Heliconia (Heliconia) - uma planta herbácea de crescimento rápido da família heliconium. Em habitats naturais, é capaz de atingir uma altura de 6 metros ou mais. O berço da helicônia são as florestas tropicais da América do Sul. Na natureza, existem cerca de 200 variedades de plantas.
As grandes folhas de couro de heliconia são semelhantes às folhas de bananeira: elas têm uma forma oval-oblonga e uma superfície brilhante com uma cor verde suculenta. A principal característica distintiva da planta são suas inflorescências: orelhas em queda longa ou crescimento vertical, formadas por muitas brácteas triangulares brilhantes pintadas em diferentes tons de vermelho e amarelo. Nas sépalas, pequenas flores esverdeadas ou esbranquiçadas são escondidas.
Preste atenção à flor da bilbergia. Espetacular e despretensioso.
A taxa de crescimento é média. | |
Floresce o ano todo com iluminação suficiente ... | |
A planta é fácil de cultivar. | |
É uma planta perene. |
Propriedades úteis de heliconia
A energia da planta está próxima de pessoas que lutam pela conquista constante de novos patamares no trabalho e nos negócios. O rápido crescimento e as dimensões gigantescas dos helicônios adultos provocam verdadeiros carreiristas a superar obstáculos, aprimorar habilidades e expandir suas próprias capacidades.
No entanto, a planta não é capaz de proteger o proprietário de quedas e falhas no caminho profissional e de vida, portanto, heliconia é bom apenas para indivíduos autoconfiantes e independentes.
Heliconia: atendimento domiciliar. Brevemente
Modo de temperatura | Durante o período de crescimento ativo de cerca de + 25 ° C, durante o resto da planta - cerca de + 15 ° C. |
Humidade do ar | Erguida, a planta é boa para pulverizar regularmente e tomar banho no chuveiro. |
Iluminação | Brilhante e intenso, mas disperso ao longo da estação de crescimento. |
Rega | Freqüente e abundante nos meses de verão, moderada no outono-inverno. |
Solo para heliconia | Universal ou preparado independentemente do relvado e do solo foliar, composto e areia na proporção de 2: 1: 1: 0,5. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante a estação de crescimento ativo, uma vez por mês com um remédio complexo, no inverno eles não alimentam heliconia. |
Transplante de heliconia | Todos os anos, na primavera, em recipientes estáveis, com boa drenagem. |
Reprodução | Sementes, divisão de rizomas ou estratificação. |
Recursos crescentes | Heliconia em casa precisa de poda sanitária regular. É realizada após cada floração, cortando os galhos da planta a uma altura de cerca de 10 cm das raízes. |
Heliconium cuidado em casa. Em detalhe
Heliconia bloom
Em uma sala bem iluminada e com os devidos cuidados, a helicônia caseira pode florescer o ano todo. As inflorescências da planta são extraordinariamente espetaculares: são orelhas multicamadas de até 1 metro de comprimento, constituídas por muitas brácteas triangulares brilhantes, coloridas de acordo com a variedade em diferentes tons de amarelo e vermelho.
As flores da helicônia são discretas e quase invisíveis, cercadas por sépalas coloridas.
Transplante de heliconia após a compra
O transplante de helicônia após sua aquisição é uma medida obrigatória para preservar a saúde das plantas. Durante este procedimento, vale a pena tratar as raízes da flor com uma solução desinfetante e promotora de crescimento Kornevin.
Transplantes adicionais são realizados à medida que o heliconia cresce a cada 1-3 anos em fevereiro ou março. Os pratos são recolhidos para que a planta não caia sob o seu próprio peso.
Modo de temperatura
Heliconia é termofílica: durante o período de crescimento ativo, a temperatura do ar na sala onde cresce é mantida em + 22- + 27 ° C;
Pulverização
Heliconia precisa de umidade muito alta, portanto, a pulverização para ele é um procedimento obrigatório. Você pode pulverizar água morna limpa da pistola sobre a flor várias vezes ao dia, se a sala estiver quente ou muito seca. Sob condições normais, a pulverização é realizada a cada 2-3 dias.
