Devido à sua despretensão, rápido crescimento e maturação, os pepinos são representados em quase todas as hortas e em muitos países.
Como este é um dos vegetais que cresce maravilhosamente na estufa, é um dos primeiros a entrar em nossa dieta após um longo período de inverno sem vitaminas. O pepino, ao contrário de outras culturas hortícolas, não pode se orgulhar de uma riqueza de substâncias úteis para os seres humanos.
No entanto, é difícil imaginar sem este vegetal muitas saladas e primeiros pratos. Para comer frutas bonitas, suculentas e saborosas cultivadas por conta própria, elas precisam ser alimentadas durante todo o desenvolvimento. E faça de acordo com as regras, para não estragar a colheita. Sobre as características de cultivo e alimentação de pepinos em uma estufa feita de policarbonato, vamos falar sobre este material.
- Características do curativo superior de pepinos em uma estufa: como fazer um cronograma de fertilizantes
- Tipos de fertilizantes para pepinos na estufa
- Variantes de fertilizantes orgânicos
- Adubos minerais para pepinos com efeito de estufa
- Tipos de alimentação de pepinos na estufa
- Top curativo foliar
- Alimentação de raiz
- O que fazer se o pepino começar a ficar para trás no desenvolvimento, como determinar o que a planta não tem
Características do curativo superior de pepinos em uma estufa: como fazer um cronograma de fertilizantes
Hoje, em todos os lugares, eles recorrem ao cultivo de hortaliças em estufas de policarbonato. Sua popularidade deve-se principalmente à facilidade de montagem e excelentes qualidades, favoráveis ao cultivo de plantas.
Em particular, a capacidade de passar uma quantidade suficiente de luz solar e reter o calor. Além disso, quando se cria pepinos em uma estufa de policarbonato, não é mais necessário plantar suas mudas primeiro.
Quando crescer pepinos com efeito de estufa, é importante não só manter o regime correto de temperatura e umidade. Para o seu desenvolvimento bem sucedido e frutificação, os nutrientes são necessários. São realizados durante todo o processo vegetativo - desde o plantio das mudas até a frutificação.
Cada proprietário da estufa, usando sua própria tentativa e erro, usando a experiência e o conselho de outras pessoas, escolherá o regime de alimentação mais adequado para si mesmo, dará preferência a algum tipo de fertilizante e à opção de fazer. Isso dependerá da composição do solo, da variedade cultivada, das condições criadas.No entanto, existem recomendações gerais que devem ser levadas em consideração por todos que cultivam pepinos em uma estufa de policarbonato.
E primeiro você precisa saber como este vegetal se desenvolve ao longo de seu crescimento, em que período e em quais substâncias ele precisa.
Para o desenvolvimento bem sucedido de um pepino, três elementos são necessários:
- azoto;
- potássio;
- fósforo.
De acordo com essas necessidades de cultura vegetal, você pode fazer um cronograma de alimentação para pepinos na estufa.
Os fertilizantes são introduzidos três a quatro vezes, levando em conta as normas permitidas. Embora, se necessário, a alimentação seja mais, mas não mais do que uma vez a cada 14 dias.
O primeiro curativo superior é realizado antes do florescimento. Além disso, diferentes tipos de fertilizantes devem ser introduzidos a pedido da planta. Informações sobre como pepinos sinalizam sobre o que falta, você pode ler na última seção deste artigo.Enquanto isso, vamos descobrir que tipos de fertilizantes são e como fazê-los corretamente para pepinos.
Tipos de fertilizantes para pepinos na estufa
Pepinos são fertilizados com dois tipos de fertilizantes:
- orgânico (estrume, lixo, composto, turfa, etc.);
- mineral (amônio, potássio, fosfórico, microfertilizantes).
Variantes de fertilizantes orgânicos
A melhor opção para alimentar pepinos será soluções aquosas. Aqui estão alguns compostos fertilizantes orgânicos.
