;
  • crescimento direto (semelhante a uma coluna), 30;
  • escalada (galhos caem em cascata), 30-50.

Existe uma grande variedade de variedades, cujo nome indica a principal tonalidade da cor.

Lobelia é linda

É a espécie híbrida perene mais popular e mais comum, resistente ao inverno. Às vezes crescido como anual. Em sua base, um grande número de variedades, diferindo em tons de vermelho, foram criados:

  • Rubi Elogio Vermelho escuro;
  • rosa quente Fan Deep Rose;
  • cor escarlate rica, matiz avermelhada da própria planta Fan Scarlet;
  • mesma princesa russa, tamanho menor.

Lobelia Gerardi

Planta bem alta. Pode atingir 1,2 m A flor lilás-roxa lembra a aparência de um sino. A variedade mais famosa é Vedrariensis.

Azul

Encontrado ocasionalmente no jardim. Flores azul-púrpura que imitam perfeitamente a água e se assemelham a uma cachoeira. Na Idade Média, acreditava-se que, com sua ajuda, a sífilis pode ser curada. Esse equívoco encontrou correspondência no nome latino Lobelia siphilitica.

Erinus

Uma espécie anual e mais utilizada no projeto paisagístico. Um arbusto baixo de 10 a 15 cm, todo coberto de flores pequenas. Existem várias formas que diferem em tamanho e estrutura do arbusto:

  • alastrando;
  • compacto
  • anão;
  • ereto;
  • ampelous.

Cada um deles tem várias variedades. Os mais populares: Meia Lua, Riviera Lilás, Reggata Rose, Cascata Mista.

Palácio de Cristal

Um arbusto anual, compacto e ornamental. Através das flores azuis é quase impossível distinguir as folhas. Medo de vento e correntes de ar. Os comprimidos de turfa são recomendados para o cultivo.

Riviera

Variedade de floração precoce (10-13 cm) com flores graciosas. Crescido em sombra parcial ou em locais ensolarados.

Imperador Willy

Uma planta baixa com flores azuis. Usado na decoração do jardim e em plantações em grupo. Prefere solo fértil. Hastes finas formam uma ramificação forte. A poda permitirá obter uma segunda florada no início do outono.

Senhora branca

Pequenos botões brancos (até 2 cm) cobrem cada haste e formam um belo tapete branco como a neve. O atendimento não possui características.

Fio de pérola

As flores das mais diversas cores, com toda a sua aparência, são semelhantes às jóias espalhadas pelo chão. 10 cm de altura. Gosta de rega oportuna, luz do sol. Fio de pérola

Variedades perenes

Os seguintes tipos são distintos.

Ninho da andorinha

Flores azul-violeta são em forma de espiga. Uma bela planta ornamental (até 70 cm) pode decorar o jardim por um longo tempo.

Vulcão vermelho

As folhas têm tons de bronze e laranja. As inflorescências são vermelhas ardentes. Hastes duráveis ​​e ramificadas de até 80 cm não requerem liga adicional. Perfeitamente usado em composições de jardim. Pode ser encontrada perto de corpos d'água.

Palácio de Cristal

É caracterizada por hastes finas fortemente ramificadas formando uma bola (cerca de 23 cm). As flores são azul escuro (1,5 cm). Aperte para obter um ramo forte.

Ampelic

Um híbrido que foi criado a partir de várias espécies. Possui brotos longos e duros. Crescer em vasos, panelas ou cestos pendurados. As variedades mais populares:

Safira

Aparência de espalhamento de ampel. Folhas verdes pálidas. Centáurea floresce com um ponto branco no meio. Exigente no solo e fertilizantes. A drenagem é adicionada ao tanque.

Rosamund

Nas folhas das pernas curtas, escondem-se flores (até 2 cm) de cor carmim e uma mancha no interior. Uma bola compacta (15 cm) é formada por hastes fortemente ramificadas.

Forte

Sua aparência lembra Erinus (40 cm). A diferença está em grandes flores e folhas.

O mais fino

Ocorre ocasionalmente. Pode crescer até 30 cm, flores grandes e geralmente rosa.