Iluminação
Cuidar de helicônia em casa começa com a escolha certa do local para a planta: ela deve estar muito bem iluminada quase o ano todo. Uma quantidade suficiente de luz estimula a floração contínua de heliconia, e a falta de sol contribui para o exuberante crescimento da massa verde em detrimento da colocação de botões de flores.
Rega de Heliconia
O solo da panela com heliconia deve sempre estar bem umedecido, caso contrário a planta perderá rapidamente suas qualidades decorativas.
A rega é realizada com água morna e sedimentada: nos meses de verão a cada 3-4 dias (em calor extremo - até 2 vezes por dia), no período outono-inverno - a cada 8-10 dias.
Higiene
Grandes placas de folhas de heliconia acumulam bastante poeira sobre elas mesmas, portanto devem ser periodicamente limpas com um pano úmido ou esponja macia.
A planta também pode ser "refrescada" de vez em quando sob um banho quente.
Heliconia pot
A planta de Heliconium em casa é cultivada em vasos ou banheiras resistentes profundas com fundo e bordas largas. Isso é especialmente importante para espécimes adultos que podem cair com o peso de seu próprio peso.
Solo
A mistura de solo para heliconia deve ser solta, nutritiva e respirável. Compostos universais vendidos em floriculturas são adequados, mas você pode preparar o solo misturando solo turfoso, composto, solo de folha e areia em uma proporção de 2: 1: 1: 0,5. O solo antes do plantio deve ser desinfetado de qualquer maneira possível.
Fertilizantes e fertilizantes
Heliconium não precisa de curativos frequentes em casa. Os fertilizantes devem ser aplicados durante o período de crescimento ativo 1 vez por mês (produtos universais complexos e preparações líquidas para culturas com flores são adequados), pois não alimentam a planta no inverno.
Poda
O procedimento de poda é realizado para fins sanitários após o desbotamento da planta. Com uma faca afiada e desinfetada, todos os caules de flores secas e algumas folhas danificadas e apenas extras são removidas da planta.
Os locais de corte devem ser tratados com carvão moído para evitar a deterioração.
Período de descanso
Heliconia não tem um período adormecido pronunciado e pode florescer pelo menos durante o ano todo. No entanto, com o cultivo em casa nos meses de inverno, quando a luz do dia é reduzida e os dispositivos de aquecimento funcionam nos quartos, a planta ainda deve ter tempo para descansar.
Com isso, a rega do helicônio é reduzida ao mínimo necessário, a temperatura é mantida em + 14- + 17 ° C. Ao mesmo tempo, a iluminação ainda deve ser clara para que as hastes da planta não se estiquem.
Heliconia cultivo de sementes
As sementes antes da semeadura são embebidas em água quente por várias horas. Eles são semeados em uma mistura de areia e turfa, selada a uma profundidade de 2 cm e o tanque de semeadura é fechado com vidro ou filme para criar condições de efeito estufa. As sementes germinam por muito tempo, esse processo pode levar de um mês a um ano.
Você pode reduzir esse período esfregando a superfície de cada semente com uma lixa. As mudas são colhidas em vasos separados algumas semanas após o aparecimento.
Heliconia obtido a partir de sementes floresce apenas no 3º ano de cultivo.
Propagação de Heliconia por divisão do mato
A propagação vegetativa é adequada para plantas adultas saudáveis. Os arbustos Heliconia são divididos de forma que cada parte após a divisão tenha seu próprio pedaço de rizoma.
As fatias são secas, tratadas com carvão vegetal, após o que os delenki são plantados em recipientes separados no solo nutritivo. Regue novas plantas com cuidado, evitando a estagnação da umidade no solo, para que os rizomas não comecem a apodrecer.
