Lilia Marlene, uma das plantas mais interessantes da família dos lírios.
É um híbrido de plantas do grupo asiático e lírios de flor longa - longiflorums (híbrido LA).
Do grupo asiático, esse híbrido herdou a floração precoce, a resistência a flutuações de temperatura.
Também se distingue pela ausência de um odor intenso inerente às plantas desta família.
O segundo "pai" tornou as flores maiores e mais elegantes.
Descrição
Exteriormente o lírio de Marlene se parece com todos os lírios. Hastes verdes pálidas crescem a 90-100 cm de altura. Folhas pontiagudas de até 13 cm de comprimento alternadas.
Flores suavemente rosa, pálidas ao meio, com manchas vermelhas escuras raras, podem ter até 15 de diâmetro. A raiz é uma cebola composta por escalas individuais.
Mas uma característica surpreendente da variedade Marlene é a capacidade de produzir simultaneamente até 100 flores em um tronco.
Essa propriedade é chamada de fasciação e é inerente não apenas aos lírios, mas também a outras plantas: várias hastes, mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento, crescem em um caule espesso e maciço com um grande número de botões florais.
As razões para esta anomalia não são completamente reveladas, presumivelmente por causa de danos mecânicos na parte aérea ou devido ao uso de estimulantes de crescimento e fluxo e biorreguladores.
Sem dúvida, uma planta tão exuberante se tornará um ornamento de qualquer jardim!
Foto de Lilia Marlene:
Próprio jardim não é de todo, então vamos falar sobre o crescimento do lírio de Marlene em casa no peitoril da janela.
Atendimento domiciliar
Como todos os lírios, Marlene é bastante despretensiosa e não requer cuidados complicados.
Se você pré-determinar a época do plantio e garantir as condições certas, você poderá obter lindas flores em qualquer época do ano - por exemplo, para um aniversário ou uma festa em família.
No outono e no inverno, os bulbos são plantados para florescer no início da primavera, na primavera - para a floração no verão, e se você plantar um lírio no início do outono, você pode fazê-lo florescer até mesmo para o ano novo!
Aterragem
tamanho do pote é seleccionado de acordo com a altura das plantas: para a altura lírio de cerca de um metro o diâmetro do vaso adequado de 30-35 cm e uma profundidade de 25-30 lâmpadas cm são plantadas a uma distância de 4 cm uns dos outros e não inferior a 2,5 cm da borda do pote ..
A ruborização do lírio começa com um procedimento de estratificação - uma mudança de temperatura bastante acentuada.
Isso permite que você acorde a planta e "defina" a data de floração.
15-20 lâmpadas dias mantidas num frigorífico a cerca de 5 ° C. Depois disso, eles ficam, manganês mantido em solução durante 1-2 horas.
Em seguida, cerca de 12 horas de molho na solução de nutrientes e fertilizantes e estimulante do crescimento já foi plantada em vasos.
Solo
Colocar na parte inferior cm drenagem 5 (cascalho de rio, argila expandida, peças de espuma de plástico), depois 10 cm de solo fértil (turfa neutro ou mistura fracamente ácido), esta lâmpadas broto camada depositada e adormecer com mais de 10 cm de solo.
Condições de temperatura
Os bulbos plantados são vertidos com água morna e ... novamente colocados na geladeira por 3-4 semanas. O tempo total de estratificação é, portanto, de 6 a 8 semanas. Durante esse tempo, a planta se enraíza.
Quando os brotos aparecem, os lírios são levados para um local claro, com uma temperatura do ar de 12 a 15 ° C.
Recomenda-se que as plantas jovens após 1 mês temperem: retire-se em uma varanda ou ar fresco, primeiro por 30 minutos, e aumente gradualmente o tempo para 10 horas por dia, evitando o frio noturno abaixo de 10 ° C.
Nos apartamentos urbanos, isso nem sempre é possível, por isso o lírio cresce bem à temperatura ambiente.
Iluminação
Os lírios são plantas fotófilas.
Se eles não tiverem luz natural suficiente, recomenda-se usar a luz de fundo com uma lâmpada fluorescente.
Iluminação adicional é necessária se você quiser receber flores no horário "após o relógio".
É melhor colocar panelas no lado oeste ou leste, evitando a luz direta do sol.
Rega
A água jovem não brota mais de uma vez a cada três dias - o excesso de umidade pode arruinar a planta. No primeiro ano, os lírios geralmente não florescem, mas a lâmpada fica mais e mais forte.
Lírios amam ar fresco, ventilam o quarto com mais frequência.
Conforme a flor cresce, regue com mais frequência e mais abundantemente, mas certifique-se de que não há água na panela e que a umidade não estagnará.
Top vestir e estimulação
A primeira fertilização com fertilizantes orgânicos é realizada após a emergência.
Durante o crescimento das folhas, fertilizantes nitrogenados são adicionados, e com o aparecimento de brotos - fósforo-potássio. O tratamento de plantas com estimulantes de crescimento (2 vezes por semana) aumentará o número de gemas.
A terra deve ser regularmente solta a uma profundidade de 5 cm, garantindo o fluxo de ar para as raízes.
Floração
As flores desta variedade começam a florescer entre 75 e 80 dias após o aparecimento das primeiras brotações.
Aumentando a temperatura na sala, iluminação adicional e aumentando a rega da floração irá acelerar, movendo a flor para uma sala fria, o início da floração vai abrandar.
Isso pode ser usado para bouquets "personalizados".
As flores mais bonitas e fortes aparecem no terceiro ano após o plantio, após 5-6 anos de uso a planta precisa ser atualizada.
Colheita e transplante
Mas todos os gomos desapareceram ... lírio, é hora de cozinhar para o período de descanso.
A rega é reduzida a 1 vez por semana, combinando-a com fertilização mineral.
Duas semanas após a última folha de secagem as lâmpadas precisa cavar, resíduos de colheitas talos, lavagem, segurar 30 minutos numa solução fraca de permanganato de potássio, e em seguida secou-se, colocado na musgo ou serradura e deitou no armazenamento num local fresco escuro.
Os bebês são melhor plantados imediatamente em um recipiente separado - esta é a melhor maneira de se reproduzir em casa. Marlene como um híbrido asiático de crianças aparece um pouco, e você pode fazer sem um transplante por vários anos.
Doenças e pragas
No campo aberto, os lírios podem ser danificados por insetos (besouro-lírio e suas larvas, besouros de mel, vermes, etc.).
Em casa, praticamente não existe esse perigo.
O principal inimigo do lírio caseiro é cebola ou decadência bacteriana - na maioria das vezes vem de overmoistening.
Lâmpadas deterioradas e folhas danificadas devem ser removidas e destruídas, a planta remanescente tratada com drogas antifúngicas (fluído de Bordéus, fitosporina, etc.).
Benefício e dano
Lily como uma planta da casa pertence às flores mais perigosas. A razão - um cheiro forte, causando alergias, dor de cabeça e insônia. Nesse sentido, Marlene difere favoravelmente dos parentes: ela praticamente não cheira.
Com um uso razoável, o lírio certamente é útil: suas cores contêm substâncias que ajudam a se livrar de sardas e manchas senis, clareiam a pele e fortalecem sua regeneração, e o chá de pétalas secas remove toxinas e ajuda a purificar o sangue. Claro, é melhor usar flores cultivadas ao ar livre.
Mas mesmo que você não busque os benefícios da beleza, a lírio Marlene lhe trará alegria e um sentimento de celebração em qualquer época do ano.