Eukomis (eukomyus, eukomyus, lírio de abacaxi) - tudo isso é o nome de uma planta pertencente à família Asparagus. Ele recebeu esse nome por causa de sua aparência específica - do idioma grego, a palavra eukomyus é traduzida como um belo topete.
Uma planta nativa da África Austral, onde o clima temperado domina. O cultivo de eukomyus é semelhante ao gladíolo - uma planta herbácea se multiplica devido à parte da raiz, ou seja, o bulbo.
Aparência e características do eukomis
Como qualquer planta, eukomis tem uma base. Esta é uma lâmpada grande com uma superfície brilhante que parece um ovo. Graças a isso, um forte sistema radicular cresce, proporcionando resistência a toda a planta.
As folhas são longas, têm a forma de um cinto, podem atingir 60 cm de comprimento, a superfície é de uma estrutura brilhante e de cor verde, no entanto, manchas marrons podem aparecer mais perto do rizoma.
Durante a floração, a planta libera uma flecha longa, que atinge 1 m, cuja parte superior de 30 cm é abundantemente coberta por pequenas inflorescências de cor branca ou bordô. Frutos maduros são considerados uma caixa de sementes multifacetada. O florescimento de eukomis com sua forma externa é semelhante ao abacaxi, o que lhe trouxe tanta popularidade entre os jardineiros amadores e o apelido de lírio de abacaxi.
Tipos de eukomis
Criadores experientes distinguem os seguintes tipos de eukis:
Ver | Descrição do produto |
Bicolor (dois tons) | Best selling. É considerado uma variedade decorativa. O fato é que, na flecha, formam-se manchas avermelhadas, que depois florescem em flores esverdeadas claras com bordas rosadas. |
Spot | Mais comum. O tamanho atinge 60 cm de altura, e as flores têm um tom esverdeado. Ele recebeu o nome de pequenas manchas escuras nas folhas. |
Caule vermelho | Tem a forma de folhas na forma de uma pá e um tom vermelho de bráctea. |
Ondulado | Pode crescer até um metro de altura, as bordas das chapas são ligeiramente onduladas e cobertas com manchas escuras, o que caracteriza claramente esta espécie. |
Outono | Principalmente do tipo outono, atrofiado (até 30 cm), floresce tarde e se sente bem, mesmo com pequenas geadas. |
Pólo evans | Difere nas cores branca e verde. |
Com crista | Popular na faixa do meio. Alto, até 1 m. Inflorescências - 30 cm. Tons de rosa, roxo (muito parecido com lilás), verde. |
Borgonha espumante | A folhagem é avermelhada, os pedúnculos são rosa, bordô. |
Características do desembarque eukomyus
Até um jardineiro amador novato vai lidar com o plantio. Em locais ensolarados, as lâmpadas são plantadas imediatamente no solo, principalmente em maio.
O espaço entre as plantas deve ser de cerca de 20 cm seguidos e 35 cm entre linhas.
Na faixa do meio, o eukomis é cultivado principalmente como uma cultura de maconha.
Todo o trabalho relacionado ao plantio de eukomis é melhor realizado em março. Para que a planta tenha raízes bem, você precisa seguir o plano:
- Encontre um recipiente adequado para o plantio de bulbos - vasos necessários para o grande sistema radicular da planta.
- Prepare o solo - solo encharcado, húmus, areia (1: 1: 1) ou solo comum do jardim, tratando-o com o fungicida TMTD. Isso evitará a propagação de vários fungos nele.
- Bolbos de plantas - mergulhe no solo para que sua parte superior fique acima da superfície.
- Uma panela com uma lâmpada plantada deve estar em uma sala quente. Você precisa regá-lo ao longo da borda, certificando-se cuidadosamente de que o chão esteja constantemente levemente umedecido. Assim que o eukomyus começar a crescer, você poderá aumentar a frequência da irrigação.
- Depois que as lâmpadas germinarem, elas devem ser retiradas juntamente com o recipiente e colocadas em um local calmo e calmo ou plantadas no final de maio com uma panela, quando o chão estiver completamente aquecido.
Eukomis prefere lugares ensolarados, portanto o local de pouso não deve ficar na sombra.
Além disso, ao tirar a lâmpada germinada da panela, você precisa garantir que as raízes não sejam danificadas. Caso contrário, a planta poderá morrer.
Eukomis em crescimento
Assim que o bulbo começou a crescer ativamente e no momento da floração, a planta precisa de rega abundante. Após cada umedecimento, incluindo a chuva, vale a pena afrouxar o solo ao redor da eukomis e remover todas as ervas daninhas ao seu redor. Após a conclusão da floração, a rega deve começar lentamente a nada.
Folhas amarelas, indicando que a flor está se preparando para o inverno, tornam-se um sinal de que a rega deve ser interrompida por completo. Nas regiões frias e temperadas, as lâmpadas eukomis são arrancadas do solo aberto e armazenadas na geladeira.
Quando mantido em uma panela, o tempo de floração pode ser prolongado artificialmente. É necessário alimentar os rizomas com um complexo mineral diluído em água pelo menos uma vez a cada duas semanas. No entanto, você deve prestar atenção ao fato de que os fertilizantes não devem conter nitrogênio - esse mineral afeta negativamente o eukomyus.
Reprodução de eukomyus
Para a reprodução, dois métodos podem ser usados: vegetativo e semente.
No primeiro, os sinais varietais dos pais são preservados. Durante a vida da lâmpada no solo, crianças pequenas são formadas nela. No momento de descanso, ou seja, durante a estação fria, eles precisam ser cuidadosamente separados da lâmpada mãe. Na primavera ou no início do verão para pousar no chão. Também para este método incluem a propagação por estacas de folhas.
Além disso, eukomis pode ser propagado usando sementes. Eles são colhidos imediatamente após o amadurecimento e semeados imediatamente em vasos. Depois de algum tempo, mudas jovens aparecem em seu lugar. A floração de eukomyus, propagada por sementes, deve ser esperada apenas por 5-6 anos de vida.
Problemas com o transplante de eukomis e crescimento
O principal problema é o amarelecimento prematuro das folhas da planta. Isto, assim como a presença de manchas marrons, indica o desenvolvimento do fungo nos eucomis. Na maioria das vezes, a causa de sua aparência é considerada uma rega abundante. Para evitar mais mortes da flor, ela deve ser removida do chão e inspecionar a lâmpada. É importante que não haja pontos de podridão nele. Se houver, eles são cuidadosamente limpos, tratados com um remédio para doenças fúngicas (Fundazol, Topaz, Spore) e transplantados para um novo solo.
Além disso, a planta pode ser atacada por insetos: ácaro, cochonilha, mosca branca, pulgão. Eliminá-los com a ajuda de Actellik ou Actara.