Doenças e Pragas
Heliconia exótica tem sérios requisitos para condições de cultivo em casa. Erros nos cuidados levam a uma deterioração significativa na aparência e na saúde da planta. Os mais comuns são:
- Heliconia esticada - na sala onde está localizado, há pouca luz. O vaso de flores deve ser movido para onde a iluminação seja mais intensa e prolongada;
- folhas de helicônio ficam amarelas - durante o período de crescimento ativo, isso ocorre devido à nutrição e rega insuficientes da planta, durante o descanso - à falta de luz e temperatura do ar alta;
- folhas verdes regadas - a planta está seca demais ou está em uma sala muito quente. A regulação da temperatura e da rega ajudará a resolver o problema;
- rugas nas folhas de heliconia aparecem devido a uma súbita diferença de temperatura ou à falta de nutrientes no solo. A planta deve ser protegida de correntes de ar e alimentada em tempo hábil;
- extremidades das folhas de helicônio ficam amarelas como resultado da secagem excessiva de um coma de terra em uma panela ou devido a um excesso de cálcio no solo. É necessário regar a planta abundantemente e suspender temporariamente a cobertura até que uma aparência saudável seja restaurada;
- heliconia fica amarelo completamente devido a uma violação sistemática do regime de irrigação, outras causas possíveis: ar muito seco, solo pesado e denso ou preparação para um período inativo;
- placas marrons na superfície das folhas e caules aparecem como resultado da vida de pragas - insetos escamados. Eles são descartados mecanicamente, limpando as folhas com uma solução com sabão ou usando produtos químicos inseticidas;
- Heliconia Web - Um sinal de infecção por um ácaro, que geralmente é ativado em ar muito seco. A planta deve ser bem limpa com uma solução com sabão e resgatada sob um banho quente.
Além dessas pragas, nemátodos e cochonilhas podem "mostrar interesse" em helicônia. A maneira mais eficaz de combatê-los é usar inseticidas apropriados.
Tipos de helicônia em casa com fotos e nomes
Heliconia rostral, ou "garra de caranguejo" ou "garra de lagosta" (Heliconia rostrata, "garra de caranguejo" ou "garra de lagosta")
Um dos maiores representantes do gênero, capaz de crescer até 6 metros de altura. Possui folhas largas e grandes de um tom verde suculento, semelhante às folhas de bananeira, e inflorescências caídas de até 1,5 metro de comprimento, formadas por muitas brácteas vermelhas brilhantes e pequenas flores esverdeadas.
Papagaio de Heliconia (Heliconia psittacorum)
Uma planta alta (até 2 metros de altura), formando um arbusto volumoso de muitas folhas longas (até meio metro) linear-lanceoladas de suculenta cor verde. As inflorescências são verticais, em espiral, formadas por brácteas alaranjadas ou vermelhas brilhantes e pequenas flores esbranquiçadas com pontas pretas das pétalas.
Heliconia em linha reta (Heliconia stricta)
Um grande grupo de plantas de tamanho médio (de 30 cm a 1,5 metros) com inflorescências diretas, consistindo em brácteas oblongas e afiadas de um tom vermelho brilhante, localizadas em ângulo reto com o pedúnculo.
Heliconia metal (Heliconia metallica)
Uma planta grande capaz de atingir 2 metros de altura. Suas folhas são longas, verde escuro com uma veia clara na parte superior da placa da folha. As superfícies inferiores das folhas são pintadas de vermelho ou roxo com um brilho metálico. As inflorescências têm um tom esverdeado e não são particularmente atraentes.
Heliconia Índia (Heliconia indica)
Uma variedade alta, na natureza atingindo uma altura de 3 metros ou mais. Suas folhas são densas, alongadas, com um tom vermelho bronze. As inflorescências são pequenas, floridas, geralmente pintadas de verde.
Heliconia bicolor (Heliconia bicolor)
Uma planta bastante compacta com cerca de 1 metro de altura, com folhas estreitas de lanceoladas verdes brilhantes e inflorescências de tamanho médio formadas por brácteas vermelhas suculentas e pequenas flores esbranquiçadas.
Heliconia bihai
Uma espécie muito grande, crescendo na natureza a 3 metros de altura e mais. As folhas são longas e largas, com um tom verde saturado. As inflorescências são volumosas, com até meio metro de comprimento, formadas por brácteas vermelho-alaranjadas e flores esverdeadas ou amareladas indefinidas.
Agora lendo:
- Banana em casa - cultivo e cuidados em casa, foto
- Jacobinia - cultivar e cuidar em casa, espécies fotográficas
- Quarto Euphorbia
- Akalifa - crescendo e cuidando de casa, foto
- Tabernemontana - atendimento domiciliar, espécies e variedades de fotos