Em cascata

Brotos longos e caídos são completamente cobertos por pequenas flores, formam um arbusto esférico. Prefere luz solar e solo úmido, não tem medo do vento e do frio. Pode ser transplantado durante o período de floração. O branco ou azul de vários tons de cor é característico.

Roxo (cardeal)

Vindo de reservatórios da América do Norte. O nome vem da sombra das flores. Cresce bem em aquários, não requer manutenção especial, o que contribuiu para a ampla distribuição. As folhas ovais são dispostas em espiral em uma haste reta, o lado inferior fica vermelho-violeta sob luz intensa. Boas condições garantirão o aparecimento de uma flor vermelha brilhante na superfície da água. Apertar a parte superior garantirá o crescimento de brotos laterais, o que parece muito bom. Camarão e frite gostam de comer folhas. Propagado por estacas.

Dortman (lobelia da água)

Refere-se a plantas herbáceas. Um raro olhar de relíquia. Está listado no Livro Vermelho. Cresce perto de lagoas ou em águas rasas, em solos siltosos, arenosos ou com cascalho rochoso. Sob a água na roseta basal são folhas. Em uma haste longa e reta (60 a 80 cm), elas não são. Nas axilas das folhas ou no topo da planta, aparecem flores azuis, menos frequentemente são branco-rosadas ou roxas. Dortman (lobelia da água)

Lobelia Care

O cultivo bem-sucedido e a obtenção de floração suficiente requerem o cumprimento de várias condições básicas:

  • o solo deve ser leve, solto, mas não fértil (solo argiloso ou argiloso é bem adequado);
  • bom sol;
  • hidratação constante;
  • a introdução de certas doses dos fertilizantes necessários;
  • beliscar ou cortar mudas;
  • plantar plantas adultas.

O plantio e o cuidado têm suas próprias diferenças, dependendo do local do plantio: solo ou recipientes especiais. O espaço limitado requer o aumento da frequência de aplicação de fertilizantes; o tempo seco e quente significa umidificação adicional. Em regiões quentes, você pode manter lobelia perene em campo aberto. É necessário cobri-lo com um material especial em uma grande camada (pelo menos 20 cm), para não permitir que a geada danifique as raízes. Deve ser fornecido acesso aéreo, a possibilidade de saída de água derretida. Na maioria das vezes, produzem mudas, como uma anual.

Doença

Os principais são doenças fúngicas e bacterianas. Se os primeiros sinais aparecerem, as plantas infectadas serão isoladas ou destruídas e as demais serão tratadas com fungicidas. Todo o equipamento usado é desinfetado. A falta de umidade é caracterizada pelo enrolamento das folhas e excesso de mofo branco. Ser atacado por pragas. Na luta eles usam medidas padrão:

  • mecânica (restringir o acesso usando armadilhas especiais, montadas manualmente);
  • químico (tratado com pesticidas de acordo com as instruções em anexo).

Dachnik recomenda: o uso de lobelia na paisagem

Essas plantas não requerem manutenção simples, mas a beleza resultante justifica totalmente todos os esforços. Para decorar as hortas, elas são plantadas ao longo de caminhos, ao redor de um jardim de flores, perto de um reservatório, em vasos ou em uma colina alpina. As variedades ampélicas crescem em caixas, vasos, em vasos especiais, escondendo-os completamente. Esses contêineres adornam terraços e varandas.

Graças a uma gama diversificada de cores, o uso de plantas vizinhas, com tons contrastantes, cria belas composições de flores. Perto da lobélia, podem crescer flores com requisitos de solo semelhantes. Acontece uma aparência bonita e ao combinar diferentes tons de uma desta planta. Todas essas vantagens permitem que você se encaixe organicamente em qualquer paisagem e estilo.

As espécies de lobelia roxa do aquário as decoram lindamente e as agradam com suas cores. Os requisitos apresentados por ela: volume 40 l, dureza suave ou média da água, temperatura + 18 ... +26 ° C, cobertura e iluminação brilhante.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Como cultivar lobelia #51- Dicas rapidas (Pode 2024).