Em um balde de 10 litros de água, dissolva 0,5 litros de verbasco com a adição de 1 colher de sopa. colheres de nitrophosfato. Após boa agitação, adicionar 200 g de cinza (50 g de sulfato de potássio), 0,5 g de ácido bórico e 0,3 g de sulfato de manganês. Consumo - 3 l / 1 quadrado. m. Recomenda-se que essa fertilização seja realizada durante a floração e formação de ovário. É realizado 20 dias após os primeiros fertilizantes serem aplicados nas mudas que acabaram de ser plantadas e recebem de três a quatro folhas.
Para regar plantas também usado diluído em água estrume de galinha (1:15), esterco (1: 6), polpa (1: 8). Além disso, infusões de grama verde (1: 5). O húmus é aplicado em forma seca.
Infusão de grama verde pode ser preparado da seguinte forma: 1 kg de plantas esmagadas de cisnes, psyllium, urtiga despeje 12 litros de gua quente, insistem trs dias. Coe antes de usar. Use para molhar camas. Consumo - 2-3 l / 1 quadrado. Outras ervas também são usadas.
Não é muito comum entre os caminhões, mas é eficaz top-dressing de pepinos na estufa por levedura. Este método permite que você alcance uma colheita melhor. Um fertilizante é preparado simplesmente: Dissolva 100 g de fermento em 10 litros de água.A infusão deve fermentar por um dia. Esta mistura de plantas é regada na raiz.
Adubos minerais para pepinos com efeito de estufa
Os fertilizantes minerais por falta de orgânicos devem ser utilizados na primeira alimentação de pepinos após o desembarque em casa de vegetação, que é realizada quando as mudas dão três ou quatro folhas. Prepare assim: 20 g de duplo superfosfato, 15-20 g de sulfato de potsio (10-15 g de cloreto de potsio), 10-15 g de nitrato de amio. Esta solução é suficiente para alimentar 10-15 brotos.
De outras composições minerais, do que é possível fertilizar pepinos em uma estufa, recomende o seguinte:
1. Para a primeira fertilização:
- 1 colher de sopa. colher de ureia, 60 g de superfosfato diluído num balde de 10 litros de água;
- 5 gramas de amofos espalham-se no solo e soltam-se;
- 10 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato, 10 g de sal de potássio, despeje 10 litros de água.
2. Para o segundo molho superior:
- 20 g de nitrato de potássio, 30 g de nitrato de amónio, 40 g de superfosfato;
3. Para a terceira fertilização:
- 15-20 g de nitrato de potássio para diluir 10 litros de água;
- 50 g de ureia despeje 10 litros de água;
4. Para o quarto molho superior:
- 28-30 g de bicarbonato de sódio dissolvem-se em 10 litros de água.
Assim, com base nas recomendações, podemos elaborar um esquema aproximado para alimentar pepinos na estufa, que ficará assim:
1ª adubação adicional - antes da floração, quando as mudas deram as primeiras folhas - fertilizantes orgânicos ou minerais, ricos em nitrogênio;
2ª adubação - No período de formação dos ovários e início de floração (duas a três semanas após a anterior) - fertilizantes orgânicos (na ausência de materiais orgânicos, minerais com dose reduzida de nitrogênio e aumento do teor de potássio);
Doses recomendadas de minerais antes da frutificação: Nitrato de amônio - 5-10 g; superfosfato - 20 g; Sulfato de potássio - 10 g por 10 litros de água.
3ª adubação adicional - no período de frutificação em massa (não antes de duas semanas após a anterior) - fertilizantes fosfatados, potássicos, bem como fertilizantes nitrogenados com adição de enxofre;
4ª adubação adicional - durante a frutificação (14 dias após a terceira) - fertilizantes de potássio e fósforo.
Doses recomendadas de minerais durante a frutificação: Nitrato de amônio - 15-20 g; superfosfato - 20 g; Sulfato de potássio - 20 g por 10 litros de água.
Tipos de alimentação de pepinos na estufa
A propósito de fazer a fertilização são divididos em:
- foliares;
- raiz.
Top curativo foliar
Quando você faz o seu próprio esquema, que período e como alimentar os pepinos, é importante acrescentar-lhe isto e o enfeite superior foliar - borrifando com substâncias úteis de folhas. Para este método usado como compostos prontos adquiridos em lojas especializadas e preparados com as próprias mãos.
