A construção de passarelas e pilares de madeira é sempre organizada para garantir o acesso conveniente e seguro das pessoas à água. Com o tempo, novas tecnologias baseadas no uso de materiais de construção modernos são adicionadas aos métodos de construção dessas estruturas de superfície. Agora você pode optar por construir um píer de madeira sobre uma base de estacas que durará mais de um ano ou construir uma estrutura de pontão para uso sazonal em alguns dias. A escolha do projeto do berço e o método de construção são influenciados pelas características do solo na zona costeira do reservatório, pelo relevo da costa, pela velocidade do rio e pelas cargas criadas na primavera por uma camada de gelo derretida. As dimensões da estrutura dependem de sua finalidade e intensidade de operação.
Docas e marinas podem ser usadas para banhos e banhos de sol, atracação de pequenas embarcações (barcos a remo e a motor, catamarãs, jet skis, barcos), recreação romântica na água em mandris instalados diretamente em um piso de madeira.
Uma seção da costa de um reservatório equipado com dispositivos especiais para atracar pequenos barcos, assim como seu estacionamento, reparo e manutenção, é chamada de berço. Do ponto de vista do dispositivo de engenharia, essas estruturas são divididas nas seguintes subespécies:
- muros de amarração erguidos ao longo da costa de um reservatório de gabiões e produtos de concreto armado;
- berço de pontão, disposto em uma plataforma flutuante de barris de plástico, canos, recipientes especiais;
- ancoradouro sobre estacas de parafusos de madeira ou metal enfiadas ou aparafusadas no fundo do reservatório;
- cais - um cais localizado perpendicular ao litoral de um corpo d'água.
Construção de amarrações sobre uma base de estacas
Nas aldeias russas que se estendem ao longo das margens dos rios, você pode ver ancoradouros de madeira para barcos de pesca construídos sobre uma base de estacas. Anteriormente, madeira sólida era usada como estacas. Na maioria das vezes, eram usados troncos de lariço, carvalho ou amieiro. Atualmente, a preferência é mais dada às estacas de metal, que podem ser acionadas e parafusadas. Esses tipos de pilhas diferem entre si na estrutura e no método de instalação.
Opção nº 1 - estacas acionadas
As estacas marteladas são feitas na forma de tubos de aço equipados com uma ponta pontiaguda. Essas estacas são empurradas para o chão por estacas (máquinas de empilhar). Um método de instalação semelhante pode afetar adversamente a condição do metal. As pilhas podem "levar" e até torcer em espiral. No caso de uma deformação desse metal, a estaca não alcançará uma camada de solo sólido, o que significa que não pode ser um suporte completo para o berço em construção. Nem sempre equipamentos especiais podem chegar ao local da construção da instalação de atracação. Portanto, ao instalar uma fundação de estaca com as próprias mãos, eles usam estacas de parafuso.
Opção 2 - pilhas de parafusos
Uma pilha de parafusos, como uma pilha acionada, é feita de um tubo de metal. Uma lâmina de uma determinada configuração é soldada perto de sua extremidade inferior em forma de cone e, na outra extremidade, é necessária uma cabeça para garantir a fundação do futuro berço. Graças a essa lâmina do rotor, a pilha é facilmente parafusada no solo inferior, sem ter que exercer muito esforço físico. Durante uma rotação suave, uma pilha de parafusos entra uniformemente no chão. O risco de deformação das paredes do tubo é mínimo. O comprimento das estacas parafusadas pode atingir 11 m. Se necessário, o tubo pode crescer ou, pelo contrário, cortar.
Quanto maior a carga suportar a pilha, maior será o diâmetro do seu tronco. Nesse caso, a espessura de suas paredes também é importante.
Regras de instalação
Antes de iniciar o trabalho de instalação, é necessário calcular o número exato de estacas, para selecionar o diâmetro desejado, levando em consideração a carga. Calcule a distância mínima entre as pilhas adjacentes nas quais o material da grelha não cederá. O comprimento das estacas é selecionado com base no tipo de solo e na profundidade do congelamento na área.
Depois de parafusar a pilha de parafusos a uma certa profundidade, o concreto é derramado na cavidade de seu tronco (grau M300 e acima). Esta técnica aumenta a capacidade de suporte do elemento de suporte. Ao instalar uma fundação de estacas no inverno, aditivos especiais são adicionados à solução de concreto. A propósito, é preferível realizar a instalação de estacas no cais no inverno. No gelo, é muito mais conveniente e mais barato realizar trabalhos do que na água. Se o solo é heterogêneo em estrutura, as estacas são instaladas em diferentes profundidades, após o que são niveladas em um determinado nível.
As pilhas de parafusos são reutilizáveis. Eles podem ser aparafusados e, se necessário, desmontar a estrutura da superfície pode ser torcido. No entanto, não é recomendável encher o eixo da estaca com concreto. As estacas parafusadas podem durar várias décadas, especialmente se sua superfície for tratada com uma composição química especial. Isso significa que o píer, construído sobre uma base de estaca, pode ser operado por um longo tempo.