Aqui estão algumas receitas para curativos foliares:
- 10 g de superfosfato, 30 g de nitrico potássico, 1 g de ácido bórico, 0,4 g de manganês sulfúrico, 0,1 g de sulfato de zinco;
- 50 g de solução a 1,5% de ureia / 10 L de água;
- 1 colher de chá de ácido bórico, 10-12 cristais de permanganato de potássio dissolver em um litro de água.
Top curativo foliar de pepinos significa remédios populares polvilhando com infusão de feno. É derramado em água (1: 1), é insistido por 48 horas. Esta infusão é fertilizada com pepinos três vezes em intervalos de sete dias.
A principal vantagem da pulverização com fertilizantes é a ação mais rápida, em comparação com o curativo de raiz, bem como menor perda de material útil. No entanto, deve-se saber que a alimentação foliar é apenas uma fonte adicional de substâncias úteis, elas não podem saturar completamente a planta com os elementos necessários.
Os principais indicadores para a introdução de cobertura foliar de pepinos na estufa são a falta de um ou vários nutrientes essenciais e um período de verão frio com tempo nublado e falta de luz solar. São administrados em pequenas doses à noite ou na ausência do sol. Pulverizado com pequenas gotas uniformemente nas folhas.
Alimentação de raiz
A irrigação sob a raiz é recomendada para ser feita imediatamente após a precipitação ou a rega abundante na noite ou no tempo nebuloso.
É possível realizar uma alimentação de raízes e somente orgânica ouadubos minerais, e talvez a alternância de orgânicos e minerais, curativos foliares e radiculares.
O que fazer se o pepino começar a ficar para trás no desenvolvimento, como determinar o que a planta não tem
Se os pepinos precisarem de algum nutriente, eles lhe dirão sobre essa mudança em sua aparência. Por exemplo, a causa de manchas verdes claras nas folhas ou seu amarelamento, paralisação da planta no crescimento, pode ser A falta de magnésio ou um excesso de potássio.
A razão para retardar o desenvolvimento de pepinos é deficiência de ferro. Neste caso, as folhas recebem cores claras, quase brancas.
Pepino dá frutos, em forma de lâmpadas ou peras (estreitadas no caule) - então ele diz que ele precisa de potássio. Neste caso, recomenda-se a introdução de rega com uma solução de cinzas, ou pulverização de raízes e foliares com uma solução de fosfato de potássio (1 colher de chá / 1 litro de água), com uma solução aquosa de sulfato de potássio.
Pepinos, estreitados na ponta e engrossados perto das hastes, na forma de um gancho, sinal sobre a falta de nitrogênio. Com a privação de nitrogênio, as plantas também ficam finas com chicotes, folhas pequenas e os frutos de cor clara.É possível e amarelar as bordas das folhas - elas subseqüentemente se curvam para cima e se enrugam. Com tal problema, a alimentação de raiz com um verbasco ou outros orgânicos ajudará.
Educação de seus pepinos "cintura" (estreitando a fruta no meio) fala de saltos repentinos em temperaturas diurnas e noturnas, regando água muito fria e falta de magnésio e ferro. Fertilizantes complexos resolverão o problema.
Sobre uma deficiência de cálcio evidência de manchas amarelas claras nas folhas jovens, inibição do crescimento das plantas, envelhecimento rápido da raiz. Os frutos dessas plantas são pequenos e sem gosto.
Falta de fósforo afetará as folhas, que primeiro adquirirão uma cor escura, e então murcharão e enegrecerão. Flagelo em plantas que sofrem de deficiência de fósforo crescimento lento.
Se as frutas começam a ficar amargas, elas não têm umidade e aumentar a rega.
Quando as plantas parecem saudáveis, elas dão frutos bem, então você pode limitar uma ou duas adubações adicionais.
No caso de você ter notado que a aparência dos pepinos mudou para pior, e é impossível determinar exatamente qual elemento eles não têm, recomenda-se a introdução de fertilizantes complexos.
Pensos de pepino regulares e conduzidos adequadamente reduzem significativamente o risco de doenças de plantas, aumentam o rendimento em 10-15%, aumentam o tamanho das frutas e melhoram o sabor.