Estacas separadas são combinadas em uma única estrutura usando um canal soldado às suas cabeças. Às vezes, um feixe é usado como um link. Todas as soldas precisam ser tratadas com um composto especial feito com base de resina epóxi, esmalte ou tinta. Este revestimento protege as juntas em um ambiente úmido da corrosão.
Em solos feitos de rocha, a instalação de uma fundação de estacas não é possível. Nesse caso, são consideradas outras opções para a disposição de cais e cais.
Como materiais utilizados para a colocação de decks em cais e cais, é utilizada madeira à prova d'água de espécies valiosas (larício, acácia, ipê, kumaru, garapa, bangirai, massranduba, merbau). Cada classe de madeira cara tem sua própria cor e textura especial. A construção pode ser barateada com o uso de modernos polímeros repelentes à água e materiais poliméricos de madeira, com base nos quais são feitas tábuas especiais de deck e terraço. Estes materiais são ideais para a construção de estruturas de superfície, como:
- não é passível de processo de decomposição e decomposição devido à exposição à umidade e precipitação;
- eles não estão sujeitos a deformação, porque não secam, não incham, não dobram ou entortam, não entortam ou racham (ao contrário de muitos tipos de madeira natural);
- capaz de tolerar mudanças significativas de temperatura, exposição à radiação ultravioleta sem perda de qualidades decorativas;
- tem alta resistência à abrasão;
- suportar grandes cargas de choque;
- possui uma superfície ondulada antiderrapante que permite mover-se com segurança ao longo do píer durante ou após a chuva.
A tábua de convés de polímero usada para a instalação de pisos em pilares e pilares não precisa ser protegida com vernizes e óleos, o que simplifica bastante a manutenção de sua superfície.
A instalação de pisos de madeira é realizada usando a tecnologia de fixadores ocultos. Ao terminar o ancoradouro acabado, são instalados trilhos, descidas na água, além de pára-lamas de atracação e outros dispositivos necessários para a operação de pequenas embarcações.
Um exemplo de montagem de um pontão simples
Para construir um pequeno ancoradouro do tipo pontão, são compradas vigas de madeira, tábuas aplainadas, pregos, parafusos autorroscantes, cantos de metal, barris de 200 litros e cordas para prendê-los. A estrutura quadrada da estrutura é montada a partir de uma barra com uma seção de 100 a 50 mm na costa. O comprimento da lateral da praça é de 2,5 metros. A armação é reforçada nos cantos com a ajuda de barras de madeira, que são instaladas adicionalmente. Os cantos do quadro devem estar retos (90 graus).
A flutuabilidade do berço é fornecida por quatro barris de 200 litros usados anteriormente para o armazenamento de derivados de petróleo. Os barris devem estar absolutamente herméticos. Para atender a esse requisito, é aplicado selante ou silicone ao redor dos bujões para impedir a entrada de água. Para uma melhor fixação dos barris à estrutura da estrutura, use barras adicionais (50 por 50 mm), que são presas à estrutura principal usando cantos de metal. Nessas barras, são feitos orifícios através dos quais as cordas são puxadas para fixar com segurança os barris localizados nos dois lados da estrutura paralelos entre si.
Em seguida, a estrutura de madeira de forma retangular é virada, enquanto os barris estão na parte inferior da estrutura. Nesta posição, a estrutura é instalada em uma lagoa perto da costa. Um sistema de ancoragem é usado para sua fixação. Você também pode anexar a estrutura a uma pilha aparafusada no chão na margem de um reservatório ou a um pilar cavado no chão e concretado. Na última etapa, um piso de tábuas aplainadas é pregado na armação. Uma pequena ponte também está sendo construída, fornecendo acesso ao píer a partir da margem do reservatório.
Outra variante do dispositivo de pontes
Os postes são construídos a partir de pneus de caminhão que cumpriram seus termos. Para isso, os pneus de borracha são conectados entre si por cabos ou cordas fortes. Em seguida, os pneus conectados são enrolados na água e instalados no fundo da lagoa. Postes improvisados devem ficar fora da água. A estabilidade dos pilares na água é fornecida com a ajuda de pedras do rio jogadas nos pneus. Em seguida, pontes de madeira são instaladas nos postes construídos.
O que fazer se o seu cais partiu?
O proprietário de um site com vista para um rio ou lago pode construir estruturas de superfície simples por conta própria. Píeres que vão a alguns metros da costa do interior para a lagoa devem ser construídos por empresas com especialistas competentes e equipamentos profissionais. Se você economizar no design e na construção do píer, convidando empresas duvidosas para realizar o trabalho, poderá "perder" a estrutura da superfície. Simplesmente navegará para longe da costa.